segunda-feira, 27 de maio de 2013

Chega de derrotas, chega de perdedores

Parece-me evidente que as coisas ontem foram demasiados más para JJ poder continuar no Benfica.
Não sinto nenhum prazer em dizê-lo e será até de certa forma injusto que assim aconteça, pois se excluírmos o jogo de ontem, a época fica marcada por muita infelicidade. Por 3 ou 4 minutos, por 2 ou 3 centimetros tudo teria sido diferente.
Mas não foi.

E a crueza dos números é esta: JJ tem um campeonato em 4 anos. Tem taças da Liga? Tem, mas essas contam pouco. Tem uma final da Liga Europa? Tem e isso tem muito mérito e é um marco que fica, mas que infelizmente fica como a 7ª derrota consecutiva numa final europeia.

JJ teria feito campeonatos extraordinários se estes começassem à 2ª jornada e acabassem à 26ª. E - não esquecer - se em 8 jogos com o Porto não tivesse 5 derrotas e apenas uma vitória. Assim...

Bom, assim, a crueza dos números diz que o balanço é medíocre.

Porque, e eu tive esta discussão muitas vezes, há números que não interessam em termos de campeonatos, como os recordes de vitórias seguidas ou percentagens de vitórias. Nos campeonatos uma e só uma coisa importa: ganhar. E isso JJ, apesar de todas as suas boas intenções, conseguiu-o apenas uma vez, logo no primeiro ano, sendo nos seguintes trucidado pelo Porto. JJ ganha um campeonato em que o adversário é o Braga e perde três para o Porto, em dois deles com o Porto invicto, feito que até há 4 anos pertencia apenas ao Benfica.

JJ deu o seu melhor? Não tenho dúvidas de que sim, embora as histórias recorrentes de contactos com o Porto não sejam muito abonatórias. Mas a estratégia que montou para vencer foi consecutivamente derrotada.

Há uma coisa que não pode ser esquecida. No ano seguinte a sermos campeões, foi o ano de "vingança" do Porto. E aí fomos cilindrados por 5-0. JJ perde depois 2 meias finais (Taça e Liga Europa) de uma forma quase inacreditável. E o Porto é campeão em nossa casa, com rega e apagões.

Eu já disse e repito - desde essa humilhação absolutamente vergonhosa que esperei ouvir alguma coisa, alguma explicação, alguma desculpa, alguma justificação aos adeptos por parte de algum responsável, acompanhada da promessa de que as coisas mudariam. De Jesus talvez, mas sobretudo de Vieira. Até hoje estou à espera.

Veio a época seguinte, a que eu pensei seria da nossa "vingança". 5 pontos de avanço à entrada da segunda volta, os jornais a explicarem que nunca uma equipa tinha perdido o campeonato com tal avanço, e o descalabro a acontecer, acabando no golo de Maicon em fora de jogo na Luz. Mais uma vez, os adeptos do Benfica tiveram que engolir.

E veio ainda mais uma, esta, que agora sim ia ser a de sonho e que acaba desta forma.

Chega. Os benfiquistas estão fartos de derrotas e, há que o dizer, humilhações. Porque perder desta forma - hoje com o Guimarães, o único troféu que podiamos ganhar na época - é vexante.

Isto não é o Benfica.

Andamos nos blogs a empreender uma luta anti-sistema, andam os adeptos a apoiar a equipa pelos 4 cantos do mundo, para depois sermos "traídos" por uma derrota vergonhosa como a de hoje? Sim, porque depois do que se passou hoje (e mesmo tendo havido um golo ilegal do Guimarães) já nem nós temos vontade de falar de arbitragens. Perdemos peso, perdemos autoridade para falar de arbitragens. Porque não falámos quando devíamos (quando outros falaram e pressionaram, retirando daí dividendos óbvios) hoje somos uns derrotados.

A derrota da Taça é vergonhosa porque o adversário, apesar de toda a seriedade e de merecer todo o respeito, era muito fraquinho, muito limitado.

Um Guimarães parecido levou 6-2 neste mesmo estádio há 2 anos.

Numa outra "estrutura" JJ seria bi, ou quem sabe tetra campeão. Estes dois últimos campeonatos nunca teriam sido perdidos, nunca!

O problema é que JJ não está noutra estrutura, está nesta.

Por favor não falem do Bayern porque não há comparação possível. O Bayern é um colosso que nos últimos 11 anos ganhou 6 campeonatos, 5 Taças e 1 Liga dos Campeões!
Jupp Heinckes perdeu as 3 competições no primeiro ano. E venceu no segundo.

O Benfica transformou-se nos últimos anos num clube perdedor. Custa-me dizê-lo mas é verdade. Jorge Jesus tentou inverter esse ciclo e parecia bem encaminhado, ao ganhar logo no primeiro ano. No entanto no futebol português há demasiadas forças obscuras a actuar e JJ precisava do apoio de uma estrutura que nunca teve. Simplesmente é a que há.

