sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sporting-Benfica: factores decisivos



Enquanto se arrasta a rábula do adiamento ou não do jogo, analisemos os factores que decidirão o desfecho do derby.

Em primeiro lugar, há que perceber que o momento atroz do Sporting e até as carências de qualidade do seu plantel serão disfarçados ao máximo neste jogo, sobretudo na medida em que o Benfica o deixar. Dito de outra forma, o Sporting procurará dar tudo o que tem e se o Benfica não estiver no seu nível mais alto enfrentará sérias dificuldades. O Benfica tem que jogar como jogaria se o Sporting estivesse numa situação "normal" para poder vencer.

Isto aplica-se à concentração e à qualidade que importa colocar em jogo mas também à "intensidade" como agora se diz: à raça, ao querer, à vontade de vencer que se discute em cada lance, em cada bola dividida.

Em segundo lugar, o Benfica tem que ter um aproveitamento diferente das oportunidades, até porque acredito que o Sporting vá jogar muito fechado na sua defesa, dando poucos espaços. Paradoxalmente, as oportunidades flagrantes poderão ser em número inferior às criadas frente ao Barcelona. 

Existem também dúvidas quanto ao estado do relvado, para não dizer que elas serão certamente más, até porque as dificuldades neste capítulo do estádio do Sporting são já quase crónicas e a quantidade de chuva que ontem desabou em Lisboa foi impressionante. Isto pode levar a um jogo algo incaracterístico, que prejudica a qualidade técnica e desaconselha o "adorno" dos lances. Devemos pois optar por um futebol mais incisivo e directo do que aquele que normalmente praticamos.



Imagem retirada do site e propriedade d' "A Bola".


Por fim, lamento mas há um factor extra futebol jogado que poderá ser também quase decisivo. É o do costume: a arbitragem. Se, como em Coimbra há algumas jornadas, forem assinalados dois penalties fantasmas contra a nossa equipa, se, como no ano passado em Alvalade, não for assinalado um penalty evidente a nosso favor, se, como é habitual nos derbies, tivermos um jogador expulso por fazer duas faltas banais e tudo for permitido aos adversários (como aconteceu o ano passado com João Pereira); se estas situações se verificarem, será quase impossível vencermos e muito provável perdermos. E depois lá virão, alegremente festejar, não apenas os sportinguistas mas também os "críticos", os inimigos (já entram nessa categoria) de Vieira e de Jorge Jesus, que (seja ou não essa a sua intenção) cada vez mais se confundem com os inimigos do Benfica.



Sintetizando o anterior parágrafo, com Proença, Soares Dias, Xistra, Capela ou Olegário será quase impossível ganharmos. Com Jorge Sousa (que acredito venha a ser o "eleito") mantém-se a dúvida sobre se actuará como num certo Braga-Benfica, como em certos jogos do Porto, ou como noutros em que até dá ideia de ter potencial para ser um bom árbitro.



Numa palavra, o jogo não está ganho, nem pouco mais ou menos. Só o melhor Benfica poderá sair vitorioso do derby. Apesar disso, é o que espero.



4 comentários:

  1. Estiveste bem, menos nos "criticos/inimigos", o Benfica não é porto onde não há críticos, eu não apoio vieira porque:
    - Apoiou Fernando Gomes e ainda não rompeu o apoio
    - Senta-se na pedreira junto a Salvador a ver os jogadores do SLB a serem "apedrejados" com bolas de golfe
    - Senta-se na Catedral ao lado de Oliveira da sporcostv
    - etc etc....

    Jesus
    - Diz no fim de um jogo acerca de um jovem JOGADOR DO BENFICA "para o campeonato vai dando" só isto dava direito a despedimento por justa causa, por estar a desvalorizar um activo do Benfica, clube que lhe paga, e de resto nem um treinador das distritais faz uma maldade destas ao um jogador seu, em directo nas televisões.

    ResponderEliminar
  2. Já lá está no BENFILIADO, FRANK

    Acrescenta aqui também http://benfiliado.blogspot.pt

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. outras haveria, mas...

    para mim uma só razão para o Benfica recusar adiar o jogo

    a insolência do comunicado

    emanado por um qualquer pateta alegre do gabinete de comunicação do Sporting

    sem cuidar se teriam a razão do seu lado

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.