terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

As maiores transferências do Porto - e os maiores flops para os compradores

Agora que o futebol clubístico está em semi-pausa, com os jogadores a concentrarem-se nas suas selecções, e que o mercado de Janeiro acabou de encerrar, é uma boa altura para abordar o tema das vendas do Porto, até porque em tempos o aflorei sem particular detalhe.

O assunto surge porque há um rendimento dos jogadores quando estão no Porto e há um outro rendimento muito diferente dos mesmos jogadores quando saiem do Porto. Já sabemos que há ali muito "boa gestão", que há muita disciplina, muita motivação, etc. Pela minha parte não contesto que assim seja, mas há também com toda a certeza disparidades que chegam a ser gritantes e que fazem pensar.

Está bem presente em todos a novela de Hulk e dos 100 milhões, que acabou como se sabe: mesmo por 40, o negócio foi considerado o flop do ano na Rússia.

Mas este foi apenas mais um capítulo de uma longa história: nunca nenhum jogador do Porto superou ou sequer atingiu o mesmo nível competitivo depois de sair do clube. Estranho?

Aliás esta história começa ainda antes do mercado de transferências se tornar tão pródigo. No tempo em que as transferências eram mais raras já se verificava o estranho fenómeno da súbita quebra de rendimento dos jogadores quando não envergavam a camisola "azul e branca".

Tome-se o caso de Gomes, um goleador excepcional no Porto.

Entre 1974 e 1980 jogou 158 jogos pelo Porto e fez 125 golos. Uma média de 0, 79 golos/jogo.

Daí saiu para o Sporting de Gijon, onde em duas épocas jogou apenas 27 jogos e fez 12 golos (média de 0,44).

Voltou ao Porto e conseguiu marcas ainda melhores: 163 golos em 184 jogos e uma impressionante média de 0,88 golos por jogo. Foi "bi-bota" de ouro e 6 vezes melhor marcador nacional, sempre pelo Porto.  Ainda fez duas épocas no Sporting onde alcançou 31 golos em 63 jogos, numa média de 0,49.

Igualmente curioso é que entre 1975 e 1988 Gomes jogou 48 vezes pela selecção e marcou... 13 golos. A média é de 0,27. Estranho?

Em termos de transferências propriamente ditas temos casos que roçam o insólito como o de Secretário que foi vendido por muito dinheiro para a altura (penso que 300 mil contos) ao Real Madrid. Claro que de imediato se percebeu em Madrid que algo tinha corrido mal e o jogador foi devolvido à proveniência, a custo zero ou perto disso, voltando a jogar a titular e a vencer competições, para mau grado das canelas dos adversários.

Temos o caso de Cissokho que também não se percebe. Contratado por tuta e meia pelo Porto, valoriza-se a um ritmo fulminante, chegando a ser anunciada a sua transferência para o Milan! Acontece que durante os testes médicos no clube italiano lhe são detectados problemas... nos dentes. Nunca se tinha ouvido falar de tal impedimento para uma transferência mas cá no burgo explicaram que isso era normal. O jogador volta à procedência e pouco depois sai mesmo por 15 ou 16 milhões de euros (!!) para o Lyon. Depois de 3 épocas no clube francês, com apenas 25 anos, sai para o Valência, agora por 6 milhões, onde vai alternando a titularidade com o banco. Estranho?

Já antes tinham existido os casos de Baía (uma experiência completamente falhada no Barcelona) e de Couto, que no mesmo Barcelona foi titular para o campeonato em apenas 36 jogos em 2 épocas e depois de sair nunca se impôs a titular no Parma, apesar da tão longa permanencia no clube italiano. 

E, da equipa de Mourinho que foi reconhecidamente a melhor do Porto na década passada, o que dizer? Milhões e mais milhões em transferências para um rendimento pífio nos clubes compradores.

Maniche saiu por 16 para o Dínamo, onde jogou apenas 12 jogos, andou em empréstimos, depois foi por 7 milhões de euros para o Atlético de Madrid onde fez 33 jogos para o campeonato em duas épocas, voltou, emprestado, a seguir Mourinho para o Inter, saiu a custo 0 e acabou no Sporting a mostrar que já não conseguia jogar futebol.

Alenitchev saiu por 750 mil euros para o Spartak de Moscovo e em 3 épocas faz 21 jogos.

Nuno Valente fez apenas 55 jogos (nem todos a titular) nas competições internas em 4 épocas no Everton.

Há também Paulo Ferreira, um jogador que nunca desiludiu porque sempre foi esforçado e competente dentro das suas capacidades no Chelsea mas cujo valor da transferência foi também manifestamente exagerado (20 milhões de euros).

Esta lista não estaria completa sem nela incluírmos Álvaro Pereira, transferido para o Inter de Milão por... 16 milhões de euros!! Neste momento jogou apenas metade dos jogos da sua equipa no campeonato italiano, estando o seu clube a 12 pontos do primeiro, a Juventus.

Claro que existem excepções. Jardel não desiludiu porque sempre foi um grande goleador, tal como Falcão está a mostrar uma indiscutível classe no Atlético de Madrid. A questão é porém essa mesma: são excepções.

