sexta-feira, 31 de maio de 2013

O Benfica da próxima época

Daquilo que me pude aperceber e do que fui lendo, o Benfica já contratou grandes jogadores para a próxima época. Djuricic e Sulejmani são reforços importantes e Markovic é um jogador extremamente promissor.

Djuricic é um médio criativo de 21 anos, um jogador de grande talento que, se afirmar plenamente a sua categoria, será sem dúvida um sucessor à altura de Pablo Aimar. Pode vir mesmo a ser um caso sério. Convém porém recordar que o esquema táctico do Benfica não tem contemplado um "número 10" puro, um organizador do futebol atacante. Essa tarefa tem sido repartida por Matic e Enzo, que porém têm que fazer todas as tarefas defensivas do meio-campo. Não me parece que Djuricic esteja particularmente vocacionado para este papel pelo que estou curioso para ver como será encaixado. Recorde-se que na primeira época havia apenas Javi Garcia nas costas de Aimar, mas esse desequilíbrio era compensado por Ramirez que tem características quase únicas no futebol mundial.

Sulejmani é um avançado de 24 anos, um jogador tipo Saviola (um pouco mais encorpado mas, tal como o argentino, bastante técnico, talentoso e com capacidade de fazer muitas assistências), para jogar provavelmente como segundo avançado. Chega a custo zero e procura de alguma forma relançar a carreira depois de ter sido a contratação mais cara do futebol holandês e de se ter apagado na última época no Ajax. Creio que o clube pretendia que o jogador renovasse, tendo-o "castigado" por isso não ter sucedido. Não é um goleador nato, enfatizo esta ideia, mas um jogador técnico de combinações.

Quanto a Markovic, que o Benfica ainda não confirmou mas a imprensa dá como adquirido, possivelmente nos moldes do negócio de Ramirez (sair para o Chelsea um ano depois de ingressar no Benfica), é considerado, apesar da juventude (19 anos), o maior talento da Sérvia dos últimos anos. É um jogador forte, rápido, com bom remate, que tanto pode jogar nas alas como na área. Marca golos e penso que Jesus tenderá a colocá-lo como atacante móvel mais do que como extremo, até porque neste momento existem muitas soluções para as alas. Penso que, a confirmar-se, seria uma excelente aquisição.

Uros Matic (médio, tal com o seu irmão, 23 anos) e Mitrovic (central, 22 anos) são ainda jogadores em fase de afirmação a precisar de bastante trabalho.

Fica a faltar aquilo que é evidentemente mais urgente: um defesa esquerdo de categoria e um médio defensivo para ser alternativa a Matic (a não ser que o seu irmão seja esse jogador); perceber se Maxi e André Almeida chegam para o lugar de defesa direito (e caso contrário encontrar um lateral de raiz para o lugar); um guarda-redes e eventualmente um central de categoria caso Garay saia mesmo. Caso Cardozo saia também, penso que será necessário um goleador para alternar com Lima.

Com estas contratações, que não tenho dúvida que virão a ser feitas uma vez que Jesus já disse que não quer voltar a ter que "inventar", o Benfica será com toda a probabilidade mais forte na próxima época.

Fica a faltar obviamente alterar algumas coisas ao nível da organização do futebol do Benfica mas disso falarei noutra altura.


6 comentários:

  1. Enormerrimo Frank, Companheiro,

    E que tal dares umas sugestoes para essas "lacunas" nas laterais?

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Um central de categoria precisa-se saia Garay ou não, Luisão não caminha para noo e Garay mesmo que não fique não deve ficar muitos anos por isso era bom preparar as coisas com tempo. Tb não hesitava em trocar o jardel pelo Steven Vitória.
    Para lateral esquerdo ficava com o Melga mas comprava o Antunes, só se fala no Insua, não percebo com não reparam neste jogador portugues sólido na defesa e com bom remate e que não é caro.
    Guarda Redes tb é preciso o Artur já mostrou que ão é de confiança.
    De restos sem grandes saídas não é preciso grandes alterações.

    ResponderEliminar
  3. Para defesa esquerdo concordo em absoluto com o anónimo Antunes, jogador já com provas dadas e que está emprestado ao Málaga pelo Paços.
    Para central não consigo ver no mercado actual um grande defesa central a baixo custo. Para defesa direito penso que o Maxi e o André Almeida dão conta do recado (mais até o André que joga muito bem nessa posição), caso seja necessário mais alguém há sempre o Cancelo, jogador no qual se deve apostar forte porque tem tudo para ser um bom jogador.

    Para médio defensivo de alternativa apostava também em um jogador do Paços, André Leão. Bom jogador, bons pés e inteligente a jogar.

    Guarda redes nem precisamos de conversar muito pois Oblak se começa a ser utilizado não dará qualquer hipótese a Artur.

    Um avançado mesmo sem sair ninguém seria Ghilas. Um jogador que numa equipa como o Benfica iria ser letal. Lima+Ghilas na frente, seria sinonimo de muitos, muitos golos!

    ResponderEliminar
  4. Este post é interessante acho que precisamos d um guarda redes pois Artur não dá confiança nos jogos decisivos está mais que provado.
    Quanto à defesa precisamos de um central experiente não sei se o sérvio é suficiente para o Benfica,precisamos de um defesa direito pois maxi não dá para temporada toda e andre almeida não dá garantias de grande equipa,na esquerda precisamos não de 1 mas de dois defesas esquerdo pois Melga não parece ser flor para o jesus ao meu ver pelos últimos jogos.
    Precisamos de um médio defensivo para além de Matic ,um número 10 e um avançado potente.
    Como veem muitas compras tenho uns nomes mas fica para outro post.

    ResponderEliminar
  5. Estou desconfiado sobre o Markovic, que agora já aparece associado ao Porto.

    Sobre os reforços, concordo com o comentário do Nery. Antunes ou Eliseu para a esquerda. Na direita o Maxi e o André Almeida podem dar conta do recado.

    É preciso um trinco que substitua Matic se ele se lesionar ou estiver cansado. Se o Matic sai, são precisos DOIS. Um desses dois podia ser o Airton, não sei porque é que o JJ não gosta dele.

    O Oblak é grande guarda-redes e está muito visto que o Artur esteve muito abaixo do ano passado, está a precisar de se sentir apertado.

    O Ghilas é um grd avançado, e o Benfica devia contratá-lo, mesmo que seja para emprestar.

    Centrais também concordo que precisamos, pelo menos de um, ou dois (se se confirmar a saída de Garay).

    O que mais temo, nesta época que se aproxima, é que as vendas só se concretizem no FINAL do prazo, tal como aconteceu o ano passado com Javi e Witsel.
    Não estou a imaginar o Benfica a conseguir passar o verão sem vender pelo menos um ou dois jogadores para conseguir os 60 milhões da praxe. Garay, Matic, Gaitan, Lima e Cardoso... são os que me parece serem mais apelativos para as equipas europeias. E são todos tão bons e importantes, que vai ser difícil substituí-los.
    Principalmente o Matic! Há muito tempo que não via um jogador tão bom e completo!
    Custa ver os melhores saírem!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.