segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Vitória sobre o Estoril - crónica

Boa vitória ontem no Estoril, contra uma equipa com qualidade e organização e que em casa tem sido extremamente difícil de bater.

O Benfica teve um período menos bom, sensivelmente entre os 10 e os 30 minutos, tendo o golo de Gaitan trazido tranquilidade e embalando a equipa para uma vitória segura e uma excelente segunda parte.

É curioso que no Golo de Gaitan se tenham invertido os papeis e tenha sido Cardozo a bater o canto para a espectacular finalização do novo pequeno genial.

Depois veio o morteiro de Lima, depois de um belo passe do mesmo Gaitan e de uma paragem no peito à matador do avançado brasileiro. Notou-se maior frescura física de Lima, depois de algum descanso nas últimas semanas. Lima está mais leve e isso faz toda a diferença.

Finalmente Sálvio conseguiu voltar aos golos ainda que a bola tenha mais uma vez acertado na barra - o argentino tem demasiada pontaria! É porém completamente merecido, até pelo muito que Sálvio fez durante a primeira parte.

Nota positiva também para o fiscal de linha que validou o golo de Sálvio. Confesso que em imagem corrida eu não teria percebido que a bola entrou.

No reverso da medalha fica um critério desigual do árbitro que apitou a tudo quando se tratavam de intervenções mais físicas dos nossos jogadores e só marcou as faltas mais evidentes e claras a nosso favor. Isto ficou bem patente no lance do golo do Estoril no qual André Almeida é agarrado pelo adversário (que lhe puxa a camisola) e vê ser assinalada contra si quando recua e se afasta do mesmo, tirando-lhe o apoio da camisola e fazendo-o cair. A falta era ao contrário. Claro que isso não justifica o erro de Artur. Deixo aliás um conselho ao nosso guarda-redes: que treine mais as saídas da baliza. Penso que é um aspecto que deveria trabalhar para ser um guarda-redes ainda melhor.

O melhor em campo foi Gaitan (17 valores), num jogo em que toda a equipa esteve em muito bom plano, optando eu por dar um destaque especial às exibições de André Almeida e Enzo Perez. Não tendo nenhum deles marcado golos ou tido acções muito espectaculares durante o jogo (exceptuando talvez um slalom de André logo na primeira parte) a verdade é que ambos foram formiguinhas durante todo o jogo que nunca pararam de laborar e que permitiram a outros jogadores a nota artística que deu beleza e colorido ao jogo. Sacrificaram-se e deram o que tinham pela equipa e com isso contribuíram - e muito - para a solidez da mesma e para a importante vitória alcançada.

As de Lima e Sálvio, bem como de Melgarejo e Garay foram também exibições dignas de nota.

PS - deve-se relevar também as palavras da equipa para com João Cancelo, que enfrenta uma terrível tragédia na sua vida. O nosso forte abraço e toda a solidariedade para ele.

2 comentários:

  1. Este jogo, que tinha tudo para ser complicado, deixou-me mais confiante para o clássico.

    ResponderEliminar
  2. Não sou bruxo nem quero ser, mas curiosamente quando ouvi na rádio que era o Cardozo a marcar o canto achei boa ideia. Tem uma técnica de remate/ passe apurada e pode ser mais útil a colocar a bola no sítio certo do que a disputá-la na área. Além disso pode desorientar os adversários. Boa vitória, no domingo será o teste de fogo para ver o equilíbrio de forças entre os dois candidatos ao título. Força SLB!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.