segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Motor a meio gás

Um golo resultado de um livre a meio do meio campo e um frango sem explicação deram ao Porto dois golos caídos do nada. Por duas vezes, sem que absolutamente nada o justificasse em termos de futebol jogado, o Benfica esteve em desvantagem e teve que ir atrás do resultado.
Grande atitude da equipa nesses momentos, dois golos espectaculares, voltaram a empatar o jogo. Na outra grande oportunidade da partida faltou um tudo nada a Cardozo. Por um lado faltou frieza (também pode ter sido pernas, uma vez que ele esteve em dúvida para o jogo por problemas físicos), por outro lado voltou a faltar sorte, pois a bola foi ao poste.
Para o Benfica empatar precisou pois de criar bastante futebol, para o Porto marcar bastou-lhe marcar (bem) um livre a meio do meio campo e assistir a Artur - por duas vezes ! - não ser capaz de afastar a bola da zona de perigo e entregá-la ao avançado do Porto Martinez.
É verdade que depois o Porto soube controlar bem o meio campo e guardar a bola, pondo-se a salvo de grandes sobressaltos.
O Benfica teve mais uma ou outra meia oportunidade e a já referida de Cardozo.
Mas há aqui coisas estranhas também. Pelo menos para mim, que já tenho visto um ou outro jogo do Porto esta época, é algo estranho ver a forma como os seus jogadores ganharam quase todas as bolas divididas e como exibiram uma pujança física tão grande. Não parecia a mesma equipa que costuma jogar. Talvez um dia isto seja esclarecido num sentido ou noutro. Talvez. Se calhar não há nada absolutamente estranho. Também havia um ciclista que era o super homem e ganhava sempre. Agora diz-se que tomou substâncias proibidas. Se calhar é mentira e não tomou nada. Não estou a ironizar quando digo isto. De certa forma gostava de que Armstrong fosse inocente porque foi um ídolo, o recordista de vitórias, etc. Mas a verdade é que existem inúmeros testemunhos contra ele.
O que convinha realmente é que estas questões fossem mais transparentes, porque já houve acusações, já houve um livro de Fernando Mendes que depois disse que afinal não tinha dito o que anteriomente disse, ou não tinha querido dizer o que todos perceberam e há de facto coisas estranhas.
Ou será normal que um jogador que no Sporting há anos que estava lesionado apareça aparentemente sem limitações dias depois, com a camisola do Porto, num jogo de intensidade máxima?
Quanto à arbitragem, eu realmente vi coisas diferentes do que já ouvi dizer. Eu vi um árbitro que permitiu quase tudo aos jogadores do Porto e que marcou praticamente tudo contra o Benfica. Vi um árbitro que não deu cartões amarelos aos jogadores do Porto. Só aos 82 é que amarelou Moutinho.
Vi o Porto a usar o que era legal e o que era ilegal para parar imediatamente o futebol do Benfica e não nos deixar sair a jogar. E vi o árbitro deixar.
Vi até partirem a cabeça a Cardozo e entradas a matar no início da segunda parte, creio que sobre Gaitan, passarem completamente impunes. E depois Matic levar amarelo numa bola normal.
No fim do jogo, é verdade que Maxi poderia e se calhar deveria ter sido expulso por uma entrada que não percebi até que ponto ou com que força acertou no jogador do Porto mas que pareceu uma entrada ao homem, com o pé muito alto. Mas aí já o jogo estava no fim e já se tinha passado tudo o que dissemos. Ainda não vi o lance em que Cardozo foi praticamente atacado por trás e por isso não sei se seria para amarelo ou vermelho. Mas, face a isto, só gente deformada a nível mental e moral, gente bruta e mentirosa se pode queixar do árbitro ignorando tudo aquilo em que foram beneficiados e que foi muito.

Mas ao Benfica faltou alguma coisa ainda a nível mental. Não a todos os jogadores, mas a alguns. Parece-me que Artur teve um tremelique nas pernas e Cardozo alguma falta de frieza para poder dar a vitória. Lima também não esteve no seu melhor, embora aí a questão não me pareça mental mas sim de falta de bolas. Maxi teve altos e baixos, porque é verdade que apoiou também o ataque e nos impulsionou muitas vezes para a frente. Mas cometeu erros e perdeu algumas bolas e aquela entrada permite aos nossos inimigos virem-se queixar da arbitragem. Faltou concentração naquele primeiro golo do Porto. Não pode aparecer um jogador completamente sozinho quase na pequena área. A nossa defesa estava toda parada, isso não pode ser.

Eu tinha aqui dito que estes jogos são para encarar de uma forma muito especial, muito concentrada. Infelizmente houve falhas demasiado grandes que nos impediram de ganhar.
O apoio das bancadas foi excelente.

Matic, Sálvio (a atacar), Gaitan estiveram muitíssimo bem.

Adenda: estou quase seguro (só pelo que vi no Estádio) de que há um penalty no fim do jogo por falta sobre Garay. O árbitro marcou falta de Garay.

2 comentários:

  1. Um "anónimo" considera que: "o apoio das bancadas foi o mínimo exigível". E pergunta: "Sou só eu que acha que o ambiente na Luz anda deplorável? Que estarem lá 30 ou 60 mil é o mesmo? Não se apoia a equipa para além dos 5 min seguintes a um golo ou quando a vitória parece certa. É triste. Os NN cantam só a primeira vez".

    Realmente eu pela minha parte não acho nada disto. Acho que não é realista esperar que o Estádio inteiro esteja a gritar do 1º ao último minuto. Isto não é Inglaterra e mesmo aí não é assim.

    O que eu vi foi um público a puxar muito pela equipa, que aplaudiu e deu força depois dos golos do Porto e que em todos os momentos tentou levar a equipa para a frente, mesmo até ao fim do jogo. Isto para não falar das grandes coreografias do início, belíssimas.

    Portanto não concordo mesmo nada com essa análise.

    ResponderEliminar
  2. O FCP pode queixar-se de três foras-de-jogo mal assinalados a jogadores seus em situações perigosas. Creio que o árbitro não teve intenção de prejudicar: muitos teriam anulado o 1.º golo (mal, mas teriam).

    Artur errou DUAS vezes no lance do 2.º golo. É demais...

    Quanto a Lance Armstrong: é verdade que ele tomava as ditas substâncias (em breve vai esclarecer isso em entrevista a Oprah). Mas todos os outros ciclistas também as tomavam, TODOS, pelo que talvez ele seja mesmo um super-homem.

    Moutinho devia ter visto amarelo mais cedo, mas Maxi também.

    Geralmente saúda-se o regresso de um jogador. No caso de Izmailov é muito, muito estranha a sua entrada em campo após uma ausência tão longa. O problema estava nas pernas ou na cabeça? Em qualquer dos casos, espero que o FCP tenha dado barraca ao contratá-lo. JCS

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.