quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Altura certa para lançar Ivan

Ivan Cavaleiro está a mostrar ter não apenas qualidade mas mentalidade competitiva para ser jogador do Benfica.
Se há coisa que podemos aprender com o Sporting é que a aposta em jogadores jovens portugueses da formação dá resultados.
Com a lesão de Sálvio abriu-se um espaço na direita do ataque que permite a meu ver que se deem oportunidades a jogadores como Ivan. É um jogador trabalhador, com recursos técnicos, com espírito colectivo e sentido de baliza.
Jorge Jesus precisa de dar sangue novo a uma equipa que parece amorfa, apática. Cavaleiro é o tipo de jogador que, como se costuma dizer, mexe com o jogo. É jovem, é fisicamente bem dotado, tem recursos técnicos e irreverência.
O jogo da Taça é uma excelente oportunidade para o lançar.
De igual modo gostaria de ver Steven Vitória em acção. Luisão não vai para novo e o luso-canadiano precisa de começar a ter minutos na equipa principal para um dia se poder impor.
O Benfica precisa de ter uma identidade mais definida para poder ter um modelo de jogo minimamente estável e isso não se conseguirá fazer sem uma base de jogadores portugueses. A chegada de André Almeida à seleção é uma boa notícia, importando capitalizar este momento.
Quem conhece melhor os escalões jovens do Benfica afirma que para além de Ivan e de João Cancelo, existem outros jovens com capacidade de afirmação ao mais alto nível.
Está na hora de JJ assumir a aposta que o clube diz estar a fazer na formação. Aproveite a qualidade que lhe é oferecida pela equipa B e aposte nestes jogadores. Há alguma razão para o não fazer? Estamos à espera de quê? Temos medo de quê?
Não está a aposta o Sporting nos seus jovens a dar bons resultados? Não é Josué titular do Porto, tendo já chegado à seleção?
Pela minha parte estou seguro: esta fornada de jovens não deixará ficar mal o Benfica. Assim lhes sejam dadas as oportunidades que eles merecem e o espaço de crescimento de que precisam.

6 comentários:

  1. Como disse?
    "Se há coisa que podemos aprender com o Sporting é que a aposta em jogadores jovens portugueses da formação dá resultados." A sério, dá resultados? O scp, por ser um clube falido há anos, é o clube que mais aposta na formação, sem dúvida nenhuma. Mas dizer que isso dá resultados só pode ser um equivoco. Ainda o ano passado ficaram em 7º (sétimo!) lugar, lembra-se? É por este ano estar em 2º? Com golos em fora-de-jogo escandaloso a serem permitidos até o paços do costinha...
    Deixem estar os jovens da equipa B a amadurecer. A pressa é inimiga da perfeição. este jogo da taça é bom para dar minutos aos que pouco têm jogado, masd da equipa principal! Ola John, os centrais (Jardel e Vitória), Djuricic, etc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu digo que dá resultados na medida em que os jogadores da formação se impõem na equipa principal. O Sporting durante muitos anos manteve-se pelos primeiros lugares quase só com jogadores da formação. Com o Paulo Bento foram lançados o Miguel Veloso, o Moutinho, o Patrício, por exemplo. Outro resultado da aposta formação é o aparecimento de jogadores como Nani, Ronaldo, Figo ou Simão. Se depois são mal vendidos, isso já é outar história. Não me parece que as más classificações do Sporting tenham alguma coisa a ver com, mantenho, os bons resultados da formação. Aliás a pior classificação (do ano passado) deveu-se (a meu ver) a uma inversão completa da política de aposta na formação. Foi já numa fase adiantada do campeonato (quando quase se chegou a colocar a possibilidade da descida de divisão) que começaram a apostar nos jovens da equipa B (Bruma e outros), com excelentes resultados. Este ano, mantendo essa aposta estão a fazer um óptimo início de campeonato, com um orçamento comparativamente pequeno.
      Eu compreendo essa tese de se deixarem os jogadores amadurecer, mas acho que quando eles são bons há que os lançar cedo para eles evoluirem.

      Eliminar
    2. Para concluir e clarificar o que digo, contar apenas com jogadores da formação parece-me óbvio que nunca chegará para conquistar títulos. Mas contar muito pouco ou quase nada com a formação também não será o melhor caminho, sobretudo quando os recursos financeiros são limitados e se investe consideravelmente nas academias, como é o caso do Benfica. Veja-se como o Barcelona tira partido da sua escola de futebol para se perceber o que digo. E reitero que essa ideia de que os jogadores têm que amadurecer, apesar de ser justificável e sustentável, pode não ser a melhor. O Ronado fenómeno começou a jogar no Brasil (em séniores) aos 16 anos e antes dos 20 estava no Barcelona. O Cristiano Ronaldo aos 18 estava no Manchester United e o Messi começou aos 16 anos na equipa A do Barcelona...

      Eliminar
  2. Pedro, não concordo com a sua tese.

    Concordo com o Frank: "esta fornada de jovens não deixará ficar mal o Benfica. Assim lhes sejam dadas as oportunidades que eles merecem e o espaço de crescimento de que precisam".

    Vou partilhar.

    ResponderEliminar
  3. sem duvida que ivan tem de começar a jogar no SLB. tb nao percebo como Andre gomes nao joga mais

    ResponderEliminar
  4. Bem o Ivan, entre outros, já foi convocado. Vamos aguardar com muita água na boca...

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.