sábado, 8 de junho de 2013

Será tudo nossa imaginação?

Ponto prévio: todas as suspeitas sobre o FC Porto, desde que fundamentadas, são legítimas. Porquê?

Porque o Porto é um dos únicos clubes condenado por corrupção em Portugal e, creio, o ÚNICO que NÃO RECORREU DA SENTENÇA. Nessa medida pode-se falar de um clube assumidamente corrupto. E como todos os dirigentes mais influentes por lá se mantiveram, a começar em PdC, não temos verdadeiramente razões para esperar deles outro comportamento que não o da trapaça e da deslealdade. Que aliás demonstram a todo o momento.

Vem isto a propósito do caso CASAGRANDE que (como aliás era de esperar) não teve praticamente repercussão na imprensa.

Naturalmente que não tenho certezas absolutas acerca do caso. Mas que é muito estranho e mereceria no mínimo alguma investigação, disso tenho a certeza.

Dei-me ao trabalho de ler o que escreveu um portista num blog.

Parecendo querer fazer uma análise séria ao caso, os seus principais argumentos para contrariar o testemunho de Casagrande são estes: a resposta de Domingos Gomes, médico do Porto na altura (pessoa que reputa de credível) e a incongruência entre a passagem (fugaz) de Casagrande pelo Porto e o alegado uso de substâncias dopantes.

Em relação a Domingos Gomes, sendo parte interessada no caso, não será talvez a fonte mais independente. Mas mesmo descontando esse facto, as declarações em si mesmas são algo estranhas.

Porque à Renascença Domingos Gomes diz:

"essa prática nunca se efectuou no clube. As palavras de Casagrande também ofendem o FC Porto que se achar deve accionar judicialmente o antigo jogador. Condeno em absoluto essas declarações. São falsas e ofendem a dignidade do departamento médico e do FC Porto".

Mas depois a outros orgãos de informação diz o seguinte:

Comigo não aconteceu. Não tenho nada a negar. Já foi há muito tempo, nesta altura não consigo relacionar com nada. Se ele disse isso, não tenho nada a reagir. Já lá vai, não tenho nenhuma referência neste momento para falar do caso. Ele é que terá de dizer quem foi. Transcende-me. Não tenho que comentar”, disse Domingos Gomes em declarações ao jornal MaisFutebol.

Não tenho nada a dizer, se foi utilizado ou não. Já não faço parte desse mundo. Não tenho dados, e haverá pessoas mais habilitadas para comentar”, acrescentou o médico, que adiantou não ter grandes recordações de Casagrande: “Se é quem eu penso, é uma pessoa que foi muito bem tratada. Fraturou o tornozelo uns jogos antes da final”.

Será só a mim que estas declarações parecem um pouco incongruentes?

O outro argumento é o do rendimento (e jogos disputados) versus a "necessidade" do uso de doping.

Ora aqui o blog portista não percebeu ou não quis perceber o que Casagrande disse. O brasileiro disse que não havia cansaço e que "Se fosse preciso, dava para jogar três partidas seguidas”.
 
E comenta o portista:

"Três partidas seguidas? No FC Porto?
Lendo isto, quem não souber até pode pensar que Casagrande disputou muitos jogos no FC Porto e que, para aguentar o intenso esforço que lhe era exigido, tinha que se dopar (quatro vezes, diz ele). Vejamos, então, a realidade dos factos.
Casagrande participou em apenas seis jogos do campeonato português (perfazendo um total de 318 minutos) e na Taça dos Campeões Europeus 1986/87 teve uma utilização residual (cerca de 60 minutos e na final nem sequer saiu do banco de suplentes).
Quanto a ter disputado três jogos seguidos num curto período de tempo, bem, isso é algo que nunca aconteceu, nem nada que se pareça. O mais seguido que Casagrande teve no FC Porto foram dois jogos, com um intervalo de seis dias (!), em que esteve em campo uma “enormidade” de 90 minutos (63+27)."

