terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Porque não jogou o Porto em Setúbal?

Portugal é a vários títulos um País singular. Onde se passam coisas por vezes quase surreais. Onde ninharias merecem páginas e páginas de jornais, dias e dias de debates encarniçados, mas outras bem mais graves são quase ignoradas.

Não digo que o adiamento do Setúbal-Porto seja grave, longe disso. Mas que é estranho, é.

É uma decisão que não se percebe e que não foi explicada.

As imagens do árbitro Proença a deitar a bola para umas poças de água para provar (?) a impraticabilidade do terreno são caricatas. A justificação de que não se viam as linhas do campo são pura e simplesmente falsas porque as imagens mostraram-nas claramente.

Estava a chover? Estava um vento forte? Bom, mas isso não são razões para adiar um jogo.

O Benfica ganhou 6-3 em Alvalade sob fortíssima chuva.

Claro que no reino das coisas mal explicadas que é o nosso futebol, situações destas geram suspeitas. Nomeadamente a de que o jogo foi adiado porque o Porto assim o quis e a própria SportTV terá tido uma palavra a dizer. O que gera novas suspeitas de que há aí uma troca de favores e de que mais uma vez a integridade da competição é posta em causa.

Seja o que fôr, há também que dizer que - mais uma vez - Proença terá feito um favor ao Porto (ou a Joaquim Oliveira). Como árbitro só lhe competia uma coisa: dar início ao jogo e deixar-se de fitas. Se com o decorrer do mesmo o relvado se tornasse verdadeiramente impraticável, então sim interrompia o jogo. Se não procedeu desta maneira é porque alguém lhe disse que não era conveniente que o jogo se disputasse.

Proença até sentiu a necessidade de vir no dia seguinte a público explicar a decisão na televisão, não tendo porém sido nada convincente. Ao ouvi-lo fiquei a pensar: ou realmente este homem é de uma ingenuidade a toda a prova ou então é a nós que nos querem fazer de parvos.

De qualquer modo e para encerrar esta questão, parece-me estranho que o Porto tenha desejado adiar um jogo e colocar-se na posição de estar 3 pontos atrás do Benfica nesta fase do campeonato e apenas com uma jornada de permeio antes do clássico. À partida não me parece a melhor decisão. A não ser que algo me esteja a escapar.

3 comentários:

  1. foi adiado porke eles tem uma jogada nao se passa nada sem ordem deles,neste campeonato,ja o sorteio foi uma nomeaçao pr o benfica jogar com ekipas mais dificeis e se passar apanhar o braga na final ,se nao era os porcos!!

    ResponderEliminar
  2. Esta a escapar o que se passou no passado.
    Dar uns pontos de vantagem e mais para o final recuperar a diferenca, com dois redes em campo.

    ResponderEliminar
  3. Falta o Proença apitar o clássico, pois se apitasse na sexta - feira, estava automaticamente excluído.
    Abraço,
    BMC

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.