quarta-feira, 21 de agosto de 2013

No futebol não há explicações

O futebol é uma coisa bastante simples que por vezes complicamos.

Ganhar equivale a ter sucesso, perder é ter insucesso. Não há volta nenhuma a dar a isto.

Defender que a "valorização de jogadores" pode servir como um critério de sucesso é discutível, pretender que isso possa servir de substituto de vitórias é insultuoso para um benfiquista. Somos o Benfica, não somos o Paços ou o Estoril.

As infra-estruturas de um clube são importantes enquanto permitem criar condições para o sucesso, não servem, não podem servir, para encobrir ou substituir o insucesso desportivo. O Benfica chegou a não ter casa própria e sobreviveu a esses tempos, porque a sua identidade e espírito de vitória se mantiveram bem fortes.

Os museus são importantes (o Benfica tem museus há muitas décadas) mas são-no porque existem taças para colocar no seu interior.

Em suma, no futebol - e sobretudo no Benfica - o sucesso mede-se apenas por um factor: numero de vitórias.

No futebol os resultados falam por si - não há lugar para explicações. Quem não os consegue deve sair. 

É tão simples quanto isto. Não vale a pena tantos perderem tanto tempo a tentarem explicar o inexplicável.

3 comentários:

  1. Em poucas palavras se consegue dizer muito

    ResponderEliminar
  2. É obvio que não se pode reduzir o Benfica, actualente 6º clube da UEFA, a esta dicotomia.
    Já repararam que este discurso é idêntico ao do PC e seus sequazes espalhados pelos jornais e tvs, os quais o utilizam para justificar o trajecto do FCP nos últimos 30 anos?

    ResponderEliminar
  3. Estou com Anónimo, Frank. O seu argumento é pertinente e convincente: em que lugar da UEFA estávamos na era de Quique? Não vejo as coisas assim a preto e branco, tudo ou nada. Em relação à valorização de jogadores: é algo que conta não serve apenas para realizar lucros. Não tendo nós o orçamento dos clubes ingleses, alguns franceses e alguns espanhóis (e até turcos, que podem contratar Drogbas e Snejders), só podemos comprar jogadores relativamente baratos e fazê-los crescer. É a única forma de termos uma equipa competitiva e com qualidade.

    abraços

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.