Em 90 % dos casos, espreitando sites independentes sobre o valor de mercado dos jogadores, verificamos que depois de saídos do Porto, os seus ex-atletas se desvalorizam numa linha abrupta. Estranho?

Para os adeptos do Porto, isto demonstra boa gestão e boa capacidade de negociação. Isso de facto é indesmentível. Ninguém obriga os clubes a comprar jogadores do Porto, principalmente conhecendo-se este historial. Na realidade dá a ideia que mais recentemente as coisas têm mudado um pouco. Nos últimos anos o Benfica tem sido o clube que mais e melhor tem vendido, com resultados opostos para os clubes compradores em relação aos que compram ao Porto. De facto o Chelsea e o Real Madrid dificilmente se podem queixar das suas aquisições. No primeiro caso, dois atletas ex-Benfica foram campeões europeus e são titulares da selecção brasileira. No segundo, Di Maria contribuiu e muito para o título de campeão do Real na época passada. Coentrão não se tem afirmado tanto, até porque a concorrência de Marcelo é forte, mas nunca se poderá falar de flop, senão de um preço eventualmente exagerado na transferência.

Tudo pesado, sobra a realidade: no Porto todos são fenómenos, o pior é quando saiem do clube. Exceptuando Falcão, os negócios têm sido medíanos nalguns casos e ruinosos em tantos outros. Estranho? Se este clube não fosse conhecido por comprovadamente fazer batota, eu não levantaria a questão. Assim, ela fica no ar.

15 comentários:

  1. Muito bom. Há bem poucos anos muitos de nós não estávamos atentos a esses detalhes, mas agora parece que muita gente começa, finalmente, a perceber! Nada, NADA, naquele clube é digno, honesto, desportista.

    ResponderEliminar
  2. Ricardo Carvalho
    Pepe
    Deco
    Bosingwa (passou grandes momentos no chelsea)
    Falcao
    Anderson (este foi destruído pelo Ferguson e pela lesões)
    Paulo Ferreira foi durante mt tempo titular no melhor chelsea
    Raul Meireles foi importante nos clubes por onde passou (liver e Chelsea)
    Guarin tem sido importante no Inter
    ...

    E falando nas vendas do SLB? Só três jogadores atingiram um nível superior ao mostrado em portugal. David Luiz, Ramires e Di Maria.
    Witsel ainda mostrou menos que o Hulk, acredito que tanto um como outro ainda vão mostrar muito. Coentrão é um flop do Madrid, um puto com a mania que se não sei cuidar vai ter uma queda grande. Até agora o que o salvou foi o mourinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coentrão um flop? lol! Continua a jogar como sempre jogou no Benfica. Não se nota um abaixamento de forma! Coloca o Marcelo muitas vezes no banco, que deve ser o melhor defesa esquerdo do mundo.

      Eliminar
    2. Bem dito. Acho o Coentrão nao seja flop. Mas o que nao falta sao flopes ao benfica... Balboa, zoro ... Entre outros.

      Eliminar
    3. Bem dito. Acho o Coentrão nao seja flop. Mas o que nao falta sao flopes ao benfica... Balboa, zoro ... Entre outros.

      Eliminar
  3. David Luiz??? Vocês deviam ir a Londres ouvir o que os adeptos do Chelsea pensam dele...volta Ricardo Carvalho, por falar nisso onde é que jogava mesmo o Ricardo Carvalho?, o Deco, o Falcao, o Lisandro, o Pepe! Este texto foi escrito com palas e com inveja, o rendimento dos jogadores depende de muitos factores e condicionantes, o próprio Porto compra flops que rendiam noutras esquipas, Diego, Luis Fabiano e até recentemente Walter e Kleber, acontece em todos os clubes! O Porto nos ultimos 10 anos transferiu 10 vezes mais jogadores para grandes equipas que o Benfica, logo é normal que alguns não rendam o esperado, o Benfica vai comecar a saber o que é isso porque está a comecar a transferir com frequência jogadores para grandes equipas, Coentrão e Witsel são bons exemplos! Tentem ver o mundo da bola sem os oculos vermelhos, não é assim tão dificil...fiquem bem!

    José Soares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O David Luis já é o capitão do Chelsea e da selecção do Brasil. Mentirosos!

      O Lisandro é um flop! Está sempre lesionado. Porquê?
      O Deco ainda agora veio ao Porto passar uns dias, "visitar" os amigos. Eram as saudades!

      Os únicos, as excepções, que acredito não precisarem são o Pepe, o Ricardo Carvalho e o Falcão. Mas mesmo o Falcão tenho as minhas dúvidas se não utiliza alguma coisa. Mesmo no Atlético.

      Eliminar
  4. Coentrão é flop.

    Di Maria ñ contribuiu assim tanto para o título. Fez apenas 23 jogos, 16 como titular. Este ano tem sido dos mais utilizados mas, tal como no exemplo que dás do Álvaro Pereira, o seu clube está a 16 pontos do 1º classificado, o Barcelona...

