segunda-feira, 15 de julho de 2013

Perplexidades de pré-época

Estamos na pré-época sendo obviamente muito cedo para tirar ilações, fazer projeções e mais ainda balanços.

No entanto preocupa-me que o plantel do Benfica continue a ser muito desequilibrado e que se insista em erros e opções que me parecem absolutamente tontas. Em particular causam-me estranheza os seguintes aspectos:
  • O que fazem Michel e Djaló na Suíça? O próprio Urreta? Quantos mais anos precisará este último para se afirmar?

  • Existe uma enorme profusão de jogadores para a ala esquerda mas, para além da adaptação de Ola John, não há uma alternativa credível a Sálvio.

  • Rúben Amorim, depois de se portar mal com JJ e o Benfica e nem sequer se ter imposto em Braga não apenas faz parte do plantel mas renovou por 4 anos. Isto só me faz confusão a mim? Temos aqui um novo Porfírio? Amorim já mostrou que não tem suficiente qualidade para ser titular do Benfica e para suplente não precisava de um contrato tão longo.

  • Neste momento temos 6 centrais. Admitindo que Garay sairá continua a haver um central excedentário. Para mim é Jardel, mas para JJ não sei. Isto para já não falar de Roderick...

  • Quanto a Carlos Martins continuará a receber a receber um ordenado para durante um ano inteiro para produzir zero, ou pior ainda, prejudicar a equipa nos momentos cruciais?

  • Quanto às opções para o meio campo, continua a existir um claro défice de soluções. Espero que a aposta nos Andrés seja para continuar mas claro que se percebe que estes jogadores ainda precisam de crescer para se poderem afirmar, não devendo pesar sobre eles a responsabilidade de substituir Enzo e Matic quando estes não puderem jogar. Rúben, já o disse, não me parece solução para mais do que meia dúzia de jogos por época (até porque é muito vulnerável a lesões) pelo que a meu ver continua a faltar um jogador para o meio campo. Caso Matic saia, então o caso muda de figura, pois este grande jogador vale mesmo por dois. Nessa eventualidade o Benfica precisará no imediato de um "trinco" com muito pulmão e capacidade física, algo que não é fácil de encontrar, para além do tal outro jogador para substituir um dos dois titulares e promover a rotação.
Em suma, apesar de algumas das contratações me parecerem bastante positivas, nomeadamente resolvendo (esperamos) o problema da defesa, quer nas laterais quer no centro, o plantel continua a ser desequilibrado e carente nalgumas posições, designadamente no centro do campo. Para além disto conta (ainda) com um conjunto de jogadores que não me parecem ter categoria suficiente para estar no Benfica e cuja simples presença no plantel me parece inexplicável.

5 comentários:

  1. Enormerrimo Frank, Companheiro,

    Se tiveres, a mao, uns 20/25, ou, preferencialmente, 30ME para emprestar a SAD ... (sem juros, ja agora, ahahah).

    Com varios titulares ainda for a, querias que a Equipa fosse fazer 3 desafios em 4 dias sem Michel, Djalo e Urreta?
    Os dois primeiros foram, claramente, para assegurar alguns minutos de descanso aos que mais necessitassem, ou nao te parece?

    Nao te parece existir alternative "credivel" a Salvio?
    Ahahahah, ora pensa la em alguns nomes e vais ver que descobres varios.

    Esqueceste-te que o Ruben tambem pertence ao BSFundo?
    Que, pelo menos por isso, a SAD "tinha que renovar"?
    Que o Atleta pode ter recusado renovar so por um ou dois anos?
    Eu tambem preferia que a Equipa nao 'necessitasse' do Ruben, mas ha que reconhecer a utilidade de um (portugues, ainda por cima) Atleta tao polivalente e experiente.

    Ate da 'abundancia de centrais' tu te queixas?
    Perante a tao provavel saida do Garay e a idade do Luisao?
    Tambem ja nao ha "coiso" que te sirva, porra!

    Que sugeres tu que a SAD diga ao Martins?
    Que lhe Aponte uma pistol e lhe diga para se fazer a vida?

    Os "Andres" tambem nao te servem?
    Nem para suplentes/rotacao?
    Com a idade que tem, queres que eles joguem quantos minutos nesta epoca?

    Ora porra, Companheiro!
    Neste momento a Equipa tem excelentes opcoes para todas as posicoes (as melhores de que me consigo recordar) e tu ainda sentes necessidade de escrever que ele te parece "muito desequilibrado"?

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Albuquerque, algumas das carências do ano passado parecem estar supridas e isso é de saudar. Há certamente agora alternativas a Maxi e a Melgarejo e os vários centrais parecem dar garantias, sobretudo o Steven que já conhecemos do Estoril e o Lizandro que parece um belíssimo jogador. No entanto continuo a pensar que há desequilíbrios e que o plantel como está não dá garantias.
      Vejamos: o ano passado, o Enzo estoirou e jogou os últimos jogos preso por arames, ao passo que o Matic baixou bastante de rendimento, como é natural pois ele não deixa de ser humano.

      Ora que contratações foram feitas para estas posições? Nenhuma, com excepção do regresso do Rúben (que não me agrada face ao atrás exposto), que aliás é anulada pelo facto do Carlos Martins estar na prática dispensado.

      Se o Matic sair, como o JJ diz que é "praticamente impossível" que não aconteça, quem ocupa o seu lugar?

      Finalmente há a questão Cardozo. O Benfica vai perder o seu maior goleador dos últimos anos (décadas até) não me parecendo nada fácil substitui-lo (e não se tendo contyratado ninguém para o efeito).

      É isso sobretudo que me preocupa.

      Eliminar
    2. Enormerrimo Frank, Companheiro,

      Se o que tu querias dizer com este texto era que o plantel do Real (ou do Barcelona, ou do Bayern) e melhor que o Nosso, entao ok, desculpa o meu 'desabafo'.

      Agora vieste com o argumento das eventuais saidas, o que nos obriga a outros raciocinios, porque sabemos que as nao podemos impeder, apenas prevenir.

      O que me parece e que a Equipa esta cada vez mais 'cheia de alvos' (o que diminui o risco), cada vez mais cheia de 'polivalentes' (o que dimui o risco) e, talvez, cada vez mais integrada com a Equipa B.

      O que mais se pode fazer, Frank?

      Tu sabes bem os investimentos ja feitos (pela SAD e pelo Grupo) nestes meses, sabes que ainda nao realizamos nenhuma 'grande mais valia' neste exercicio (comecou ha 15 dias) e sabes que o crac vendeu (120ME) o dobro que Nos vendemos no exercicio anterior.

      Eu confesso-te que sinto que algumas das opcoes estao longe de serem "optimas", mas compreendo que "o optimo pode ser inimigo do bom", especialmente quando ha restricoes financeiras,

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Caro José Albuquerque, obrigado pelos comentários. Com efeito é demasiado cedo para fazer avaliações e espero obviamente que o tempo te dê toda a razão. No futebol as coisas mudam bem depressa como o ano passado tão bem - ou mal - demonstra. Veremos. abraço e Viva o Benfica

      Eliminar
  2. Enormerrimo Frank, Companheiro,

    Afinal ..., ahahah, e se o Tal Farina for um "8", parece que a SAD te esta a "dar razao".

    Eu e que te agradeco pelo excelente trabalho que tu (como outros Companheiros) aqui fazes pelo bem do Nosso Clube.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.