sábado, 29 de setembro de 2012

3 pontos, coisas boas e coisas a melhorar

O Benfica ganhou a um adversário bem organizado, que jogou bem e tentou pontuar mas, ao contrário de outros, não encarou este jogo como de vida ou de morte.
Já tenho referido este ponto: há equipas que jogam com o Benfica como se a sua vida dependesse do resultado desse jogo. Nalguns campos chegam a desaparecer os apanha-bolas e a aparecer vice-presidentes a tentar dar cabeçadas aos nossos jogadores. Muito diferente é, por regra, a forma como jogam com o Porto. São jogos monótonos, em que todos parecem mais ou menos tranquilos. Admito que o Benfica seja mais motivador mas isso não explicará tudo.

Voltando a Paços, o Benfica voltou a sofrer um golo na primeira oportunidade do adversário e teve que fazer a recuperação. Mais uma vez criámos oportunidades mais do que suficientes para vencer tranquilamente e desperdiçámo-las, acabando o jogo a sofrer e a dever a Artur uma defesa do outro mundo para garantir a vitória.

Talvez se trate apenas de azar, que por vezes persegue as equipas e de que o Benfica tem padecido. Mais uma vez os ferros protegeram os adversários. Mas há que ter mais objectidade em frente à baliza.

Nesse aspecto, há que dar a Lima total mérito pelos 2 golos. Foi rápido, acutilante e teve sempre o sentido de baliza. Foi oportuno e rápido duas vezes e podia ter marcado noutras duas. Uma excelente aquisição para a nossa equipa.

Mais uma vez gostei muito de Enzo. É mesmo jogador, sabe mesmo tratar a bola (o que se viu aliás em grande medida logo na primeira vez que actou pelo Benfica) e equilibrar a nossa posse. Tem capacidade de conduzir o jogo e de fazer equilíbrios no meio campo. Ontem mais uma vez mostrou que pode jogar naquela posição e jogou ainda noutras.

Muito bem também Sálvio, que sabe jogar no um para um, transportar a bola e criar múltiplas jogadas de perigo. Muita qualidade e muito pulmão.

Também a nossa defesa, particularmente os centrais, voltou a estar muito bem. Jardel está em óptima forma e a entrosar-se bem. O seu tamanho não o impede de ser rápido e ágil. Garay está um "patrão", não se coibindo de subir no campo como fazia David Luiz.

Nolito não está no seu melhor momento mas em contrapartida Gáitan está cada vez melhor. Rápido e sempre perigoso. Só lhe falta abandonar de vez certos preciosismos e bonitos que levam a perdas de bola (e de oportunidades) totalmente dispensáveis.

Boa entrada de Carlos Martins também.

Naquilo que o Benfica tem de melhorar a sério é na capacidade de concretizar as oportunidades e na não ceoncessão de faltas no último terço do terreno - especialmente nos últimos segundos do jogo! Foi uma aflição, sobretudo o lance em que a bola cai mesmo no centro da área e Artur faz-se gigante defendendo o que parecia um golo certo. São bolas que mesmo para os defesas são extremamente difícieis de tirar até porque um corte mal medido pode dar um golo na própria baliza.

Trouxemos os três pontos, que era o mais importante e a equipa mostrou-se concentrada. Mas de futuro espera-se melhor - e estou certo de que isso acontecerá.

1 comentário:

  1. Porquê gastar dinheiro com o Lima? Vendam o Gaitan ......
    Valeu a defesa mas o jogador do PF estava fora de jogo.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.