quarta-feira, 25 de julho de 2012

Jogos Olímpicos - calendário e participação portuguesa

É já depois de amanhã, sexta-feira dia 27 que começam oficialmente os Jogos Olímpicos de Londres, com a cerimónia de abertura a ter lugar às 21h00. A cerimónia é inspirada em Shakespeare e contará com um sino gigante (27 toneladas, alegadamente o maior da Europa) encomendado para o efeito. A direcção artística será de Danny Boyle, autor de "Slumdog Millionaire" ("Quem quer ser bilionário"), "Trainspotting" e "127 horas". O autor das bandas sonoras destes filmes, nomeadamente da famosa música de "Slumdog" dirigirá a parte musical da cerimónia. Paul Maccartney deverá atuar no fim e fala-se também em alguma alusão a Harry Potter.

No entanto, curiosamente, o futebol (versão feminina) começa já hoje, às 16h00.

Os direitos de transmissão televisiva para Portugal foram adquiridos pela RTP e pelo Eurosport. Ambos farão uma cobertura extensiva dos eventos, incluindo já os de hoje.
A RTP dividirá as transmissões pela RTP Informação, RTP 2 (que terá o grosso da programação) e ainda um canal de cabo criado exclusivamente para o evento, a RTP Olímpicos HD. Esta última, tal como o Eurosport começam as suas transmissões já hoje. A cerimónia de abertura será transmitida na RTP 1 e no Europort.

Portugal parte com poucas expectativas para estes jogos, até porque Nélson Évora e Naide Gomes se lesionaram e não estarão presentes. As nossas maiores esperanças residem em Telma Monteiro (a porta estandarte da nossa equipa olímpica) no Judo, mas também na vela (o já veterano Gustavo Lima) e na canoagem, assim como no atletismo, onde temos Marco Fortes, Sara Moreira e as maratonistas.

Para um calendário dos eventos em todas as modalidades podem consultar o site online 24 (versão para download disponível) que tem ainda informação adicional sobre os nossos atletas:

http://www.online24.pt/calendario-dos-jogos-olimpicos-2012/

Um outro site com muitas informações sobre os Jogos Olímpicos é o quadro de medalhas:

http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/jogos-olimpicos-londres-2012/index.htm

Naturalmente há também o site oficial:

http://www.london2012.com/

1 comentário:

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.