quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Investigue-se

Depois das acusações graves de Gomes da Silva terem tido repercussão na imprensa, não restava muito caminho à Federação senão investigar os alegados "avisos" ao Benfica e a Vítor Pereira de que se preparava um caldinho com a nomeação de Xistra para Coimbra.

Esta história tem todos os condimentos do futebol português: "erros" arbitrais, manobras de bastidores e suspeições de favorecimento. É o sistema. Há quem só se saiba movimentar em meios obscuros.

A ser verdade Vítor Pereira tem que se demitir - ou ser demitido -, da mesma forma que se não for verdade Rui Gomes da Silva terá que seguir o mesmo caminho.

Isto porque é inadmissível que o Presidente da Arbitragem possa ter sido avisado de que algo de obscuro se preparava e não tenha agido. O mínimo que - a ser verdade, reitero - teria que fazer era denunciar a situação aos orgãos competentes para que tudo fosse investigado.

Se houve um "aviso" há que: 1) identificar quem o fez e 2) questionar quem o fez acerca das razões que tinha para o fazer. Como se sabia que o Benfica iria ser prejudicado? Quem o decidira? Porquê?

Esta história é mais grave - MUITO MAIS GRAVE - do que parece à primeira vista. O "aviso" pode ser a prova de que existe falsificação no futebol português.

A ser verdade, este é um caso que o Benfica tem que agarrar com unhas e dentes, no sentido de que os denunciantes tenham todas as condições, nomeadamente de segurança e que nenhum "acidente" lhes acontece, para dizer tudo o que sabem. É uma oportunidade para acabar com os "esquemas" e para limpar de vez da arbitragem todos aqueles - e são muitos, são mesmo a maioria - que vivem deles, de favorzinhos, de jeitinhos, invariavelmente em benefício do mesmo.

Investigue-se. Até ao fim. E já agora chamem a Polícia Judiciária, porque aí temos garantias de que a investigação será autêntica e não de fachada.

4 comentários:

  1. EU COMO ADEPTO DO PORTO CONCORDO PLENAMENTE!!!

    COLOQUEM A PJ A INVESTIGAR TUDO, ATÉ AO FIM!!!

    RUI GOMES DA SILVA TERÁ DE PROVAR O TAL AVISO, E PARA ISSO, TERÁ DE APRESENTAR QUEM AVISOU, QUANDO AVISOU, ONDE AVISOU E A QUEM AVISOU!!!

    MAS HÁ 2 PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR:

    -SE RUI GOMES DA SILVA, OU QUEM AVISOU AO BENFICA, SABIAM ANTECIPADAMENTE DISTO, POR QUE RAIOS NÃO DENUNCIARAM OU ALERTARAM ANTES DO JOGO???

    -POR QUE DEIXARAM PARA DEPOIS DO JOGO???

    INVESTIGUEM ATÉ AO FIM!!!

    ResponderEliminar
  2. Já num outro blog benfiquista eu comentei esta questão. Há muitos benfiquistas que defendem que o Benfica deveria ter denunciado a situação antes do jogo, mas essa não era uma possibilidade e passo a explicar porquê.
    De acordo com os regulamentos a coacção ou tentativa de coacção dos árbitros é passível de um castigo gravíssimo que pode mesmo implicar a descida de divisão. Ora conhecendo nós como conhecemos os orgãos disciplinares da Liga (castigos a Vieira, Jesus, Luisão, Aimar e a outros clubes nem vê-los, nomeadamente por incendiarem um estádio e fazerem depósitos nas contas de árbitros, já para nem falar de outras situações) mais valia não arriscar, não fosse essa denúncia (que é, note-se, difícil de provar) ser interpretada como tentativa de coacção do árbitro por um dos adeptos do Futebol do Porto membros do Conselho de Disciplina.

    Já agora, isso não são duas perguntas. É a mesma pergunta posta de formas diferentes.

    ResponderEliminar
  3. http://geracaobenfica.blogspot.pt/2012/09/reuniao-secreta-srvitor-pereira-nao-e.html#comment-form

    ResponderEliminar
  4. Caro Frank, concordo em absoluto contigo, mas atendendo à corrupção que existe e nada se az, julgo ser mais fácil sair-nos o euromilhões:
    Quando saiem noticias como esta e continua tudo a assobiar, o que dizer mais, depois de ler isto que corresponde à noção de jogar dentro do relvado de Maicon e seus pares" O FC Porto vetou os árbitros Duarte Gomes e Bruno Paixão. Segundo soube o CM, no dia 14 de Setembro, o nº 2 dos dragões, Antero Henrique, esteve em Lisboa e reuniu-se com o presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF, Vítor Pereira, o ‘vice’ Antonino Silva e o vogal Lucílio Baptista. Luís Guilherme (vogal) também foi convidado, mas, de acordo com as fontes contactadas, recusou, por entender que o CA não deve ter reuniões secretas com os representantes dos clubes.
    De acordo com as fontes contactadas, a reunião foi pedida pelo FC Porto, e além da conversa ter abordado várias questões sobre o estado actual da arbitragem nacional, o ponto forte foi mesmo os internacionais Duarte Gomes e Bruno Paixão. Antero sublinhou várias vezes que não os quer ver nomeados para os jogos do FC Porto.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.