quarta-feira, 17 de julho de 2013

A qualidade começa-se a ver

Há já considerável tempo que aqui referi que o tridente sérvio de ataque constituía um muito bom reforço para o Benfica. Djuricic, Markovic e Sulejmani pareceram-me logo boas contratações, por se tratarem de jogadores com técnica, com talento e com cultura futebolística.
A minha grande dúvida dizia respeito a Sulejmani, não propriamente quanto à qualidade mas sim por ter tido uma lesão grave e por ter estado parado bastante tempo, creio que por não ter renovado com o Ajax e o clube o ter assim querido pressionar ou mesmo punir.
Vistos os primeiros jogos, que servem sobretudo para experiências e para encontrar os lugares e os modos de jogo em que os atletas podem render mais (e estes se adaptarem às concepções de jogo da equipa, obviamente) começam a definir-se melhor as coisas e a qualidade que me parecia existir começa de facto a mostrar-se.
Djuricic é o construtor, armador de jogo que se esperava, mostrando qualidade e visão, Sulejmani apareceu em bom plano, quer a finalizar, quer a jogar como extremo esquerdo, quer na posição de segundo avançado e Markovic é um criativo, um jogador rápido na frente de ataque com características bastante peculiares e interessantíssimas se souber colocar o seu talento ao serviço da equipa.

Existe de facto muito talento nestes jogadores, que até exibem alguma versatilidade (embora sempre em posições de ataque), que Jorge Jesus seguramente saberá aproveitar ao máximo. Se há qualidade que Jesus tem mostrado nestes anos de Benfica é conseguir extrair o máximo rendimento dos atletas.
Assim no ataque não faltarão soluções, o que não quer dizer que não se possa vir a sentir a ausência de Cardozo, mas esse é um outro tema que aqui agora não cabe.

Quanto ao meio campo fico satisfeito por Farina poder ser uma alternativa a Enzo. Como várias vezes tenho vindo a assinalar, a "alta rotação" do nosso meio campo tem que ser assegurada através de alguma alternância e a contratação de Farina parece servir para esse efeito. Continuo a achar que fica a faltar uma solução para substituir Matic mas quem sabe se ela não poderá surgir dentro do próprio plantel. 

Finalmente quanto à defesa estou tranquilo. Sofremos muitos golos, muitos mais do que é aceitável, mas existem qualidade e opções em número mais do que suficiente para que as coisas mudem rapidamente assim que começarem os jogos a doer.

Na minha opinião, Melgarejo esteve bem na maioria dos jogos da época passada. No entanto precisávamos naturalmente de um lateral de raiz. Neste momento temos Melga, o brasileiro Cortez (que penso que tem ainda muito que aprender em termos de futebol europeu) e ainda Sílvio, ao passo que para a direita, além de Maxi e André Almeida, temos agora ainda Rúben Amorim. Em termos de centrais Lisandro parece uma boa aposta, Vitória já deu provas e Mitrovic tem condições naturais para ser também um jogador confiável. Se eu estivesse à frente do Benfica Luisão continuaria, pois é importante não mudar uma defesa toda de um ano para o outro.

Falta agora resolver os casos pendentes, tentar colocar uma série de jogadores que não têm lugar no plantel (e que referi já anteriormente) e começar a trabalhar, com calma, para estar pronto para os primeiros desafios da época. Este ano todos devemos aprender com o que passou no fim do ano passado e recordar que não há vencedores antecipados e que não faz sentido entrar em euforias antes do tempo.

No imediato, após as perplexidades que manifestei anteriormente, vejo alguns sinais positivos, como seja a versatilidade dos sérvios (que permitirá nuances tácticas interessantes), a contratação de um substituto para Enzo e o número de soluções válidas para a defesa (os muitos golos sofridos até podem ser uma coisa boa pois alerta em tempo útil para a necessidade de trabalhar estes processos).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.