Ora não é isto que está em causa. Casagrande não diz que jogou 3 partidas seguidas. O que ele disse é que se fosse preciso com o doping poderia jogar 3 partidas umas a seguir ás outras. Ou seja conseguia jogar 270 minutos sem parar...

Casagrande AFIRMA DUAS VEZES QUE FOI NO FUTEBOL CLUBE DO PORTO QUE TOMOU DOPING! SERÀ QUE FOI O BENFICA QUE LHE PEDIU PARA O DIZER? SERÁ QUE ALGUÉM PAGOU A CASAGRANDE, QUE TEVE A CORAGEM DE ASSUMIR UM PASSADO DE DROGAS E QUE AGORA SE QUER LIBERTAR DESSES DEMÓNIOS, PARA INVENTAR UMA COISA DESTAS? QUAL O INTERESSE DE CASAGRANDE?

Porque viria o jogar mentir sobre um caso desta gravidade tantos anos depois?

E SE O PORTO NADA TEM A TEMER OU ESCONDER PORQUÊ AS AMEAÇAS FEITAS AO JOGADOR BRASILEIRO?

Enfim é mais um caso estranho para os lados do Porto e mais uma sombra que fica sobre as suas conquistas do passado, mesmo aquelas que à partida menos contestaríamos: as europeias.

Seguidamente fica um registo de uma série de notícias e artigos sobre este e outros casos envolvendo doping e o Porto.

http://www.publico.pt/desporto/noticia/casagrande-admite-uso-de-doping-quando-jogava-no-fc-porto-1592230
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticias/casagrande-doping-porto-casagrande-doping-casagrande-doping-porto-fc-porto-walter-casagrande/1442338-1192.html
http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior.aspx?content_id=817327
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=397300

http://desporto.sapo.pt/futebol/brasil/artigo/2013/04/30/deco_apanhado_num_exame_anti_dop.html
http://www.publico.pt/desporto/noticia/deco-constitui-defesa-contra-acusacao-de-doping-1593336
http://sol.sapo.pt/inicio/Desporto/Interior.aspx?content_id=74103

http://relvado.sapo.pt/internacional/carlos-alberto-ex-fc-porto-acusou-doping-451038
http://www.ojogo.pt/Internacional/interior.aspx?content_id=3169463
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticias/doping-carlos-alberto-absolvido/1452641-1192.html

http://www.avanteplobenfica.com/2011/02/doping-no-fcporto-o-caso-semedo-e.html
http://mastergroove2010.blogspot.pt/2013/05/doping-fcporto-guilherme-aguiar-mentiu.html
http://mastergroove2010.blogspot.pt/2013/04/doping-no-fc-porto-desaparece-da.html

http://pulpuscorruptus.blogspot.pt/2013/05/o-adn-da-raca-corrupta-mafia-da-palermo.html

2 comentários:

  1. Muito bom. É importante que os benfiquistas continuem a lembrar esta escandaleira e que a não deixem cair no esquecimento.

    A tentativa de apagar todos as referências a estes casos na CS e redes sociais é mais uma prova que de que estão comprometidos e de que é tudo verdade, pois se estivessem de consciência tranquila faziam um comunicado desmentindo tudo o que se afirma - o que nunca aconteceu nem irá acontecer! - estando-se borrifando para aquilo que seriam meros boatos. Mas não são. São descrições da realidade, as poucas que viram a luz do dia.

    À semelhança da máfia estão interessados no silêncio - a famosa Ómertá - no silêncio das testemunhas- que as pessoas deixem da falar pois quanto mais tempo passar maior será a dificuldade em provar o que quer que seja.

    Mais testemunhos se irão seguir tenho a certeza.


    ResponderEliminar
  2. Belo texto e bela recolha de links. É disto que precisamos, de denunciar, de não deixar os assuntos morrerem, de guardar para memória futura.

    Eu não tenho grandes dúvidas que eles se doparam, só que isso podia mexer com tanta gente, que o mais fácil é abafar e garantir que "todos" são protegidos.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.