quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Do jogo do ano ao jogo da vida

Escrevi neste blog, antes mesmo da época começar, quando os comentadores falavam de um "Sporting muito forte" e de uma "grande equipa" que certamente ombrearia com Benfica e Porto, que aquele clube enfrentava dificuldades muito sérias e corria mesmo o risco de vir a fechar portas.

Desde então voltei a escrever sobre o Sporting, nomeadamente antecipando a substituição de Sá Pinto por Oceano ainda antes do jogo com o Videoton e descrevendo o longo processo de agonia daquele clube que o pode, no limite, levar à descida de divisão. Volto a dizer que, apesar de muito implausível, não considero esse cenário impossível.

Também tenho dito que o Sporting é o rival por excelência do Benfica, algo que se tem esbatido e desvirtuado nos últimos anos por duas razões principais: 1) a crescente perda de competitividade do Sporting, resultante em parte de uma má gestão e em parte da hegemonia do Porto, obtida à custa de favores arbitrais e domínio das estruturas de poder do futebol; 2) uma esquizofrenia anti-benfiquista que levou o Sporting a abraçar de forma contranatura o Porto, ao qual aceitou submeter-se desde que isso prejudicasse o Benfica. Com isto, o Sporting conseguiu duas coisas: i) fortalecer ainda mais o Porto; e ii) perder a sua identidade, tornando-se ainda mais fraco e incapaz, sobretudo pela corrosão moral e dos princípios da ética desportiva que durante tanto tempo apregoou  (e definitivamente agora abandonou).

Chegado a este ponto, o Sporting já não vive - sobrevive e a custo. E, ao invés de olharem para dentro e perceberem em que momento se afastaram do caminho, se tornaram cegos e fizeram o seu clube perder o rumo, os adeptos sportinguistas insistem e marram cada vez mais contra uma parede. É ver Dias Ferreira a recusar-se liminarmente a criticar as arbitragens que tão descaradamente beneficiam o Porto, ainda que em prejuízo do seu clube (pois acha que isso é fazer o "jogo" do Benfica), como todos os sportinguistas continuam a falar de Lucílio Baptista e da Taça da Liga de há 5 anos (que portanto justificaria tudo o que desde então se vem passando nas arbitragens em Portugal e todos os prejuízos de que o Benfica é vítima), é ver como os adeptos apoiaram Paulo Pereira Cristovão, é ver como foi escolhido Sá Pinto e como se cantava no estádio "aperta com eles Sá Pinto". Enfim, é toda uma mentalidade trauliteira e anti-benfiquista primária, que submete os verdadeiros interesses do Sporting (que deveriam antes de mais nada ser os de uma Liga limpa, justa e com critérios iguais para todos) ao combate acéfalo e contraproducente a um Benfica que tem nos últimos anos pugnado justamente pela lisura da competição e pela sustentabilidade do futebol em Portugal.

E, para sobreviver, este Sporting descobriu agora a fórmula mágica: vencer o Benfica no próximo dia 10 de Dezembro. O seu presidente já o sugeriu (garantiu mesmo que isso iria acontecer) e Rui Oliveira e Costa também o afirmou.

Não se trata agora já de "salvar" a época, tentando contribuir para atrasar o Benfica e provavelmente dar mais um campeonato ao Porto, que os tem ganho quase todos nos últimos anos. Trata-se, ainda mais do que isso, de salvar o clube! O Sporting pede 3-0 com o Videoton e o Basileia, é eliminado da Taça na primeira eliminatória, está arredado do título desde Outubro e da europa desde Novembro mas os sportinguistas só querem ganhar ao Benfica.

Posso estar muito enganado, mas creio que isso não acontecerá. Dia 10 de Dezembro o Benfica entrará em Alvalade só com um pensamento - ganhar e continuar na luta pelo título até que os árbitros o roubem à força das nossas mãos como fizeram no ano passado.

O Benfica nada tem hoje que ver com o Sporting. É um clube sério, onde se trabalha com muito rigor e competência. A atitude que tem tido no decurso da época é a que vai ter em Alvalade. Em condições normais, o Benfica vencerá o Sporting de forma concludente. As crises de Alvalade não são criadas pelo Benfica, são criadas pelos próprios adeptos daquele clube. A nós só nos cabe fazer o que sabemos e vencer o jogo. O resto é com eles. É deixá-los a falar - sozinhos, de preferência.

3 comentários:

  1. Quando um adepto verde prefere ver o SL Benfica a perder do que o seu clube a ganhar, está tudo dito.

    Miguel

    ResponderEliminar
  2. Excelente artigo, gostei imenso e concordo contigo.
    Houve claramente uma sobrevalorização de alguns jogdores do Sporting por fazerem um ou outro jogo mais conseguido, aliado ao facto de esses jogadores não serem o que quiseram fazer deles, uma organização que ninguém percebe, dá nisto.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo vosso interesse e pelos comentários.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.