terça-feira, 9 de julho de 2013

Será muito difícil substituir Cardozo

Retirado do site da UEFA, Liga Europa.


Cardozo tem uma característica rara e preciosa no futebol: marca golos. Muitos golos, de várias formas. Tem o golo nos pés como se costuma dizer.

Os goleadores são raros no futebol e por isso são muito caros. A ideia de que qualquer um marca desde que lá esteja não é verdadeira e a experiência já múltiplas vezes o demonstrou.

Por regra, as equipas de topo têm um grande goleador. O Sporting nas únicas duas vezes em que foi campeão nos últimos anos teve dois goleadores: Acosta e Jardel. O Porto nos últimos 3 anos teve Falcao, Hulk (muito à custa de penalties, é certo) e Jackson. 

O Benfica tem tido Cardozo e por isso venceu em 2010 e esteve muito perto de vencer nas últimas duas épocas. Se chegámos à final da Liga Europa devemo-lo em grande medida a Cardozo que marcou em todas as eliminatórias. E se a perdemos devemo-lo a Torres que do nada criou o golo que nos colocou em desvantagem e inverteu a tendência do jogo que até aí nos era favorável.

O Benfica tem ainda Lima, tem Rodrigo e tem os sérvios que me parecem bons jogadores. Mas para além de Lima nenhum deles me parece um goleador nato. E nenhum deles, incluindo Lima, tem as características de Cardozo.

2 comentários:

  1. Concordo em absoluto com a sua visão. Mas encarando a saída do Cardozo com um dado adquirido, preocupa-me a sua substituição. Claro que o modelo de jogo, com a entrada missiva de sérvios, pode alterar-se em relação aos anos anteriores para um jogo mais parecido com o FCP de Mourinho, sem um ponta de lança fixo. Nesse caso o Lima pode ser o jogador ideal. No entanto, mesmo que assim seja, ter apenas um jogador é limitador. Por isso não entendo o empréstimo de Nelson Oliveira. Penso que o jogador teria agora espaço para se afirmar.
    Outro dossiê que me preocupa é a questão do guarda-redes. Desde o fim da época que se sabe que Jesus quer fazer concorrência séria a Artur e a duas semanas do início do campeonato ainda não há ninguém! Como é possível terem falhado o Eduardo? Veja-se a excelente contratação que os nossos rivais acabam de fazer ao adquirir o turco Bolat a custo zero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou em crer que o modelo de jogo poderá conhecer alterações, no sentido de ser mais móvel e talvez mais próximo de um 4-3-3, muito embora isso representasse um abdicar, por parte do Jorge Jesus de um seus seus principais mantras desde que chegou ao Benfica. Veremos. Agora contra equipas mais fechadas (a esmagadora maioria das da 1ª Liga) tenho muito receio de que Cardozo venha a fazer muita falta. Recordo que no 1º ano (em que fomos campeões) havia mesmo o Welton, só para marcar golos e resolver jogos muito fechados. Concordo em absoluto quanto ao Nélson Oliveira.

      Já em relação ao "dossier" guarda redes também o vejo com preocupação. Não sei se o Eduardo seria a solução (na verdade penso que não). Mas que devia existir uma alternativa credível ao Artur isso é uma evidência.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.