quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Londres 2012 - algumas notas. Contagem de medalhas.

Os primeiros dias dos Jogos Olímpicos tem-se assistido a uma competição fortíssima entre a China e os EUA na luta pelas medalhas. Ao momento em que escrevo, a China (27) tem mais uma medalha que os EUA mas uma vantagem maior no ouro (15 e 10, respetivamente).
À China há que acrescentar as Coreias, que em conjunto levam já 15 medalhas e o Japão. O Japão aparece num lugar modesto nas tabelas oficiais porque a maioria das suas medalhas (num total de 14) são de bronze, tendo apenas conquistado uma vez o ouro.
Estes números refletem a aposta dos asiáticos no desporto.
Em termos europeus, a França está a fazer uns excelentes jogos (12 medalhas, 5 de ouro, terceira no pódium da contabilidade), muito o devendo à natação e ao judo. Alemanha e Itália vêm em 6º e 7º lugar e a Grã Bretanha em 10º, para alguma desilusão dos seus adeptos. Tem neste momento 8 medalhas, ainda muito longe das 70 (número já retificado para 60) prometidas.
O Brasil tem três medalhas, uma de cada metal, tendo ficado um pouco aquém do esperado nas categorias de judo já disputadas.
Portugal tem neste momento as expectativas muito em baixo, como reflete aliás a participação na sondagem deste blog, após a derrota de Telma Monteiro e um certo desânimo que se abateu sobre a nossa comitiva. Nesta altura parece difícil virmos a conquistar qualquer medalha. Para além de notas soltas sobre a vela e o judo, em breve escreverei o que penso sobre o desporto em Portugal e a nossa participação olímpica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.