quarta-feira, 10 de abril de 2013

As escutas - parabéns ao "Correio da Manhã"

O "Correio da Manhã" é um jornal que se conhece sobretudo pelas suas histórias de crimes e pelos posters de mulheres despidas, que, numa altura em que não havia internet nem TV cabo (nos anos 80), eram o cúmulo do "picante" no País.
Não deixa porém de ser um dos jornais mais atentos a tudo o que se passa em Portugal, tendo por norma mais notícias do que os seus concorrentes, por estar mais e melhor implantado em todo o País, nomeadamente na província, onde outros não chegam.
Recentemente, o CM aderiu à nova moda - os canais temáticos cabo - o que desde logo teve um mérito tremendo: para conseguir desde já alcançar audiências significativas, começou por divulgar as escutas do Apito Dourado, conhecidas e inéditas.
Num País, o nosso, no qual a Justiça é um arremedo de direito (ele próprio já constituído por um amontoado de leis pouco coerentes e mal elaboradas, forjadas numa mentalidade demasiado ideológica), um sistema totalmente ineficaz, a existência de uma comunicação social que denuncie os escândalos e atropelos de toda a decência que perpassam pela política e pela sociedade em geral, é um imperativo.

Só através da imprensa os Portugueses podem ter a esperança de saber o que realmente se passa por muitos corredores do poder - porque com a justiça (as provas são inúmeras) não se pode contar. É uma triste mas indiscutível realidade.

Ou não será verdade que um apparatchik do anterior governo andou tentando calar a imprensa incómoda, comprou o apoio de Figo a José Sócrates, saiu da PT com uma indeminização milionária, com esse dinheiro tentou comprar direitos televisivos da Champions League e continua andando por aí, tendo-se ainda permitindo "comprar" o Belenenses?

Ou não será verdade que quase todos os responsáveis pela calamidade do BPN continuam andando por aí com vidas faustosas e que a famosa SLN, agora com outro nome, continua a ter um enorme património enquanto so portugueses continuam a ter que fazer tremendos sacrifícios, em parte para tapar buracos criados por aquele mesmo BPN?

Ou não será verdade que algumas empresas proto-estatais continuam a ter regimes de excepção, ordenados milionários, benesses inaceitáveis?

A lista poderia continuar.

Nessa medida, temos que estar gratos ao CM por, muito provavelmente por razões comerciais mas ainda assim, estar a divulgar as escutas do Apito Dourado, a maior fraude desportiva que conheço a nível mundial. A organização, o sistema subjacente ao futebol português dos últimos 30 anos, foi uma autêntica "fábrica" de corrupção, uma central de vício, batota e adulteração de resultados e competições. Uma agência de prostitutas, de viagens, de dinheiros mal explicados, de "campeões" viciados. E (quase) todos, exceptuando Valentim Loureiro, os árbitrso que se retiraram e os dirigentes que entretanto morreram, continuam no activo, fazendo o mesmo!

A vergonha não tem fim. E o que faz a justiça? Declara a nulidade das provas, decide prescrições, absolve culpados por "falta de provas", quando as mesmas são esmagadoras e auto-evidentes. A justiça descredibiliza os testemunhos dos acusadores em favor dos acusados, em causa própria. Que aceita que um árbitro vai à noite a casa do Presidente do clube que apitará no dia seguinte para receber conselhos matrimoniais para o seu Pai? Onde está a justiça? Onde está a decência? Onde está a vergonha?

Para além de casos já bem conhecidos, as escutas revelam outros casos espantosos que merecem artigos separados.

3 comentários:

  1. Só para lembrar que o apparatchik que comprou o apoio do Figo ao Sócrates, também vendeu agora ao benéfica os direitos televisivos da Premier League, ao que diz a Olivedesportos, por 3 vezes mais o preço que eles pagavam.

    Ou seja, a Olivedesportos comprava por 700 mil, o Benfica comprou por 2,6 milhões mas pasme-se, não comprou à Premier League, mas sim a um intermediário, ao tal apparatchick ...

    Porquê? Será preciso fazer um desenho ou vocês ainda acreditam que o milionário tenha ganho esse estatuto a vender apartamentos na última década? Daaaa ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem é que disse isso? A Olivedesportos? O Guilherme Aguiar?
      Eu penso e tenho quase a certeza que isso não é verdade. Tanto quanto eu ouvi dizer, o Benfica antecipou-se à Sporttv ao assegurar COM A PREMIER LEAGUE o exclusivo dos direitos de transmissão em Portugal. Não ouvi dizer em lado nenhum (a não ser insinuado pelo Guilherme Aguiar) que uma hipotética empresa tinha-se antecipado à Sporttv comprando os jogos ingleses e que depois o Benfica tinha ido comprar os direitos a essa empresa. Houve uma pre-compra de direitos televisivos por uma empresa detida por Pedro Soares e Pais do Amaral mas depois nunca deu em nada porque não foram capazes de apresentar as garantias bancárias. Penso que é daí que vem a confusão.

      Eliminar
    2. Essa compra por parte de Amaral e Soares (através de uma empresa Worldcom) foi aliás já em 2011 e era para a época passada e reportava-se à Liga Espanhola e à Liga dos Campeões. Mas, como disse, isso nunca se concretizou. A worldcom nunca apresentou garantias bancárias para segurar o exclusivo desses direitos.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.