sexta-feira, 4 de maio de 2012

O sistema - as transmissões televisivas.



Já por mais do que uma vez prometi a quem segue este blog aqui escrever sobre o que é o "sistema". Não o fiz ainda porque tenho a pretensão de escrever um artigo que seja simultaneamente claro e revelador, completo e objectivo.
Para tal efeito, tenho levado a cabo uma pequena investigação. Digo pequena porque a maioria dos dados estão à disposição de quem os quiser consultar e não exigem uma particular vocação de detective. Exigem, outrossim, que uma pessoa se dê ao trabalho de os conhecer e, na sua posse, ser capaz de ligar as coisas. Face à evidência de que ano após ano o Porto é constantemente beneficiado pelas arbitragens (ao ponto de ser, em termos comparativos, de longe o clube mais dominador no futebol mundial) recuso-me a, como alguns fazem, encolher os ombros, dizer que é "estranho" e defender que o Benfica é que deveria jogar mais, porque aí não haveria prejuízo arbitral que valesse.
Não, peço desculpa mas ainda não existe uma regra no futebol que diga que, para vencer, uma equipa tenha que jogar o dobro e o triplo das outras.
Esta tem sido uma posição clara deste blog e continua-lo-á a ser.
Ora ainda não sendo este o post em que melhor caracterizarei o "sistema" na sua globalidade, queria no entanto desde já abordar um dos seus aspectos, nunca devidamente valorizado pelos comentadores da realidade futebolística portuguesa: as transmissões televisivas.
Já tenho anteriormente notado que os programas de análise e comentário televisivo são por regra desfavoráveis ao Benfica. O "aqui d' El Rei" que se levanta quando o Benfica é alegadamente beneficiado (e o prolongado silêncio a este respeito bem mostra quanto este campeonato foi tendencioso) não tem paralelo quando o Porto é beneficiado, algo que aliás acontece sistematicamente. Nesses casos assiste-se ao silêncio cúmplice da generalidade dos comentadores. Assim se cria a mentira de que o Benfica é beneficiado pelas arbitragens. A este propósito, reconheça-se aliás a coragem de Rui Santos que, goste-se ou não, tem vindo nos últimos anos a dizer várias verdades. No passado Domingo, Rui Santos teve a frontalidade de (a propósito das arbitragens e em especial da última jornada) dizer com todas as letras: "este campeonato é uma farsa".
Há porém algo que deve ser acrescentado no que toca às televisões e que é de uma importância ainda maior. É que, de acordo com o Regulamento da Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol, a Comissão de Análise (que é um dos orgãos que avaliam as arbitragens) faz a sua apreciação "com base na gravação integral dos jogos transmitidos pelos operadores legalmente autorizados (RTP, SIC, TVI ou SPORTV)".
Ou seja, as imagens que as televisões (e muito em particular a SPORTTV, que transmite a esmagadora maioria dos jogos) seleccionam são um factor importante para a avaliação e classificação dos árbitros e, em última análise, para a avaliação que a Comissão de Arbitragem certamente não deixará de fazer sobre os benefícios e prejuízos dos clubes.
Agora eu pergunto-me, quem não reparou ainda que os lances na área do Benfica são repetidos de todos os ângulos, com câmera lenta e imagens paradas, até à exaustão, ao passo que na área contrária por vezes nem uma repetição é dada, obrigando os benfiquistas a partilharem em redes sociais imagens dos lances que alguém por mero acaso conseguiu obter. E em relação ao Porto então nem vale a pena falar.
Quem acredita que isto é inocente?

Uma nota final: iniciei este blog em Março, quando o campeonato estava ainda em aberto. O que então escrevi acerca da necessidade de defesa do Benfica contra o sistema e em nome da verdade desportiva parece-me hoje quase premonitório do que vinha a caminho. Mais do que nunca, parece-me hora de os benfiquistas em conjunto, sócios, direcção e profissionais de futebol, se unirem numa batalha, leal mas sem tréguas, que só pode ser dada como terminada quando o sistema que ameaça de morte o futebol português for totalmente exposto, desmontado e derrotado.


