quarta-feira, 6 de março de 2013

Vergonha em Old Trafford

O que se passou ontem em Old Trafford foi o que se passa muitas vezes em Portugal: um árbitro a ser protagonista e a ter uma influência directa no resultado. Mais: o árbitro resolveu a eliminatória.
Antes da expulsão o jogo estava bom, estava equilibrado, com ascendente do Manchester. Antevia-se uma segunda parte com mais risco por parte do Real Madrid, o que resultaria certamente num grande espetáculo.
Depois vem o lance de Nani. Com o devido respeito por algumas opiniões que já ouvi e li... não consigo compreender como pode alguém sustentar que aquilo é um lance para vermelho. Nani estica-se para dominar a bola e aparece-lhe de rompante o adversário, tornando-se o choque inevitável. Para mim não é sequer cartão amarelo, mas esse ainda poderia compreender, agora vermelho?
Aqueles que defendem que foi muito bem mostrado não compreendem na minha opinião, a essência do jogo de futebol. O futebol não é para dar cartões vermelhos e assinalar penalties por dá cá aquela palha. Porque estas decisões são as mais gravosas, incomparavelmente mais do que as que os árbitros tomam em qualquer outro desporto. Porquê? Porque no futebol há muito poucos golos e cada um deles é absolutamente decisivo.

Tendo isto em mente, um árbitro só deve expulsar um jogador se este fez realmente algo de grave (como uma agressão ou impedir ilegalmente uma jogada de golo eminente) ou se, tendo já amarelo,  faz uma falta susceptível de cartão amarelo que não mereça constestação ou insiste numa série de faltas. Só assim se aceita uma expulsão.

Dar o vermelho a um jogador por ter levantado o pé quando não tinha sequer nenhum jogador ao seu redor é, pior do que ridículo, acabar com um jogo.

E foi isso que aconteceu. A partir daí o Manchester teve que se fechar atrás e o Real atacou até fazer os dois golos que lhe deram a qualificação. Que obviamente fica manchada por uma decisão lamentável do árbitro, sobre o qual já aquando da participação portuguesa no Europeu recairam suspeitas face às suas ligações à federação espanhola.

No fim, num assomo de classe e dignidade o Manchester ainda tentou por todas as formas o golo que ainda lhe permitisse sonhar o qual não surgiu por infelicidade e boas intervenções do guarda redes.

Árbitros como este destroiem o espectáculo do futebol, frustram os adeptos e desvirtuam a competição. Esta decisão é comparável à da expulsão de Aimar em Olhão há um ano (talvez ainda pior) no tocante ao lance em si mesmo, mas em termos de leviandade e protagonismo do árbitro pode ser comparada às expulsões de Matic ou Emerson por parte de Proença.

Os árbitros têm que perceber de uma vez por todas: os protagonistas do futebol não são eles mas sim os jogadores. São estes que devem decidir os jogos e não os árbitros. Melhor que ninguém, nós benfiquistas deveríamos ter bem presente este princípio.

Uma nota final para a honestidade de Moutrinho na sua análise, ao reconhecer que a expulsão tinha permitido ao Real Madrid dar a volta ao jogo, algo que com 11 contra 11 não teria provavelmente sido possível. Esteve muito bem.

4 comentários:

  1. O que mais acho piada é o Morinho apanhar sempre árbitros destes em jogos decisivos... ele há coisas..

    ResponderEliminar
  2. Vejo toda a gente a queixar-se de um suposto roubo ao M.U com a expulsão de Nani. Quero dizer a maioria dessas pessoas que criticam a expulsão de Nani, são as mesmas que aplaudiram a expulsão de Aimar nas mesmas circunstâncias tendo sido punido com 2 jogos de suspensão. Portistas e Sportinguistas aplaudiram a decisão em unissono(porque será que não fiquei admirado?) e benfiquistas dividiram-se...uns disseram que foi uma expulsão forçada e roubo do arbitro e outros qdisseram que Aimar se colocou a jeito...Não se tratando de um lance facil de analisar no caso de nani, o arbitro do Manchester R.Madrid no minimo merece o mesmo beneficio da duvida que aquele que nos arbitrou no Olhanense e que acabou com a expulsão de Aimar. Para finalizar que acham que o MU foi assim tão descaradamente roubado, então vejam jogos como Marselha-Benfica ou Chelsea-Benfica para ficarem a saber o que é um roubo a sério...

    ResponderEliminar
  3. Bem,eu aqui nao estou nada de acordo contigo. Ja ouvi por ai falar num eventual penalty que ficou por marcar a favor do ManU,isso nao vi,so cheguei na 2 parte, sobre a expulsão muito sinceramente eu aceito perfeitamente, tambem aceitava um amarelo...mas dai a fazer a escandaleira que estão a fazer vai uma longa distancia, é claramente um salto no ar,pe em riste,nao acerta na bola,acerta no jogador..sinceramente nao entendo mas pronto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui mas isso que dizes "salto no ar, pé em riste que acerta no jogador" não é motivo para vermelho. Quanto muito é uma entrada imprudente e dá amarelo. Aliás nem é bem o Nani que acerta no jogador, o jogador do Real é que vai contra o pé dele (não de propósito mas aconteceu assim). Como tu dizes, era amarelo, não vermelho. A grande escandaleira é por o árbitro ter dado um vermelho sem nenhuma base tendo praticamente decidido uma eliminatória importantíssima na mais importante competição de clubes do mundo.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.