quinta-feira, 6 de junho de 2013

O "obo" de Colombo

Aqui há uns anos, o Porto foi condenado por corrupção desportiva. Condenado obviamente é uma forma de dizer, porque condenação teria sido o que foi feito ao Boavista: descida de divisão. No mínimo dos mínimos os dirigentes comprovadamente corruptos teriam que ter sido irradiados, banidos para sempre do futebol.

Mas isso era num País sério e não numa choldra.

Desde então, esses mesmos dirigentes, com Pinto da Costa à cabeça, resolveram aplicar o princípio do ovo de Colombo, ou obo de Colombo, como é conhecido naquelas bandas.

O ovo não se equilibra? Fácil, quebra-se um pouco uma das extremidades e já está.

Ora como foi este princípio aplicado ao futebol português? Muito simples: se a corrupção não se pode fazer às escondidas (pode haver escutas e o caso vai parar a tribunal o que é desagradável e pode exigir novas fugas para Espanha) faz-se às tudo claras. Aí ninguém os pode acusar de coisa nenhuma porque nada foi escondido (e as trafulhices por regra fazem-se ás escondidas).

Vamos então fazer uma recriação da forma como as coisas poderiam ter acontecido (por limitações de espaço e tempo reportar-nos-emos apenas à última jornada do campeonato).


No seu gabinete da "Torre das Ântas", onde dizem que houve um suicídio misterioso, Pinto recebe um Antero Henriques ofegante.

AH - Presideânte! Somos cámpeons carago! Aqueles feilhos da p*** daqueles lampiõaes! Esta já eu nem esperava!!

PdC -He he he. Aquele filho da p*** daquele Kelvin f****-** bem f******. Mas oh Doutor, depois do que já aconteceu com este ano, depois do empate com o Olhanense, é preciso ver que em Paços não falha nada. Não quero mais brincadeiras este ano. E desta vez não é o Jackson que marca o penalty!

AH - Nãon se preocoupe presideânte. Já falei com o Lucho, o coumandânte, é ele que bai marcar. E os mouros tãom tan f****** que nem bão abrir piu...

PdC - quem é que apita?

AH - É o Hugo, presideânte, o Hugo Miguéal! Assim cão jeitinho ainda lhe peço para dar tãobém um bermelho (bermelho, tá a ber presideânte...) logo a um jogador do Paços.

PdC - Está bem. E o Josué? Já lhe falaste?

AH - Já presideânte. Ele tá em cuntacto com o macaco.

PdC - olhe oh doutor, por falar nisso chame-me aí o Reinaldo.

(Antero Henriques liga a Reinaldo Teles que pouco depois entra no gabinete).

PdC - Reinaldo, já falaste com o macaco? Tá tudo controlado ou não?

RT - Presidente, está tudo. Os superdragãos seguem já amanhã para Paços. Bamos jogar em casa.

PdC - Ok Reinaldo. Mas olha que o Paços é boa equipa. Eu não admito que falhe seja o que for. Imagina que eles se põem para lá a jogar à bola e acontece o que às vezes acontece que é falharmos golos e depois arriscarmo-nos a sofrer um e a complicar tudo. São coisas que podem acontecer Reinaldo. Imagina o que isso seria...

RT - Presidente, o macaco já pôs a correr que ou o Porto ganha ou eles partem aquilo tudo. Ele até disse: arrebentamos com esses castores todos. Agora o Presidente podia dar um toque ao Presidente do Paços antes do jogo e garantir-lhe que tudo correrá bem, que não haverá problemas... que é tudo boatos... E depois talvez... falar das nossas relações. Como eles já estão classificados para a pré-iliminatuória da liga dos cámpeõees, até podíamos falar em que podem usar o nosso estádio... Tá a ver presidente?

PdC - boua ideia Reinaldo. Mas o macaco já falou de tudo ao Josué?

RT - já presidente. Ele está a meter medo lá no balneário e vai-nos dizer se algum jogador do Paços se armar mais em herói... Também já falei com o Salvador e ele concorda com o Cássio e ao Luis Carlos. Eles também já sabem, mas como se fosse um rumor... Mas tudo bem feito, presidente, não se preocupe. Quer que o Bitor dê uma palabrinha ao Fonseca, o treinador do Paços? Também é importante...

PdC - é melhor não! É melhor não! Isso... Isso eu depois trato doutra maneira.

AH - Presideânte e acha que os mouros bão tentar alguma coisa?

PdC - tentar, tentar, se calhar até vão. Oh Reinaldo, diz ao macaco para ver bem se anda algum mouro lá por Paços... Mas eles não se atrevem... Já sabem como é!

AH e RT - Ah ah ah ah.

PdC - Diz já aos super para prepararem um cânticoa gozar com os magrebinos. Tipo cabeçudos ou uma coisa assim. Eles estão tão humilhados que nem abrem a boca. E eu depois ainda vou mandar umas bocas para os gozar mais. Vou dar uma entrevista à Judite de Sousa e vou dizer que este é o campeonato da verdade desportiva!


AH e RT em uníssono - "Oh Presideânte, Bocê é um génio Carago!! AH AH AH (gargalhadas alarves, boçais)"



Nota: a ideia do "ovo de Colombo" não é originalmente minha. Retirei-a de um comentário ao post "Paulo Fonseca - a 1ª escolha" do blog "O antitripa".

3 comentários:

  1. O pior de tudo é que a realidade é MUITO pior do que isso! A organização mafiosa deles supera as nossas fantasias.

    ResponderEliminar
  2. Tenho de fazer um post citando uma frase tua, é inevitável!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.