segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Ou alguém põe ordem no Benfica ou o descalabro é certo

Uma das coisas que sempre me fez confusão em Luis Filipe Vieira foi o seu "desaparecimento" em alguns momentos críticos da vida do clube, em que se impunha o exercício de uma verdadeira liderança.

Muito em particular houve dois momentos para mim marcantes: a humilhação por 5-0 no estádio do Porto e, nessa mesma época, a cena lamentável da rega e das luzes apagadas quando a nossa equipa não foi capaz de evitar que o seu adversário fosse campeão em sua casa. 

Nessas alturas LFV desapareceu completamente. Nunca houve uma explicação, uma palavra aos sócios, já nem digo um pedido de desculpas, mas pelo menos alguma assunção de responsabilidades por uma humilhação vergonhosa, por um lado, e por um acto indigno da grandeza do Benfica, uma cena patética e mesquinha que só deu aos adversários ainda mais motivos de chacota.

Sempre estranhei que LFV não tivesse aparecido nessas alturas e mostrado que um líder não se esconde nos momentos difíceis. Tudo continuou igual e no ano seguinte voltámos a perder tudo, tal como na época passada. A única diferença foram as críticas de LFV à arbitragem de Pedro Proença no 2-3 na Luz com o golo de Maicon em fora de jogo. Mas mesmo essa intervenção foi um pouco estranha porque surgiu num vazio: os problemas de arbitragem já vinham muito de trás (e continuaram depois) tendo Vieira apenas falado naquela ocasião - e inconsequentemente.

Tudo isto para dizer que a liderança de Vieira me começou a parecer logo aí falha. Nunca embarquei porém na retórica dos "85 % isto e aquilo", como se a culpa fosse dos sócios. Os sócios são livres de eleger quem entendem, só há que respeitar os resultados. Aliás, as questões colocam-se sempre em termos de alternativa: quem faria melhor do que Vieira? Bruno de Carvalho? Rangel? Tenham paciência...

O Benfica é uma instituição gigantesca que com uma liderança incapaz pode afundar qual titanic. Veja-se o Sporting: o que se seguiu à gestão de Soares Franco, que se criticava por conseguir apenas 2ºs lugares? O descalabro! Pensar que o Benfica está a salvo de algo semelhante é ser inconsciente, não conhecer a história das instituições e do Benfica em particular, que esteve há pouco mais de uma década à beira do abismo.

Tal não quer dizer que estejamos destinados a ser 2ºs (ou pior) e a reeleger Vieira até ao fim dos tempos. Quer dizer outra coisa muito mais séria: é preciso desde já perfilar-se uma alternativa CREDÍVEL.

LFV começa a dar sinais de desnorte, tal como JJ aliás. Com a pressão e o descontentamento dos adeptos a crescerem, o desnorte tenderá a aumentar na mesma proporção do nervosismo.

A tolerância para com JJ não diminuiu apenas devido ao final da época passada. A decisão de dar a JJ plenos poderes no futebol do Benfica contribui para aumentar a pressão e para o responsabilizar ainda mais por tudo o que corra menos bem. A aposta de Vieira nesta solução (contra a grande maioria da SAD) também o coloca a ele na linha de fogo.

O desnorte evidencia-se em várias (in)decisões que contribuem imenso para que o mal-estar aumente: 


  • a situação de Cardozo
  • a questão de Garay
  • a indefinição no plantel (sendo especialmente preocupante a possível saída de Matic)
  • as dispensas de Miguel Rosa e Miguel Victor, por um lado, e de Roderick, por outro (por razões diferentes, quase opostas)
  • as contratações de LOLO (e outros sem provas dadas, por contraposição àquelas dispensas)
  • a questão da lateral esquerda, que abrange a situação de Melgarejo (serve-deixa-de-servir, sai-não-sai) e de Cortez (dúvidas sobre se será mais um Melgemerson)
  • as cada vez mais atabalhoadas intervenções públicas de JJ
  • o saber-se de dispensas através de outros clubes e não do SLB
  • a questão Roberto.

Uma grande tempestade se forma no horizonte e ou LFV tira algum coelho da cartola (o que nesta altura já parece muito difícil) ou o fim do seu ciclo poderá estar para breve. Lembrem-se das cenas absolutamente lamentáveis da subida de JJ e da equipa das escadarias do Jamor e perceberão do que falo.