12 comentários:

  1. Para mim o sistema de uma forma muito resumida:

    1 -> os orgãos de decisão (arbitragem e disciplina) estão cheios de corruptos.

    2 -> os árbitros corruptos são tantos que roubam em praticamente todos os jogos. Arrisco-me a dizer que eles é que dicidem a quase totalidade da classificação de uma época (veja-se o que aconteceu à Académica após vencer o Porto para a Taça).

    3 -> como muitos erros dão nas vistas, a Sportv faz uma primeira triagem como foi explicado no post. Na área do Benfica repetições de 10 ângulos diferentes. Nas áreas adversárias por vezes nem uma.

    4 -> A comunicação social, apoiada por ex-árbitros faz a segunda triagem dos erros dos árbitros influenciando a opinião publica.

    5 -> Em caso de derrotas ou empates do Benfica e que nesses jogos é impossível branquear os erros de arbitragem, dá-se SEMPRE a ideia que os resultados se deveram à má prestação da equipa e das opções do treinador.

    6 -> Os adeptos do Benfica fazem o resto. Esta é a fase que nos encontramos agora. Disparamos para todos os lados menos contra os principais culpados.

    ResponderEliminar
  2. Conforme prometido aqui estou.
    Excelente análise dos factos e fico a aguardar então o "tal" post!

    Passei a "seguir" este Blog. Se puderes retribuir ficarei grato.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelos comentários e pelo vosso apoio. O post que publicarei para a semana vai incidir sobretudo na questão da classificação dos árbitros (o papel dos observadores) e na importância crucial que para eles assume o serem internacionais. Para o conseguirem vendem a alma. De facto neste momento temos que nos unir e exigir uma mudança radical. Penso até que deveria haver uma Assembleia Geral de sócios para discutir as medidas a adoptar. Esta falsificação tem que acabar.

    ResponderEliminar
  4. Também vou seguir este assunto.
    Nesta altura o que interessa é partilhar dados e divulgar!

    O meu blog vai fazer o mesmo:

    Visitem em: http://aminhachama.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Caro mrmg, se quiseres podemos "juntar forças" e seguir-nos mutuamente nos respectivos feeds de blogs, como fiz com o Manuel e o seu blog.

    ResponderEliminar
  6. Para mim umas das maiores evidências da existência do sistema ocorreu precisamente devido a podridão das transmissões televisivas. Mas não envolveu a Sporttv. Ainda as transmissões eram feitas pela RTP quando houve um jogo famoso FCP-SLB em que o JVP foi expulso por agressão ao Paulinho Santos. A RTP mostrou a agressão do JVP mas nunca mostrou a agressão anterior do Paulinho Santos. Quando a SIC, que só tinha uma câmara no estádio, mostrou a primeira agressão do jogador do Porto todos ficaram estupefactos como é que a RTP com umas 20 câmaras não tinha captado o momento. Quando se foi a investigar as cassetes com as imagens tinham desaparecido. Os anos passam mas a merda não muda de cheiro... só muda de lugar!

    ResponderEliminar
  7. Temos que divulgar isto e mais outras coisas a instancias internacionais á FIFA ou UEFA,alguem tem que nos dar razão ou então começamos a fazer justiça com as próprias mãos a quem nos assalta o futebol portugues.

    ResponderEliminar
  8. Que bom blog este, não o conhecia até ao dia de hoje.
    Parabéns.

    Tomás Pizarro

    ResponderEliminar
  9. Obrigado Tomás. Fico sempre muito satisfeito por saber que há benfiquistas que gostam e que ficam com vontade de seguir o blog. abraço

    ResponderEliminar
  10. Caro Frank, esqueça o que escrevi, eu que vi mal a entrada no blog.

    Tomás Pizarro

    ResponderEliminar
  11. Caro Tomás, continuamos (continuo) por aqui.
    Por vezes, face a situações de completa e deliberada falsificação da verdade desportiva que se passam no futebol Português, chego a pensar que não vale a pena. Mas enfim, o Benfica é uma paixão muito forte e por outro lado, mas tarde ou mais cedo as pessoas hão-de acordar e este sistema será derrubado. (Não publiquei o comentário anterior para não criar confusão).

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.