segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fim de festa

Acabou ontem a época e com uma grande surpresa: a Académica venceu a Taça e o Sporting fecha o ano com uma derrota e sem nenhum título.
Não nos devemos comprazer nas derrotas e tristezas alheias, é uma máxima que nos vem à memória. Na verdade, como ontem também me lembrava um amigo, todos temos familiares e amigos que são sportinguistas, que naturalmente ontem terão sentido a "tremenda desilusão" de que Sá Pinto falou. Mais do que isso, como ontem também disse aquele treinador, estão de "de luto", o que é mais uma razão para respeitarmos a sua desgraça.

Mas sendo tudo isso verdade, há porém algumas coisas que convém lembrar.
Em primeiro lugar, recordar que o Sporting não merecia estar na final: nas duas mãos das meias finais o Nacional jogou melhor e só foi eliminado através de um golo já bem para lá da hora em Alvalade e um outro através de um penalty mais do que duvidoso. Em segundo lugar, mesmo depois de apurado, o Sporting poderia (e se calhar deveria) ter sido desclassificado devido às manobras de Paulo Pereira Cristovão (que aliás continuam por explicar em toda a sua extensão). Finalmente, convém recordar que os sportinguistas passaram a época a desmerecer e desvalorizar o Benfica, nomeadamente a sua conquista da Taça da Liga. Logo na altura eu disse e repeti aqui no blog: conquistar títulos não é fácil, todos os títulos são importantes e servem para alimentar o espírito de conquista.
Em anterior artigo caracterizei  o sentimento anti-benfiquista de muitos sportinguistas, que ultrapassa largamente a rivalidade e entra no plano do doentio, como esquizofrénico. Há sportinguistas - e não são poucos - que chegam a desejar a derrota do seu clube se dela resultar prejuízo para o Benfica. Por outras palavras, colocam o anti-benfiquismo (que não encontra explicações na realidade, pois tem sido do Porto a hegemonia quase completa do futebol português das últimas 3 décadas, por diversas vezes através de benefícios do sistema) antes do seu sportinguismo. Para esses e para os que atearam fogo ao Estádio da Luz, bem como para os que, em vez de condenarem terminantemente o ato selvagem e incivilizado, disseram "não se reverem" naqueles atos, dedico a vitória de ontem da Académica. Em relação aos outros sportinguistas, que sobretudo desejam as vitórias do seu clube, digo que temos pena. Acontece.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.