domingo, 9 de junho de 2013

O triângulo de Chão de Porcos

É mundialmente famoso o triângulo das Bermudas, também conhecido por triângulo do diabo, onde aviões e embarcações desaparecem misteriosamente, fruto de, alegam alguns, actividade paranormal e/ou de extra-terrestres.

Portugal não gosta de ficar atrás de ninguém seja no que for e daí a ter, desde há cerca de um mês, o seu próprio triângulo: o triângulo de Chão de Porcos.



Se o triângulo das Bermudas fica entre Miami, Bermuda e San Juan (Porto Rico), já o nosso fica entre o Porto, Braga e Paços de Ferreira. No meio do "nosso" triângulo fica a localidade que lhe dá nome: Chão de Porcos, que se situa ao lado de Costa do Pinto.

Tal como no triângulo das Bermudas desapareceram de forma misteriosa um avião e diversas embarcações, também no triângulo de Chão de Porcos desapareceram misteriosamente: 1) a verdade desportiva; 2) dois treinadores de futebol; 3) alguns jogadores. Provavelmente terão sido sugados por um vórtex semelhante ao que se diz existir nas Bermudas.

Há ainda outra semelhança notável, que faz com que Portugal esteja, como sempre, na vanguarda do que é estranho: tal como no triângulo das Bermudas alguns objectos desaparecem para sempre, ao passo que outros reaparecem noutros locais, o mesmo acontece em Chão de Porcos. De facto a verdade desportiva desapareceu sem deixar rasto mas os treinadores e os jogadores já reapareceram noutras paragens. Mais uma vez, as palavras de Pinto da Costa, certamente ligado por laços misteriosos a Chão de Porcos, ou não fosse a localidade vizinha Costa do Pinto, foram proféticas, pois ele disse (na altura incompreendido por nós, meros leigos): "já tenho treinador, vocês sabem onde ele está".

Estava, evidentemente, no triângulo de Chão de Porcos e agora tudo bate certo. 

Até aqui, Portugal tinha o seu quinhão de actividade paranormal, por força do Entrocamento e seus fenómenos (tudo ali cresce em proporções fantásticas) e também do Canal Caveira, onde ao invés de desaparecimentos havia, diz-se, encontros misteriosos.

Mas isso não chegava. Agora sim podemos-nos orgulhar de ter o nosso próprio um triângulo, tal como as Bermudas.

O primeiro fenómeno no triângulo de Chão de Porcos, deu-se a 11 de Maio. O Nacional da Madeira foi ganhar a Braga por 3-1, depois de ter perdido pelo mesmo resultado e com uma exibição descolorida uma semana antes contra o Porto. Com esse resultado, garantiu ao Paços de Ferreira o 3º lugar no campeonato, perdido precisamente pelo Braga. Foi um resultado anormal, especialmente se tivermos em conta que o Braga estava obrigado a ganhar se quisesse manter esperanças de ir à Liga dos Campeões no próximo ano. De facto ainda mais estranho se considerarmos a quantidade de água que a equipa nacionalista meteu na semana anterior, na sua própria casa, quando hipotecou definitivamente as possibilidades de alcançar a Liga Europa. Mas o futebol é assim, cheio de sortilégios e se fosse só por esse facto, nunca Chão de Porcos se teria celebrizado.

Os mais espectaculares fenómenos misteriosos começaram a dar-se a partir de 19 de Maio no vértice de Paços de Ferreira. A um já nos referimos: a verdade desportiva desapareceu  aos 20 minutos de jogo.

Os outros foram ainda mais extraordinários e aí sim, imortalizaram este triângulo: do vértice de Paços passaram para o vértice de Braga Luis Carlos, o jogador que, num atraso infeliz, isolou James para o "penalty" do título e Cássio, guarda-redes do Paços. 

Também do vértice de Paços, passou desta vez ao vértice do Porto Josué, que entretanto revelou que já antes disso era do Porto e que tinha a certeza que lá jogaria. 

Do Porto a Paços vai em sentido contrário um dragão, um Estádio, que abre as portas para que lá jogue a equipa do Paços (ou o que dela sobrar) para o ano. 

E finalmente de Paços para o Porto vai também o treinador (que se encontrava desaparecido há algum tempo), dando lugar a outro que por sua vez desapareceu para agora reaparecer (tal como aconteceu já também nas Bermudas) no meio de um deserto das arábias... Já a misteriosa proposta para a sua renovação, essa foi mesmo engolida pelo buraco negro do triângulo.  

Para compor e rematar este ramalhete, Pinto da Costa, numa entrevista à RTP logo a seguir à "conquista" do Campeonato, anunciou, provavelmente fazendo uso dos seus proverbiais dons de vaticínio (ou omnisciência), que este tinha sido "o ano da verdade desportiva", o que ilustrou anunciando ao País a transferência de Cássio para o Braga. Na altura ninguém sabia desta passagem de um vértice ao outro.

Confusos? Eu explico: a verdade desportiva que eu disse ter desaparecido em Paços está afinal no triângulo de Chão de Porcos. Pinto da Costa, com a sua ligação a Costa do Pinto, mesmo ao lado de Chão de Porcos, foi o único que a viu, provavelmente ao lado de Josué, Cássio, Luis Carlos e Paulo Fonseca.

Agora digam lá: a este rectângulo à beira mar plantado, o que estava a faltar? É óbvio: o triângulo de Chão de Porcos. Num país de gente quadrada, nada como uma grande lição de geometria para deixar bem redondas as cabeças dos maus alunos. 

5 comentários:

  1. Esse triângulo não será antes um quadrado?

    Tentei seguir as linhas do teu raciocínio mas encalho sempre ao passar a linha...do Estoril!

    ResponderEliminar
  2. Post muito bem esgalhado e melhor ainda...esmiuçado !!!

    ResponderEliminar
  3. Enormerrimo Frank, Companheiro,

    Eu tambem nao acredito em bruxas, 'pero que las hay ... hay', ahahah.

    Excelente texto. Obrigado.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  4. Texto fantástico merecedor de uma análise profunda pois na minha opinião, embora se leia em termos irónicos, uma verdade é que encerra verdades indesmentíveis...

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.