quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Podíamos ter ganho (em Barcelona...). Agora é hora de campeonato

Já se sabe que cada cabeça sua sentença: todos viram coisas diferentes no jogo desta noite e todos têm a sua opinião sobre o que viram.
A realidade é esta: o Benfica teve (muito) mais remates, cantos e oportunidades flagrantes de golo para marcar mas por inépcia, nervosismo e azar não concretizou nenhuma. O Barcelona também teve algumas, mas o gigante Artur evitou o pior. Seria demasiado injusto não apenas não ganharmos mas ainda virmos a perder este jogo.
O Barcelona jogou com segundas linhas?
Certamente, mas essas segundas linhas fazem parte do plantel. O "extra-terrestre" até entrou e a dupla de centrais que acabou o jogo por parte do Barcelona é aquela que venceu Ligas dos Campeões, Taças e Campeonatos em barda.
Realmente só faltava mesmo esta: depois de termos "obrigação" de vencer o Celtic em Glasgow e de vencer o Spartak, dizer-se agora que tínhamos "obrigação" de vencer o Barcelona em Nou Camp...

Um pouco de realismo por favor...

Poderíamos ter realmente vencido (mereciamo-lo até) mas isso (ter estado perto da vitória) é mérito do treinador e dos jogadores. Inverter o que conseguimos para conseguir ver qualquer outra coisa nesta partida e fazer leituras negativas, certamente é possível - mas não contem comigo para tal.

A única coisa que aponto é realmente a nossa falta de eficácia, que já vem sendo habitual. Cantos e oportunidades constrúidas em jogadas de bola corrida não são devidamente aproveitadas pela nossa equipa. Mas só os Ronaldos e os Messis é que raramente falham (e mesmo assim falham) e portanto há que saber aceitar as realidades, sendo certo que tem que se trabalhar mais estes aspectos específicos.
A minha leitura é só uma: de há uns anos para cá este Benfica vem sendo cada vez mais competitivo, cada vez mais capaz de se bater com grandes da Europa que têm orçamentos muito diferentes do nosso. E isso é mérito de quem lá está.

Perdida a Champions é agora hora de nos concentrarmos nas competições internas e sobretudo no Campeonato. Vem aí um jogo de enorme importância em que não podemos falhar. É de vitórias como a que podemos alcançar em Alvalade na segunda-feira que se fazem os títulos. O Sporting está claramente fragilizado a um ponto quase inacreditável e aí sim, temos obrigação de não deixar fugir as oportunidades que surgirem e concretizar a superioridade teórica em prática vencendo o jogo e enviando uma mensagem forte à concorrência. Concentração total, ignorar habilidades e provocações arbitrais (e do adversário) e jogar com toda a garra e alma benfiquista.

Vitória na segunda é o que pedimos aos nossos. Não para salvar épocas nenhumas nem para "esquecer" esta derrota... perdoem-me, empate, mas sim para estarmos um passo mais próximos do nosso grande objectivo que é sermos campeões nacionais.

5 comentários:

  1. Depois deste jogo, aliado a qualidade que têm espalhado até esta fase da época, apenas vos digo, obrigado a todos vocês, treinadores e jogadores, senti um enorme orgulho em ser benfiquista, gostei muito da vossa atitude, da vossa qualidade, o que vos exigi antes do jogo foi que dignificassem a camisola e o clube, no final, foi com esse sentimento que fiquei.
    Infelizmente, mais uma vez, faltou-nos pontinha de sorte sempre tão importante, a qualidade da exibição, não foi correspondida pela qualidade na concretização.
    Vergonha a campanha Pró Celtic, adivinhava-se o arranjinho, aquele penalti fantasma de Glasgow é hilariante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O penalty é escandaloso, ao nível de outras coisas a aque infelizmente estamos habituados a ver. O futebol só muda quando houver video-árbitro, cada vez mais me convenço disso.

      Eliminar
  2. Mais um bom post. Desfalcado como está, o Benfica fez uma exibição muito meritória, ainda que contra um Barcelona B (ou C...). Atenção: não é certo que, com um golo, ganhássemos o jogo. Houve, porém, algumas apostas discutíveis: Cardozo podia ter funcionado com o tipo de jogo da primeira parte, dado ser um bom finalizador e não muito rápido. E houve uma má gestão do esforço (como, aliás, penso que tinha acontecido na época passada com o Chelsea em Londres). Uma equipa não pode fazer uma super primeira parte para na segunda arrastar-se em campo. De qualquer modo, e olhando para os tubarões que passaram a fase de grupos, penso que a equipa não tem estofo para as cavalarias dos oitavos (tal como o Celtic, diga-se...). Dito isto, o Benfica podia ter passado não fora haver 2 resultados anormais no grupo: as vitórias do Celtic na Rússia e em casa contra o Barcelona. Agora podemos concentrar-nos no campeonato contra um Porto muito forte.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma nota: houve boas indicações de Melga, André Gomes, Nolito e Ola John. Maxi quase comprometeu, mas quase marcou. Bruno César está a atravessar um momento terrível

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, só não me lembro dessa vez em que o Maxi ia comprometendo. Agora o Bruno César parece não saber jogar à bola. É mau demais, inacreditável mesmo!

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.