Neste momento, parece-me urgente que LFV tenha consciência do que se passa, designadamente que os benfiquistas começam a estar cansados de tanto desmando, e que ponha um mínimo de ordem na casa. Um MÍNIMO, para que as coisas não descambem completamente. No entretanto os benfiquistas que dispõem de alguma credibilidade, como por exemplo Bagão Felix, devem começar a encetar contactos para assegurar uma alternativa minimamente sólida. O poder não pode cair na rua. Caso contrário o desastre pode ser total.

8 comentários:

  1. Tudo certo caro Frank... tudo certo...

    ResponderEliminar
  2. Por mim podem comecar ja a perder sexta feira,e na 1 jornada e por ai em adiante,tudo que seja preciso para que essa seita va embora da minha parte seria bemvindo. Foram eleitos para ganhar.Tiveram tempo e condicoes para isso,tiveram o tempo que mais ninguem nunca teve,ganharam muito pouco,mas pior que nao ganhar,porque isso paciencia acontece,foram as constantes vergonhas que passamos,4 anos seguidos atras do sporting...estes ultimos 3 anos de pesadelos.e afins. Da minha parte acabou,ja nao os consigo ver a frente,sao o rosto puro do fracasso e da derrota,ou seja,o rosto do benfica tambem e esse.

    Alternativas nao sei,infelizmente nao vi grande coisa,tenho pena,porque para quem tanto fala em abutres,afinal chega a altura e nao aparecem abutres nenhuns.No sporting sao aos 4 e aos 5.Nao sei...Talvez o Moniz salte pro poleiro,ou alguem que venha nem que seja fazer de fachada,agora estes rostos que la andam,estao mais que batidos.Teem que saber assumir que perderam,e nossa guerra e contra o porto,e perdemos redondamente,e estrondosamente.

    ResponderEliminar
  3. LFV tem o Benfica onde quer: uma máquina de rodar dinheiro, sob a forma de transferências de jogadores e investimentos em obras e novos negócios; as vitórias, se aparecerem, são bem vindas, novos fôlegos para se perpetuar no poder que lhe interessa; e as derrotas são sempre boas desculpas para revolucionar plantéis; por isso LFV ganha sempre; o Benfica é que perde quase sempre. Por isso espere sentado quem esperar que LFV ponha ordem nisto.

    ResponderEliminar
  4. ó Frank mas que alternativas? mas tu não conheces os estatutos que LFV e a sua seita meteram à sucapa?

    Falas do Rangel e Bruno Carvalho... o que é que dizias na altura em relação ao Vieira quando ele entrou pela porta do cavalo através do vilarinho? haja paciência

    ResponderEliminar
  5. sim uma direcção que pegou no Benfica no estado em que se encontrava há 15 anos e transformou naquilo que é agora, que nem há champions iamos e agora somos cabeças de série, é claramente incompetente e só nos pode levar à ruina...

    já dizia o outro...o mal do mundo é que os ignorantes têm todas as certezas e os informados têm todas as dúvidas...

    ResponderEliminar
  6. Tirando moscow, temos aqui uma reacção 'a quente' típica dos benfiquistas. É certo que a pré-temporada não tem corrido de forma auspiciosa, mas há que ter calma!

    Esta direcção e equipa técnica já deram provas. Elevaram o patamar de futebol do Benfica de forma inquestionável. Ganham uns jogos e são os maiores, os adeptos embandeiram em arco. Perdem uns jogos e fala-se em 'descalabro'. Haja um pouco de bom senso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comestor, aqui nunca houve euforias ou discursos de que somos os maiores. Pelo contrário, no ano passado critiquei muitos benfiquistas por euforias injustificadas e sublinhei sempre que ainda não tínhamos ganho nada. Escrevi vários posts nesse sentido. Quanto ao descalabro que temo, far-me-ás a justiça de reconhecer que não é por termos perdido uns jogos que lanço o alerta. Aliás as razões estão bem enunciadas acima. São problemas de liderança e de falta de base de apoio por parte dos benfiquistas (a tal questão da tolerância ou margem de erro zero).

      Eliminar
  7. Rui deseja a derrota do seu (?) clube para que a direcção saia... Isso é que é ser benfiquista? Desejar que o clube perca? Perdoem-me mas parece-me uma postura lamentável.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.