terça-feira, 25 de setembro de 2012

Voltando ao futebol

1. Independentemente da arbitragem, é um facto que o Benfica desperdiçou inúmeras oportunidades em Coimbra. Aliás este é um padrão dos últimos anos, a que não será estranho o modelo de jogo: a grande velocidade usada, o avassalador caudal ofensivo e o elevado ritmo de jogo levam a que por vezes falte algum discernimento à frente da baliza. Por outro lado - e isto também é consequência do modelo de jogo, em particular do 4-1-3-2 em que jogávamos na altura, depois de Aimar substituir Enzo - o Benfica não pode permitir que os adversários corram quase sem oposição desde o meio campo até à nossa área como acontece no lance do segundo "penalty" da Académica.

2. Em relação a Cardozo, que vejo constantemente adeptos do Benfica a criticarem, gostava de dizer o seguinte. Há questões que não são racionais e portanto não se pode esperar que duma argumentação resulte persuadir seja quem for. Há pessoas que parecem odiar Cardozo (porquê não sei, embora alguma indolência, aliás resultante da compleição física do jogador, o possa parcialmente explicar) ao passo que outros o defendem, mais não seja com o simples facto de que é o melhor marcador do Benfica das últimas décadas.

Face a este facto e à boa entrada de Lima no jogo, penso que Jorge Jesus deveria ponderar num próximo jogo dar a titularidade ao brasileiro, que, além de ser um bom jogador, tem uma acutilância diferente da dupla Rodrigo-Cardozo. JJ só tem a ganhar: se Lima marcar muitos golos será ótimo para a equipa; se não marcar pelo menos abrandam as críticas a Cardozo e este terá outra tranquilidade para jogar.

3. Percebe-se a intenção de Jesus em dar a titularidade a Bruno César contra a Académica - dar outros equilíbrios ao meio campo. Aliás eu falei disso mesmo na passada semana. No entanto, o brasileiro não parece em boa forma. Se no início do jogo até funcionou, tendo mesmo feito um cruzamento de morte, que resultou na segunda bola ao ferro, a verdade é que com o decorrer do jogo, Bruno César perdeu fôlego e fez demasiados passes errados. Estará talvez na hora de dar uma oportunidade a Nolito como titular e talvez convocar finalmente Olha John.

4. Maxi Pereira tem que ter calma. Se é verdade que no lance do primeiro "penalty", a haver falta (para mim não é óbvio que haja e estou até convencido de que se tivesse paciência para procurar, encontraria inúmeros lances semelhantes por parte dos defesas do Porto nunca sancionados), ela é fora da área, não o é menos que a sua entrada é imprudente. Sabendo que à menor oportunidade os árbitros apitam contra o Benfica, ele deveria abster-se de lhes dar tais veleidades. Por outro lado, na fase final do jogo, Maxi poderia - e deveria - ter sido expulso. Não o foi porque Xistra sabia bem o que tinha feito anteriormente.

5. São algumas ideias e apontamentos que espero que Jesus pondere antes até sexta feira, quando enfrentaremos novo jogo difícil, fora contra o Paços de Ferreira. Há que recuperar a tranquilidade e o equilíbrio emocional e fazer um jogo sério e sem falhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.