segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Para os cépticos e agnósticos

Aos que defendem que o Benfica ganharia sempre, se jogasse o que devia, independentemente das arbitragens, gostaria de submeter o seguinte.

Defendem vós, tão benfiquistas do que eu, disso não tenho dúvidas, que o Benfica está obrigado em todos os jogos a marcar 3 golos? Com um adversário todo fechado na defesa e a só precisar de ir 3 vezes à frente para "marcar" dois golos?

É que ontem, em circunstâncias normais, sem Xistras, não teríamos sofrido nenhum golo. Mas com Xistra sofremos dois.

O argumento, levado às últimas consequências é portanto o de que o Benfica está obrigado a marcar pelo menos 3 golos para ganhar, ou a dar um avanço ao adversário de dois golos.

Contas interessantes.

Por outro lado, se tivessemos sofrido um golo de bola corrida (como pode acontecer em qualquer jogo, num lance fortuito, por muito bem que se jogue e muita segurança defensiva que se tenha - mesmo contando com o facto do nosso capitão estar dois meses suspenso...), então já teríamos que marcar 3 apenas para não perder e 4 para ganhar...

Contas interessantíssimas.

Defendem vós que lances como o de Cardozo, que não estava fora de jogo, são insignificantes em matéria de jogadas de perigo ofensivas?

Imaginando que o lance do Cardozo isolado dava golo, o qual foi anulado à partida, está então o Benfica obrigado (por um qualquer misterioso decreto) a marcar 4 golos (um dos quais anulado) para conseguir empatar e 5 para ganhar?

Vamos admitir que sim, que é isto que se deveria exigir ao Benfica.

E ao fim de 10 jornadas com arbitragens destas ou semelhantes e nas quais os nossos rivais ganham os seus jogos marcando 1 ou 2 golos, sem ter que correr muito, porque há sempre um penalty ou expulsão do adversário, ou porque o adversário sofre 4 golos mas só faz 6 faltas, em que condições físicas chegam os respetivos jogadores na altura de se defrontarem entre si?

E nesses jogos, nesses clássicos, também se aplica a máxima de que o adversário tem direito a benesses e nós só podemos esperar prejuízos mas mesmo assim temos "obrigação de ganhar"?

É Jesus que estoira as equipas ou são factores estranhos ao jogo que nos desgastam para além do razoável?

Alguém pode ignorar a frustração patente nos nossos jogadores, após o seu esforço em campo ser defraudado e desvirtuado pelas manipulações agora já evidentes e descaradas? Que stress e desgaste físico e psicológico causam tais jogos nos nossos atletas? E como o comparar com as "festas" nos jogos em que outros participam, que chegam ao cúmulo de envolver abraços e beijos entre jogadores, técnicos e árbitros?

Ficam as perguntas.

6 comentários:

  1. Exactamente aquilo que eu hoje estive a tentar explicar aos meus colegas de trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Quando acabou o jogo foi o que mais me irritou! Pensar nos pseudo-benfiquistas que viriam com o argumento de que não nos podemos queixar porque falhámos muitos golos! Excelente post, ao menos fico a saber que ainda há mentes sãs por aí.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom post que qualquer pessoa com um mínimo de inteligência percebe.

    No entanto temos de meditar em tudo o que aconteceu. Lembram-se do que disse o Alex Sandro antes do jogo, que se o Benfica empatasse eles passavam para a frente? Adivinhou não foi? Deve ter sido um bruxo que lhe soprou ao ouvido.

    O Porto de vez em quando paga aos nossos adversários, jogadores, equipa técnica e directores, dinheiro por fora para nos ganhar. É uma forma de compra de resultados, mas enquanto nas apostas isso é feito para quem aposta em resultados aqui é feito para prejudicar o Benfica em proveito doutro clube. Mas a corrupção é igual. Isto já acontece há anos.

    Os jogos onde isso acontece notam-se bem. É quando o adversário utiliza agressividade inusitada, fora do vulgar. Ontem foi um deles. Até um dirigente deles teve uma atitude de agressão para com o Maxi. Pergunto, porquê? Porque estava com medo que lhe fossem ao bolso e estava à espera de ganhar o jogo.

