segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O melhor derby, o melhor clássico

Em Portugal não há nenhum outro jogo mais vibrante, interessante e emocionante do que o Sporting-Benfica. É a rivalidade mais autêntica e saudavelmente competitiva do País. Cada clube representa valores e formas de estar muito diferentes. O contraste das cores é acentuado e vibrante. Joga-se em Lisboa, com um clube praticamente a só ter que atravessar a rua para ir ao estádio do adversário, mas é seguido por todo o Mundo, desde a Europa às Américas, de África a Timor. Isto é uma realidade tão verdadeira quanto eu estar neste momento a escrever ou o leitor estar no seu momento a lê-lo.

Em Portugal há 3 clássicos e alguns derbies. Já houve seis clássicos: quando o Belenenses era um dos "grandes". O Braga quer-se imiscuir neste campeonato à parte mas ainda lhe falta qualquer coisa (ganhar títulos por exemplo).
Os clássicos são o Benfica-Sporting, o Sporting-Porto e o Benfica-Porto.
Se pensarmos no pouco interesse e emotividade que o Porto-Sporting gera, percebemos a essência do futebol português: é o Benfica e os outros. E entre os outros, a rivalidade maior é com o Sporting, que é a seguir ao Benfica o clube mais representativo em termos de adeptos. Por isso (e porque o Sporting, para além do caso Pereira Cristóvão, não tinha estado envolvido em corrupção, como o clube do Porto)  s Sporting-Benfica é o grande derby (derby é entre rivais da mesma cidade) e também o grande clássico (jogo entre "grandes"), embora neste capítulo o afastamento do Sporting da luta pelos primeiros lugares tenha vindo a tornar o Benfica-Porto no clássico mais importante do futebol português. Em termos de beleza de um jogo é no entanto o Benfica-Sporting o grande jogo, o mais vibrante, o mais contagiante.
Os jogadores transcendem-se, absorvem a energia que rodeia o relvado e alcançam patamares de grande qualidade.
Em termos de derbies, existem mais: aos derbies de Lisboa, que incluiam o Benfica-Sporting, o Benfica-Belenenses e o Belenenses-Sporting (cenário que espero se venha a verificar novamente já para o ano), juntam-se o derby do Minho, entre Guimarães e Braga, o derby da Madeira, entre Nacional e Marítimo e o derby do Porto, Boavista-Porto, único daquela cidade, agora que o Salgueiros praticamente se extingui e que mesmo assim está "suspenso" pela situação do Boavista (também aqui pode haver novidades face à decisão judicial de regresso do Boavista à Primeira Liga).
De todos estes derbies só um é porém nacional: o Sporting-Benfica. Mais ainda, este derby tem, como talvez nenhum outro no mundo, uma dimensão verdadeiramente mundial, face à diáspora portuguesa espalhada pelo mundo e ao número de adeptos que ambos os clubes têm em África e até na Ásia.

É esta noite, dentro de pouco mais de 8 horas. Joga-se em Lisboa, vê-se em todo o Mundo. Esperamos que o Benfica volte às vitórias e dê uma grande alegria aos milhões de adeptos que estarão a torcer por si.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.