segunda-feira, 11 de junho de 2012

Euro 2012 - últimos a entrar em campo



Jogam-se hoje os dois últimos jogos da primeira jornada da fase de grupos do Euro 2012. Entrarão em campo França, Inglaterra, Suécia e o segundo país anfitrião Ucrânia.
Antevê-se um dia interessante sobretudo por via do França-Inglaterra às 17.00h. São dois rivais históricos que não têm estado bem nas últimas fases finais. Em relação à Inglaterra, muito embora continue a ocupar um lugar importante no panorama do futebol mundial, a verdade é que há décadas que está arredada dos jogos decisivos, mais ainda dos títulos. Na realidade venceu apenas o Mundial de 66 e sabemos como. De resto os ingleses queixam-se de uma mão de Maradona em 86 e de um golo não sancionado há dois anos contra a Alemanha. É pouco.
Já a França após os títulos de 98 (Mundial) e 2000 (Euro) voltou "apenas" a estar na final do Mundial de 2006 (perdida com a Itália, na última participação da geração de Zidane), não tendo passado da fase de grupos nos dois últimos torneios.
São portanto dois outsiders, a Inglaterra ainda mais do que a França.
A minha previsão é a de que haverá golos e um jogo interessante. A Inglaterra poderia tentar capitalizar a vitória do Chelsea na Champions (ainda que sobretudo a nível psicológico na medida em que ela foi conseguida sobretudo graças a jogadores não ingleses) mas esse factor ter-se-á em larga medida dissipado por efeito de lesões muito penalisadoras: Lampard, Barry e Cahill.
A França tem neste momento mais mecanismos de equipa e mais qualidade em termos de jogadores, com destaque para Evra (que, em contraste com o valor futebolístico, parece dado a episódios caricatos), Ribéry e Benzema.
Não posso portanto deixar de antecipar uma vitória da França, apesar da imprevisibilidade do futebol, acentuada neste tipo de confrontos históricos.
O jogo França-Inglaterra é transmitido às 17.00h na TVI.

Interessante será também o jogo seguinte, sobretudo por permitir dar a conhecer a selecção da Ucrânia, país anfitrião, cujo valor é em larga medida uma incógnita. Já a Suécia tem desiludido nos últimos anos, parecendo demasiado dependente de Ibraimovic. Não considero existir um favorito claro, pelo que, jogando "à defesa", aposto num empate.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.