domingo, 3 de fevereiro de 2013

Ai aguenta, aguenta... até rebentar.

O Porto fez ontem mais um jogo em que não deixou o adversário respirar (penso que foi mesmo uma expressão utilizada por Rui Vitória) e venceu com uma surpreendente facilidade um adversário que uma semana antes empatara em Alvalade e que em casa não tem por hábito facilitar. Foi o terceiro jogo consecutivo em que a pujança física e a qualidade dos jogadores do Porto de facto surpreenderam, mesmo sabendo-se que a equipa é por regra consistente.
De alguma forma, este Porto fez lembrar o Benfica de há 3 épocas atrás e que mereceu o epíteto de rolo compressor.
E é aí que de facto o grau de surpresa aumenta. O Porto vencer o Guimarães fora não é nada de anormal, até porque o Vitória tem muitos jogadores oriundos da sua equipa B. O que já não é tão normal é que vença por 4 a 0 e, de acordo com o seu treinador, pudessem ter sido "muitos mais". 7, 8? 9 a zero?
É que o Benfica de há 3 anos tinha David Luis e Ramirez, que saíram para o Chelsea e dois anos depois foram campeões europeus, Di Maria, que foi para o Real Madrid, onde tem brilhado, Coentrão e Javi Garcia, que entretanto saiu para o campeão inglês. Isto além dos que ficaram, como Cardozo, constantemente o melhor ou dos melhores marcadores da Liga e Luisão, Maxi e outros.
Ora o Porto tem feito nos últimos jogos algo de parecido sem Hulk (que era o tal fenómeno) e sem James Rodrigues, lesionado. Tem asfixiado com... Otamendi, Defour e agora... Ismaylov. Sem dúvida que o Porto tem bons jogadores, mas o estranho é que o bom ali seja logo fenomenal (como Mangala, Moutinho ou Jackson) e que o medíocre, como Maicon, Otamendi, Defour ou Ismaylov passe por bom.
Tome-se o caso do russo. É evidente que é um jogador com qualidade técnica e cultura futebolística. Não lhe chamo medíocre por alguma carência nessas competências. Medíocre é um juízo objectivo que se alicerça no que ao longo de 3 anos o russo (não) produziu no Sporting.
Como é que duas semanas depois de dizer que "não estava habituado ao ritmo" do Porto (apesar de ter jogado apenas 20 minutos), Ismaylov pôde ser titular?
Realmente há ali competências que estão no limiar do superhumano.

De igual modo, no âmbito das finanças, também se fazem ali omeletes sem ovos. Numa época de crise, quando o Benfica, o clube europeu com maiores receitas fora das Ligas maiores (Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha) alivia carga salarial e faz um encaixe considerável com as saídas de Bruno César e Nolito, o Porto não apenas agrava a sua despesa com ordenados, com o tal Ismaylov (que até já disse que tinha ido ganhar mais do que no Sporting) e com o velhinho Liedson, como até recompra partes dos passes de James e Moutinho aos tais fundos de jogadores. Estranho? Não pelas bandas do Porto, onde a boa gestão explica tudo.

Veremos até quando.

2 comentários:

  1. Alia a regularidade e a força do FCP aos reforços semanais que são os árbitros, e a conclusão é que o FCP é quase imbatível e mesmo muito difícil de bater!

    Hoje qual não é minha surpresa, ao ler um jornal desportivo no café, que ontem foi poupada uma expulsão ao Porto - Varela, e um penálti ficou por assinalar, tudo antes do fcp marcar o 1º golo, salvo erro meu!

    E assim, os jogadores azuis e brancos sentem as costas forradas e sabem que podem dar cem por cento, sem medo de serem expulsos, ou sofrerem golos! Isto faz toda a diferença na mentalidade da equipa e no desenrolar do jogo!

    Por isso, o Benfica tem que continuar a lutar sem cessar, fazendo com que o fcp continue a gastar cada vez mais para manter a paz podre que reina no seu clube, até tudo estourar de vez! Temos que conseguir levar a discussão do título até ao jogo das antas, e lá temos que nos mentalizar que há que fazer de tudo para dar a estocada final! Um jogo de cada vez... só assim temos hipóteses, nem que para isso, deixemos a liga europa de lado!

    ResponderEliminar
  2. olhe que não mesmo assim foram ROUBADOS DOIS PENALTYS aos grunhos do Minho mas fizeram como o cego de maia ! não vi népia mas a cor a ser diferente vai ver q até sabe onde o arbitro fez vista grossa a certos lances .

    foi bem feita para estes grunhos do norte [guimaraes} assim fazem como os sapos...

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.