segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Os pobres, os fracos, os burros e os vendidos

Há uma diferença muito grande entre estes diferentes tipos.
Se é verdade que o Evangelho ensina que os pobres de espírito, isto é os que fazem da pobreza e do despojamento uma forma de vida espiritual, herdarão o Reino dos Céus, não o é menos que, no mesmo Sermão da Montanha, é dito que felizes são os que têm fome e sede justiça, porque serão saciados.

Já os que se saciam na injustiça e na corrupção, não é difícil perceber o que terão como prémio.

Há uma figura em Portugal que se delicia em fazer da prepotência, da vaidade, da arrogância e da arbitrariedade a sua forma de estar na vida. Tem sido tão bem sucedido, que já o apelidaram de melhor do mundo. Há anos que esta figura velhaca, sob a falsa capa de um alegado benfiquismo, vai desavergonhadamente e à vista de todos beneficiando de forma evidente um clube comprovadamente corrupto, violento, batoteiro, mafioso. Esta figura vaidosa, já chamada por um benfiquista que não tem medo de dizer as coisas como elas são de azeiteiro-da-cabeça-d'unto, é o vendido. Vendeu-se por honrarias e teve a sua recompensa: foi nomeado para arbitrar no mesmo ano as finais da Champions e do Campeonato da Europa (coisa em si mesma singular) e agora foi coroado como o melhor do mundo.

Depois há aqueles que dizem que Cardozo foi bem expulso. Ah sim? E dizem-se benfiquistas? Bem expulso porquê? Por andar á volta de um jogador do Nacional que escondia a bola, retardando o andamento do jogo, até este se atirar para o chão? Cardozo pôs-se a jeito? A jeito de quê? De tentar jogar rápido e procurar ganhar o jogo? E nós criticamos isto? Cardozo deu ostensivamente algum murro ou pontapé no adversário? Ou tentou apenas recuperar a bola? Quantas cenas há todas as semanas parecidas ou piores, que resultam em nada ou no máximo em amarelo? Onde está a agressão que ao fim de várias repetições ainda não vi? Quem concorda com o vermelho merece o Proença que tem. O Proença que faz o que lhe apetece e com a sua brilhantina e postura direitinha parece sempre seguro da máxima arbitrariedade das suas decisões. Os que "defendem" ou "compreendem" a expulsão fazem o jogo dos nossos adversários. Os nossos adversários mesmo quando James dá um murro a um adversário dizem que isso não é motivo para vermelho, porque um vermelho "só pode ser dado por algo de muito grave". E isso nem são adeptos assumidos, são comentadores supostamente isentos. Os benfiquistas que, em vez de defenderem à exaustão os seus, num contexto de grande adversidade e contra adversários que não olham a meios para ganhar, justificam a decisão de Proença, são os burros.

Depois há os fracos. Os fracos são os que reconhecem o estado de coisas mas que nada fazem para o alterar, ou se limitam a choramingar serem injustiçados. Que o adepto seja um fraco pela posição de falta de poder que lhe é inerente, é algo que não pode ser criticado. É uma fraqueza que resulta da condição de simples adepto. Mais não é possível fazer, senão assobiar no Estádio ou, no caso de alguns mais inconscientes ou violentos, dar uma cabeçada num centro comercial.

Por falar nisso, eu vou contar o que se passou, pois muito se fala nisso sem que se saiba o que realmente aconteceu.

O que aconteceu, que sei de fonte segura, é que o dito adepto dirigiu uns impropérios a Proença. Este, cheio de si mesmo (como se viu agora em Setúbal quando chamou enermúmenos aos adeptos da equipa da casa, depois de mais uma das suas miseráveis e larápias actuações, exigindo da polícia que pusesse termo às manifestações de desagrado daqueles simplórios à sua fina pessoa), avançou para o adepto, encostando a sua cabeça à do outro para o intimidar. Este não foi de modas e aplicou-lhe uma cabeçada. Foi assim.

Mas então se os adeptos não são propriamente os fracos, quem são os fracos? Os fracos são os que deixam os seus (seus seguidores, seus atletas, suas tropas em sentido lato) desprotegidos perante os "grandes" seus iguais por estatuto. Os que não dão a cara e não assumem a frente do combate, mandando peões à frente. Depois, quando se perde, os fracos fazem que a derrota não foi sua, mas dos que não souberam combater na linha da frente.

Dou até amanhã para ver uma acção firme e decidida por parte de quem está à frente do Benfica.

6 comentários:

  1. Tens TODA a razão!

    O que o Cardoso fez, podia não ter sido feito, mas NUNCA o ladrão do Proença expulsaria um jogador dos corruptos por fazerem igual àquilo. No máximo levavam amarelo.

    O Proença não resistiu a fazer merda contra o Benfica, como sempre faz.


    Não acabes com o blog porque faz muita falta alguém que diga o que dizes da maneira que dizes.

    A blogosfera não pode ficar só com os que criticam o benfica e suportam o status quo.

    ResponderEliminar
  2. Na expulsão do Cardozo, penso que houve mesmo uma agressão. É nítido nas Imagens que lhe dá um pontapé.

    Agora a do Matic é absurda...

    ResponderEliminar
  3. Exactamente. Passo-me completamente quando vejo (leio) "benfiquistas" a afirmarem que Cardozo foi bem expulso. É caso para perguntar a esses "benfiquistas" se acham que aconteceria o mesmo caso fosse com algum dos porcos do norte. É o que chamo "tiros nos pés". Quanto á "acção firme e decidida" essa é para rir, caro Frank.

    ResponderEliminar
  4. E é tudo!

    Sem paciência para burros esgotou-se-me agora a paciência para os fracos!

    Faz-me confusão como um dos mais bem escritos blogs da gloriosesfera passa tão despercebido. És tu meu caro e o Guachos. São á distancia os blogs onde a inteligência e a lucidez vão imperando e talvez seja esse o problema!

    Abraço

    RC

    ResponderEliminar
  5. Grande post caro Frank e que subscrevo integralmente!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. È o mal,ainda ontem me chateei com um grupinho de gentes ditas benfiquistas,que eu sei que são e secalhar nao tem culpa de ser assim,que diziam sim senhor,cardozo muito bem expulso,e batem palmas ao senhor Rui santos que tanto faz pelo bem do Benfica e ontem andava a pedir sumarisimos para o mesmo.È disto que o Benfica nao precisa,de anjinhos,parolos patetas e fernandos searas wanna bees. Da parte do Benfica é mais do mesmo,covardes,fracos de espirito e de alma,nao tem brio nem vaidade,nao querem saber quem cospe e atira pedras ao Benfica,deixam andar,como se nao doese nem estraga se nada.Secalhar a eles nao...

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.