E como ela não se vai alterar, até porque não se perfilou até hoje nenhuma alternativa credível para liderar o Benfica, a coisa vai partir - como sempre - pelo elo mais fraco.

Jorge Jesus entrou no Benfica com um discurso motivador e uma atitude vencedora. Ontem no Jamor foi o espelho do medo, da descrença, numa palavra, da derrota. Vivemos num mundo cão. As cenas do fim da partida são demasiado tristes. Eu estive no Estádio até aos jogadores recolherem aos balneários (coisa que não podiam fazer até ao Guimarães receber a Taça).

Ao subir a escadaria, Luisão parecia comandar um cortejo fúnebre. Mal organizado, com Lourenço Pereira Coelho a gritar não se percebeu bem o quê e Luisão a fazer ainda um compasso de espera, decidindo-se depois a avançar. O ambiente era muito mas muito pesado. Ninguém merecia este desfecho, nenhum o desejava e sei que todos terão feito o que pensavam melhor para as coisas correrem de outra forma. Infelizmente não foi assim. Neste mundo cão que é o nosso, nem sempre o trabalho é recompensado. Mas as responsabilidades não podem ser alijadas.
Com orçamentos tão elevados há que ter mais do que um campeonato para apresentar ao fim de tantos anos. Ou 2 se recuarmos a 2005.
O Benfica começa a ser um clube cronicamente perdedor. E o drama é que não se vê saída à vista.
Não com estes protagonistas.

7 comentários:

  1. Sem dúvida, as principais culpas são da estrutura e do LFV. No entanto, o JJ é cooresponsavel, porque não soube exigir no momento certo, o ajustamento do plantel (DE e um MC pelo menos). O nosso plantel esteve desequilibrado e se o Matic ou o Enzo se lesionassem, o SLB tinha desmoronado.

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto!

    Se tiveres paciência, dá uma espreitadela nos textos que tenho escrito!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. O problema de o JJ se despedir ou ser despedido é o de que o mais importante de mudar ficará igual:
    - falta de liderança desportiva;
    - falta de estratégia comunicacional adequada;
    - falta de combate adequado à corrupção;
    - falta de espírito vencedor e de coragem;
    - falta de equílibrio na estrutura do plantel.

    O JJ sairá, outro treinador conseguirá ganhar 1 campeonato em outros 3 ou 4 anos, e depois sairá, e o LFV continuará com uma média de 1 campeonato para cada 4 ou 5 anos.

    O JJ precisa(va) de alguém que:
    - o deixe fazer o que melhor sabe, mas que o OBRIGUE a corrigir o que faz mal repetidas vezes, em anos consecutivos;
    - o faça entender que as vitórias não são DELE e as derrotas NOSSAS;
    - o faça entender que se em 4 anos falhou 3, tem de ter a humildade para mudar algumas coisas;
    - o faça entender que a ambição do Benfica não é estar nas decisões, mas sim ganhar.

    O JJ pode corrigir isto tudo e se for para o Porto SERÁ OBRIGADO a corrigir isto tudo e, assim, tornar-se-á um dos melhores do mundo, e ganhará muito, cá em Portugal e inclusivamente na Europa. (Corrupções à parte)

    ResponderEliminar
  4. tipo eu como ja estou por tudo,nao será melhor ir á bruxa? Porque isto parece bruxedo...mas tambem tipo..bruxas existem muitas,se andam umas a fazer feitiços para o sucesso de uns, eu custa me acreditar que nao andem bruxas a fazer feitiços pro sucesso de outros.

    Portanto as bruxas mais poderosas devem ser aquelas que nao fazem feitiços no senhor da pedra nem no alto da montanha mas sim aquelas que nos vemos todos os dias e achamos que estão la para o nosso bem mas secalhar nao estão

    ResponderEliminar
  5. Frank, é tudo verdade. Admito que nesta altura o ambiente esteja irrespirável e até que não haja condições para JJ se manter. Ainda assim:
    - é muito ingrato que um golo caído do céu (ou saído das entranhas do Inferno) deite por água abaixo o trabalho não apenas de uma época, mas de anos!
    - o Benfica atingiu nestes quatro anos um patamar que não atingia há muito
    - não acredito que um novo treinador conquiste mais títulos do que JJ. Acho que, se sequer se conseguir aguentar, vai demorar dois, três anos a ganhar alguma coisa
    - caso saia, é muito triste JJ sair da maneira que saiu, cuspido e insultado. Errou na final da Taça, fez asneira da grossa, mas também nos deu muitas alegrias. Merecia outra despedida (como Aimar)
    Por tudo isto, tentando pensar com distanciamento, mas também com paixão à mistura, acho que haveria muitas razões para JJ ficar.

    Espero sinceramente estar errado, mas acho que se sair ainda vamos ter muitas saudades dele...

    ResponderEliminar
  6. «Não renovar com Jesus seria um erro histórico» - Bruno César

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=404924

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.