    No final vimos o presidente da Académica, um tipo venal e corrupto, a queixar-se de qualquer coisa sem sentido, mas com um objectivo claro, de desviar as atenções e um pouco frustrado, o prémio de vitória seria maior , naturalmente.

    Comparem o que disse o Marinho Neves e o que acontecia quando ele trabalhava para o Sporting. Aliás, eu já o disse e volto a repetir, acho que a direcção do Benfica devia contratar o Marinho Neves que sabe o que se passa e avisa das manobras de bastidores antecipadamente.

    
“Com duas semanas de antecedência, eu sabia quem eram os árbitros designados para certos jogos. Sabia também quais os jogadores do Sporting que iriam ser enervados pelos árbitros, no sentido de reagirem e assim acabarem expulsos, para enfraquecer a equipa. Fazia relatórios e enviava-os a Dias da Cunha”.




    A estratégia dos tipos repete-se ano após ano. Estudam o calendário e decidem que num determinado jogo, ou num determinado grupo de jogos, para além de pagarem aos nossos adversários tentam conjuntamente com árbitros amigos, fazer com que o Benfica descarrile. São escolhidos árbitros a dedo com a cumplicidade do V. Pereira e dos outros que escolhem os árbitros. Estes são avisados de antemão e sabem ao que vão.

    A ocasião em que o Benfica vai jogar 2 vezes fora seguidas entre 2 jogos da Champions era propícia para as suas intenções. Ainda por cima no princípio da época em que dá muito jeito deixar o Benfica longe para poderem embalar. Como aconteceu há 2 anos.

    Atenção, muita atenção para o próximo jogo em Paços de Ferreira, uma equipa que está a jogar bem num campo pequeno e difícil. Vai acontecer o mesmo! Vejam bem quem é o árbitro escolhido!

    Sucedeu o ano passado com a Académica, com a arbitragem escandalosa do Hugo Miguel e este ano com a Académica com o Xistra. Aliás sempre que este o Xistra já sabemos que é um jogo marcado para nos prejudicar.

    Coimbra é onde vive um conjunto de juízes que têm relações privilegiadas com os andrades. Sabem quem são os juizes, Costa Andrade, Damião Cunha e Dionísio Correia que vivem todos pertos uns dos outros?

    O Antero nos pagamentos e o Caldeira a dar-lhe cobertura são quem trata destes assuntos mais terrenos. Pagamentos a equipas adversárias do Benfica e a equipas pagas para se deitarem. O Beira Mar, pelo que contaram, fez apenas 6 faltas! SEIS! Se isso não é falta de agressividade e de vontade de ganhar, não sei! E porque é que não tiveram vontade de ganhar? Será porque estavam com medo de jogar no Dragão?

    Pois é meus amigos, isto de culpar a direcção por coisas de que não tem culpa nenhuma é de gente estúpida e com muito pouca inteligência. E de pessoas que colocam o seu ódio è frente do apoio que devem ao clube.

    Mas eu se fosse o presidente de certeza que já tinha o Marinho Neves e talvez mais alguém a trabalhar para mim sem ninguém saber. Essa é que era!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelos comentários. O Manuel deixou dados que merecem reflexão.
    A história da cabeçada ao Maxi é de facto mais uma "pérola" para este rol de patifarias em que o futebol português se começa assumidamente a transformar. Então o dirigente da Académica vai esconder a bola? E depois ainda faz para dar uma cabeçada? Mas onde é que se vê uma coisa destas contra o Porto?
    Isto começa a ser demais e ou realmente se tomam atitudes como as que proponho no post "basta" ou um dia destes a violência irrompe incontrolada. Já vi coisas preocupantes nesse sentido em alguns blogs, mas não posso dizer que me espantem. O futebol mexe muito com as nossas emoções e quando a injustiça e a pouca vergonha descarada começam a assumir as proporções de insulto na nossa cara é óbvio que as pessoas enchem.
    Volto a dizer: cabe agora à direcção do Benfica assumir uma atitude radical de ruptura definitiva e irreversível com este estado de coisas. Há que dizer basta. Mas não é para as coisas serem "retocadas", para se esconder o sol com a peneira até nova oportunidade. É para mudar mesmo, de forma radical e para sempre. Caso contrário, chega. Pelo menos para mim.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.