segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Encomendem as faixas

Se é para isto, podem encomendar as faixas para a outra equipa.

As palavras não são minhas, são do treinador do Porto e foram proferidas há pouco menos de um ano, quando começou a ser óbvio que o andamento do Benfica era demasiado forte para a equipa que ele comandava (para raiva dos seus próprios adeptos, que o achavam incompetente e até lhe tentaram bater).

As palavras encontraram porém eco nos destinatários - os árbitros - e estes trataram de falsificar de forma grotesca o campeonato da época passada. Valeu tudo: de golos em fora-de-jogo de mais de um metro a expulsões encomendadas e penalties fabricados ou, em sentido inverso, faltas flagrantes dentro da área não assinaladas.

Se assim aconteceu o ano passado e se aquela que era, de longe, a melhor equipa foi espoliada de forma tão evidente, vindo a perder o campeonato para uma equipa que se alimentou de penalties de bonecos debanda desenhada, digo eu então agora: encomendem as faixas.

Enjoa a um ponto de repulsa, o que se passa no futebol português. Se em jogos em que o Benfica ganha por 5-0 (Setúbal) ou por 2-0 com dezenas de oportunidades (Olhanense), a primeira pergunta aos treinadores adversários é sempre sobre a arbitragem (num porque houve uma expulsão, noutro um penalty), porque será que ontem, em que devia ter havido um penalty e uma expulsão contra o Porto, não foram o treinador e o Presidente do Braga questionados sobre o tema?

A resposta é idêntica à da pergunta sobre porque não marcou Xistra (o tal Xistra) o penalty evidente ou não expulsou Fernando. A resposta escreve-se numa palavra: sistema.

O Benfica empatou na época passada em Braga depois de ser assinalado a Emerson um penalty para rir, em que em cruzamento inóquo de Alan  embate no braço do então nosso jogador (a dois metros), que até estava de costas com os braços colados ao corpo. Ontem Alex Sandro levanta os dois braços, interceta um remate em direção à baliza com um deles e nada se passa. Fernado fez o possível e impossível para ser expulso, mas o ano passado na Luz curiosamente o mesmo Emerson foi expulso por duas faltas banais e Cardozo até foi expulso duas vees, uma delas por bater na relva. Já para não falar de Aimar e dos dois jogos de suspensão.

Esta gente pode ser séria? Esta gente pode ser digna?

Não, claro que não. Esta gente é corrupta, é subserviente e não tem uma ponta de dignidade que seja.

Isto é tão claro como a água.

O Porto será novamente campeão e mais uma vez nada mudará.

Sejamos sérios e justos: o Porto tem bons jogadores e é uma equipa difícil de vencer. Tem muito bons jogadores, como Rodrigues e Martinez. É um facto que estes jogadores estão um nível acima dos outros. Que o Porto é uma equipa difícil de bater é algo que um observador com um mínimo de objectividade constata: dá poucos espaços e apesar de ter centrais relativamente banais, defende muito bem. Ocupa bem os espaços e cria espaços nas outras defesas, mesmo as que se fecham.

Ora se uma equipa forte e difícil de bater tem a ajuda dos árbitros nos momentos em que as outras equipas lhe podem inflingir danos, torna-se realmente quase impossível de bater.

Com o Benfica acontece o oposto. É uma equipa extremamente competente mas quando os árbitros têm a mínima oportunidade de a prejudicar, actuam.

Nos jogos em que joga menos bem tem pois uma alta probabilidade de perder pontos. O Porto é quase impossível perder pontos. Nos jogos em que manifestamente não consegue vem uma expulsão ou um penalty e a coisa está resolvida.

Este é o lodo do futebol português.

3 comentários:

  1. Dos melhores posts que li até hoje sobre a inverdade desportiva. Para um prejudicar é a palavra de ordem, para o outro à sempre um jeitinho quando a coisa está complicada e ontem mais uma vez tivemos esse exemplo.

    Miguel

    ResponderEliminar
  2. Meu caro, há 20 anos que os árbitros arbitram "assim". A diferença é que no inicio era uma meia dúzia que estava "controlada", agora é a totalidade porque o FCP conseguiu meter lá o Vitor Pereira que já estava "controlado" desde que era árbitro.

    E conseguiu meter lá porque o presidente marioneta do Benfica, apoiou de forma veemente o Dr.º Fernando Gomes. E apoiou de forma veemente porque o Sr.º Vieira só tem instruções para actuar contra os supostos "roubos" de Vale e Azevedo, mas não tem ordens para falar dos roubos dos árbitros ...

    A arbitragem hoje rouba à fartazana. O Sr.º Vitor Pereira baixou a nota de Bruno Paixão para que este perdesse as insignias de internacional (após jogos que o SCP e o FCP perderam em Barcelos) mas nada fez contra a arbitragem de Xistra no Guimarães-Benfica da época passada, nem no Académica-Benfica desta época, já para não falar do Braga-Benfica e Benfica-FCP da Taça de há 2 épocas.

    Porque o presidente marioneta apenas aparece a ler discursos que lhe escrevem, a falar que precisa dos sócios, mas sem dizer que quer é o dinheiro das quotas, para pagar os monstruosos empréstimos que contraiu nos amigos do BES. Porque o que ele está a fazer no Benfica é criar um mundo de aparências que nós pagamos bem pago (por isso vou deixar de ser sócio).

    ResponderEliminar
  3. Eagle01 és tão aldrabão como o teu mestre vale tudo.
    Não sei sabes, mas alguém te dá crédito, ou és ridículo por natureza?

    Tobias

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.