sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Importante marcar presença



O Benfica recebe no sábado o Vitória de Guimarães e na quarta seguinte o Spartak de Moscovo. São dois jogos importantes (no campeonato evidentemente todos o são) que estamos "obrigados" a ganhar para manter as nossas ambições nas duas provas: no caso do campeonato vencê-lo, no caso da Champions passar a fase de grupos. Como assinalei num post anterior, jogaremos 4 jogos em casa durante o mês de Novembro.
É um momento da época em que os adeptos podem contribuir com o seu apoio para dar à equipa um élan importante. Todos nos recordaremos quão importante foi esse apoio em 2009 - e como ele se começou a criar logo nos primeiros meses do campeonato. Naturalmente que as épocas não se repetem, que as circunstâncias eram diferentes e que o caminho será diferente. No entanto o apoio pode e deve ser semelhante. Tenho defendido que, caso se façam alguns ajustes no plantel, JJ saiba tirar o melhor proveito dos jogadores que tem e perceber o que pedem os jogos e se não formos tão penalizados pelos árbitros, o Benfica pode ser campeão nesta época.
Para que tal se concretize, os adeptos precisam também de acreditar na equipa e fazer-lhe sentir que estão com ela. Sem união não se cria uma dinâmica vencedora, essencial para conquistar títulos. Estive no Benfica-Porto do ano passado e senti no Estádio, desde o início do jogo, um certo temor, uma certa desconfiança, um certo sentimento de que inevitavelmente as coisas iriam correr mal. Foi sem espanto que vi o Porto marcar primeiro, com alegria que vi o Benfica dar a volta ao resultado, com irritação que vi o Porto empatar e com desalento que o vi marcar o 2-3 em fora de jogo. Durante quase todo o jogo, perpassou das bancadas para o campo um sentimento de pouca crença, que não é admissível no Benfica.
Temos que, como adeptos, perder o constante receio de que as coisas podem correr mal.
Nesse sentido, é importante os adeptos marcarem presença em grandes números nos próximos jogos em casa. Há que começar a criar uma "base" em que alicerçar a vitória neste campeonato. Também na Liga dos Campeões é importante vencer os próximos dois jogos, como certamente temos todas as condições para conseguir e poder avançar na prova. Seria um estímulo muito importante e representaria um encaixe financeiro que nos daria outro conforto para a época.

1 comentário:

  1. Claramente que sim Frank, este mês de Novembro, não sendo decisivo nas competições internas, é decisivo em termos de Europa e todo o apoio será pouco.
    Contudo devo aqui fazer um pequeno reparo, o exagero do preço dos bilhetes para o jogo com o Spartak, a direcção deveria ter em atenção que são 2 jogos seguidos na Luz e não há dinheiro para tudo.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.