terça-feira, 16 de abril de 2013

Sporting tem legitimidade para querer, Benfica tem qualidade para poder ganhar na Luz

Penso que as palavras do Presidente da mesa da Assembleia Geral do Sporting foram interpretadas por alguns benfiquistas exactamente ao contrário do que deviam e do espírito com que foram proferidas.
Quem me conhece e quem conhece este blog sabe que sou completamente insuspeito de sportinguismo. Mas tal não me pode levar a deturpar o que os nossos adversários dizem.

Aquilo que a pessoa em causa afirmou é exactamente o que eu e a maioria dos benfiquistas (e muitos sportinguistas) defendem que deve ser a postura do clube de Alvalade: defender os seus interesses independentemente do Benfica, não se concentrando nem estando obcecados pelo Benfica.

Eis as palavras exactas do dirigente:

«Roubar a possibilidade de os encarnados serem campeões daria uma satisfação especial ao Sporting? “Não”, responde Jaime Soares. “O Sporting entra em campo para tentar ganhar pontos. Se impedir o Benfica de ser campeão, isso é problema do Benfica. Amigos, amigos, negócios à parte. O que nós queremos é chegar à Luz e ganhar, para chegarmos o mais depressa possível aos lugares de acesso à Liga Europa - e, porque não, ainda ao terceiro lugar”, rematou o dirigente.»

Isto é absolutamente normal, educado, diria mesmo.
Agora se o Sporting tem a natural aspiração de ganhar, já o Benfica é que terá que ter a capacidade - e nisso acreditamos com todo o nosso benfiquismo - para por sua vez vencer, se possível de forma clara, e manter ou aumentar a sua vantagem na Liga para se sagrar campeão o mais cedo possível.

O Benfica tem qualidade, está forte e em sua casa tem apenas e só que se concentrar em ganhar o jogo não desviando a sua atenção por um segundo desse objectivo.

Vencer o Sporting equivale a dar um passo de gigante para ser campeão. No cenário de escorregadela do Porto em Moreira de Cónegos, uma vitória no Domingo significaria praticamente o selar do título e permitiria mesmo um apontar de todas as "baterias", uma aposta mais empenhada na Liga Europa.

Seja como for - e isto é o mais importante - o Benfica tem que jogar no Domingo ao seu melhor nível, com máxima concentração, na senda do que vem fazendo ao longo de toda a época. Só dessa forma poderá vencer um Sporting que está ou parece agora mais motivado e que tudo fará para conseguir pontuar e manter-se na luta pela Europa. Antes desse jogo não há Liga Europa. Aliás esta só pode ser vista como um bónus para a excelente época que vimos fazendo e não como um objectivo da mesma.

O Benfica e os benfiquistas que estarão nas bancadas a apoiar no Domingo têm que se recordar que este é um dos últimos obstáculos que temos que ultrapassar para nos sagrarmos campeões. Uma vitória deixar-nos-á (pelo menos) uma jornada mais próximos do título, apenas com adversários de muito menos dimensão para ultrapassar na Luz (Estoril e Moreirense) e um para vencer fora (o Marítimo), podendo nesse cenário celebrar o título no estádio do Porto.

Estamos perto mas ainda nada está ganho. É com esse espírito, com essa mentalidade, com a raça benfiquista que têm caracterizado esta época que temos que encarar o jogo de Domingo. Tudo o mais (o que os adversários querem, o que dizem) não nos diz respeito a nós.

3 comentários:

  1. É clarinho como água que a grande maioria (poderá não ser o caso desse senhor...!?!) dos lagartos, não só gostaria de nos vencer, como tirar a hipótese do Título ...

    o resto, creio eu, é conversa pra boi dormir!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o post na sua totalidade. Temos k jogar o k temos jogado,se assim for,nem com os apintadeiros de serviço perdemos seja k jogo for pra liga,e na europa,pago pra ver.

    Abraço

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.