    Para além destas 4 vendas do benfica, não vejo mais nenhum nome sonante que se tenha imposto noutro campeonato.

    Ah! Já disse que coentrão é flop?

    Quanto aos jogadores que citas:

    Cissokho foi titular nas 3 épocas que teve no Lyon,ajudando o clube a vencer uma taça da França

    Couto saiu do Barcelona para a Lazio, onde chegou a ser campeão e venceu duas taças de Itália, e não para o Parma. E era titular. E era um grande jogador, muito acarinhado pelos adeptos. E venceu duas taças das taças. E uma taça UEFA ao serviço do Parma, antes de ir para o Barcelona. Se isto é flop...

    Alenitchev saiu do Porto já com 31 anos, salvo erro.

    Paulo Ferreira foi dos jogadores mais utilizados no primeiro ano de Mourinho no chelsea. Aquele ano em que foi campeão. Mas o coentrão é que é bom...

    E que tal:
    Lisandro lopez

    Lucho Gonzalez - Titular no ano em que o Marselha quebrou um jejum de mais de 15 anos

    Deco - que, entre muitas outras coisas, foi TITULARISSIMO no Barcelona em 04/05 e 05/06, quando o Barça foi bicampeão e ganhou uma champions.

    Pepe
    Ricardo Carvalho

    Se ó consegues ver o Falcão, é porque não andas a procurar bem.
    O Porto tem vendido muitos flops, tal como o Benfica. Mas também tem vendido grandes jogadores, isso é indubitável.



    ResponderEliminar
  5. Todos os jogadores que apresentaram como casos de sucesso depois de sairem do Porto, são da "fornada" de Mourinho, da equipa que ganhou a Champions, que eu desde logo assinalei ser claramente a melhor do Porto da última década.

    Carvalho foi sem dúvida um grande jogador e o Pepe também é. Esses não são flops, mesmo se em Espanha os adversários do Real Madrid chamem ao Pepe carniceiro. (Enfim, ao pé do Bruno Alves, o Pepe é um menino de coro, mas isso já seria um outro assunto.) Mas reparem que esses jogadores sairam por quantias astronómicas, portanto aí houve apenas uma correspondência entre o que se pagou e a qualidade do jogador. O que claramente não acontece nos casos que eu identifiquei.
    O próprio Bosingwa foi demasiado caro, 18 ou 19 M tal como o Lisandro. O Quaresma como se viu foi um barrete (embora aí seja mais uma questão mental), como barrete foi o Anderson (as lesões não explicam tudo).
    Mesmo nestes casos, para já não falar nos outros que são absolutamente incontestáveis, em termos objectivos - quantificáveis - os jogadores desvalorizaram depois de sair do Porto. Perderam valor de mercado. Isto é uma realidade. Não sou eu que digo, são sites e fontes independentes. (Vejam por exemplo o transfermarkt). Mesmo o gráfico do valor do Ricardo Carvalho é sempre a descer. As excepções são a que eu referi - Falcão - e talvez Pepe.

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente acho que isso ñ faz muito sentido...

    O caso Ricardo Carvalho, por exemplo: O Porto vende-o ao Chelsea por 30 milhões. Na altura o jogador tinha 26 anos, ou seja estava no auge da carreira. Passados 6 anos, o Chelsea vende-o ao Real Madrid por 8 milhões. Na altura o jogador tinha 32 anos. O jogador desvalorizou desde que saiu do Porto? Perdeu valor de mercado? Ah pois podes ter a certeza que sim... Mostra-me um defesa central de 32 anos que valha 30 milhões...

    O caso Deco: o Porto vende-o ao Barcelona por 21 milhões quando ele tinha 27 anos. O Barcelona vende-o com 31 anos por 10 milhões.

    Ambos os jogadores fizeram grandes carreiras depois de saírem, do Porto, e ñ vejo que possam ser considerados flops. Agora, é claro que perderam valor de mercado devido à idade... É só isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não considerei nem o Deco nem o Carvalho flops. Isso que fique claro.
      Agora a questão da desvalorização é objectiva e não tem que ver apenas com a idade, embora isso seja evidentemente um factor. Se se consultarem as fontes independentes que eu acima cito, verifica-se que mesmo no caso do Carvalho (que não é flop, apenas caro) o valor do jogador desceu de imediato assim que ele assinou pelo Chelsea. Quanto aos outros, que são realmente flops, essa linha cai a pique.

      Eliminar
  7. O Deco é um talento mas foi muito ajudado pelo doping que lhe prolongou a carreira. Ainda agora esteve uma semana no Porto a visitar os "amigos".
    E as vezes que ele vinha ao Porto quando estava em Barcelona? Ah já sei, vinha visitar as meninas do Calor da Noite! Peço desculpa!

    ResponderEliminar
  8. Pois, a verdade é que o Deco agora foi mesmo apanhado, o que te vem dar razão Manuel.

    ResponderEliminar
  9. e o grande Rui barros...
    Jardel...
    Futre....
    Deco....
    Moutinho...
    James....
    Hulk....
    etc etc

    que gandas palas ó benfiquista

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.