quarta-feira, 17 de abril de 2013

Contra a euforia, a arrogância e a estupidez

Este universo, conhecido como "blogosfera", em que cada um publica o que quer, é, por inerência, muito dado ao disparate.

Se alguns tentam ainda manter alguma moderação, alguma ponderação nas análises e comentários, já outros assumem-se como irresponsáveis, convencidos de que têm graça. Naturalmente que faço o meu juízo do que vou lendo e que me identifico e revejo mais com uns e nada com outros.

No entanto deve ser assinalado que a blogosfera tem vindo a assumir uma importância crescente no universo benfiquista, não escondendo já os comentadores dos programas com "painéis" clubísticos que vão espreitando os blogs, chegando a citá-los e até a imprimir fotos ou textos deles retirados. Se bem que pontualmente o possa perceber, como princípio isso parece-me mal porque, como digo, os blogs (e nisso incluo o meu que obviamente faz parte deste universo) não respondem perante ninguém e refletem apenas a opinião de quem lá publica. (Isto é uma reflexão de teor genérico que não se destina a dar recados a ninguém.)

Deixando estes considerandos e passando diretamente ao assunto, penso que o Benfica enquanto instituição e o chamado "grupo de trabalho" (treinador e jogadores) da nossa equipa se devem nesta fase manter bem longe de alguma agitação e euforia que infelizmente e a destempo vejo começar a perpassar nalguns blogs.

AINDA NÃO GANHÁMOS NADA!

A grande arma do Benfica esta época tem sido o rigor, o equilíbrio e até a humildade com que a nossa equipa tem enfrentado os vários desafios que se lhe vão deparando. Em praticamente todos os jogos disputados, a equipa entrou sabendo que só no campo se ganham os jogos e que a bazófia normalmente leva a maus resultados. A arrogância, a atitude de se achar que as coisas já estão ganhas, por regra leva a exatamente ao resultado contrário. Essa fraca mentalidade nunca foi aliás apanágio do Benfica. Nenhuma das nossas justas e suadas vitórias - e foram muitas ao longo da nossa história - foi alcançada com esse tipo de atitude infantil. Pelo contrário, o Benfica sempre se caracterizou pela raça e pela crença, pelo querer mais forte do que o do adversário, que se cultivam com a seriedade competitiva e a humildade.

Sei que a grande maioria dos benfiquistas tem isto bem presente e que sabe que este não é o momento para celebrar coisa nenhuma nem para nos distrairmos com folclores. Este, mais do que nenhum outro momento da época, é o tempo de nos unirmos no apoio à nossa equipa, tentando-lhe dar o suplemento anímico que lhe permita manter-se focada e concentrada para conseguir as vitórias de que precisa.

Sei disto mas também sei que alguns não o percebem. O meu apelo vai assim para que os benfiquistas que se dão ao trabalho de passar os olhos por este blog não se deixem arrastar em bazófias, em tonterias, em triunfalismos descabidos - receita certa e rápida para o desastre. Só assim, só mantendo-nos focados e respeitando os adversários, nunca os subestimando, poderemos no fim da época, aí sim, fazer a festa que temos feito por merecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.