quarta-feira, 23 de outubro de 2013

As transmissões patéticas da TVI

É insólito mas indiscutível. A TVI (que já foi a televisão da Igreja) é hoje o canal mais rasca, mais deplorável da televisão portuguesa. Vive à custa de big brothers, que repete uns atrás dos outros dando-lhes diferentes nomes e contratando gente cada vez mais brega, mais ordinária para encher as "casas". Como se não bastasse, ainda faz edições "VIP" destes programas, onde coloca figurinhas que deveriam envergonhar e repugnar Portugal inteiro, não estivesse o nosso País tão desorientado. É para mim verdadeiramente incompreensível que alguém perca tempo precioso das suas vidas a ver aquelas grosserias.

Igualmente estranho (mas igualmente indesmentível) é o facto da TVI se ter tornado um canal de tendência "azul-e-branca" no que ao futebol diz respeito. Que a RTP, onde os estúdios do Porto assumiram já há bastante tempo preponderância, pelo menos no que ao desporto diz respeito, assuma essa tendência ainda se percebe, até porque àquele factor acresce o domínio que a Olivedesportos exerceu no canal público durante muitos anos. Já no caso da TVI a coisa se torna menos explicável. Aparentemente, a coisa começou pelo site "mais futebol", que também se podia chamar "mais porto", tal o seu tendenciosismo. Nesse site destaca-se em particular um tal de Luis Sobral, cujo ódio anti-Benfica assume proporções de autêntico fetichismo. Por outro lado, Júlio Magalhães, actual diretor do Porto Canal também terá feito "bem" o seu trabalhinho de portização do canal de Queluz.

Eu sei que houve e há benfiquistas na TVI (também era o que faltava que não houvesse). Fizeram parte dos seus quadros, como comentadores ou convidados, Valdemar Duarte, Pedro Ribeiro e João Querido Manha. Mas a verdade é que aos poucos eles foram desaparecendo ou ficando diluídos no meio de uma tendência muito pouco disfarçável.

Fernando Correia, que desde há anos para cá muito me desiludiu, pois imaginava-o no passado como um Artur Agostinho ou um Jorge Perestrelo (locutores que nunca colocaram as suas preferências clubísticas à frente da sua condição de jornalistas), não tem (creio) aparecido tanto como no ano passado, mas as transmissões continuam a ser de uma qualidade paupérrima.

Manuel Queirós, cujo portismo chega a enjoar, está em todas e os próprios repórteres de campo são tudo menos isentos.

Ontem o caricato chegou a isto: depois da expulsão - justa - de um jogador do Porto, o entrevistador da TVI pergunta na "flash interview" se achava que o jogo podia sequer ser comentado dada "a expulsão injusta"!! Depois, apercebendo-se do que dissera, acrescentou, de uma maneira forçada, "na sua opinião". Simplesmente o jogador do Porto não tinha dito que a expulsão fora injusta!

Isto para já não falar do ambiente carregado que a derrota do Porto na anterior jornada da Champions gerou naquela estação, que contrastou de forma bem visível com o que se passou aquando da derrota do Benfica para a mesma competição. Em resumo, uma tristeza.

10 comentários:

  1. Concordo plenamente... e também me apercebi desse pormenor da "expulsão injusta" que o porco do entrevistador mandou para o ar!
    Infelizmente é o país e o povo que temos, porque há uma coisa que tenho vindo a reparar, a quantidade de cafés e restaurantes que vou e o canal que está sintonizado é a merda da TVI. Triste, muito triste!!!!

    Diogo

    ResponderEliminar
  2. Chamava-se Artur Agostinho e não Joaquim Agostinho.

    Cmpts.

    GV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naturalmente... O lapso está corrigido. Obrigado e saudações benfiquistas

      Eliminar
  3. Aqueles dois comentadores ontem eram uma pouca vergonha, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  4. eu tambem reparei no jornalista ter dito isso na flash interview

    ResponderEliminar
  5. E já agora, mais um comentário. Aqueles programas da TVI 24 a empatar tempo sem mostrar logo os jogos só para manter as audiências são também algo de intragável. Sinceramente não tenho paciência. Uma pessoa hoje vê tanta bola que de certeza que não precisa de estar ali 3 horas a vê-los encher chouriços só para ver uns resumos. E depois ainda há o Pedro Henriques e a Cláudia e o Vítor Baía...

    ResponderEliminar
  6. De entre as pérolas de ontem destaco:
    1- Lance do Neto com o Licá na 1ª parte em que o comentador reclama pénalti;
    2 - Bola ao poste do Varela a qual ele apelida de "bola plena no poste" concluindo, não tinha sido uma bola no poste qualquer... foi mesmo em cheio diferentes de muitas bolas no poste que vimos por ai...

    ResponderEliminar
  7. A TVi no seu declínio já chega de Bernardinas e Bernardinos.
    Apareçam na Luz para gozarem com o Benfica vamos andar muito atentos a esta TV de vendidos.

    ResponderEliminar
  8. Há muito que a TVI não existe para mim. Se vejo uma hora durante um mês, já é muito!
    Aquilo é duma deprimência e duma chungaria que mete dó!
    Até o CM canal já é melhor...
    Ver os resumos? Para quê? Os golos qualquer um canal mostra! Logo não devemos dar audiências a cavalgaduras que faltam ao respeito ao país.
    Que saudades do Artur Agostinho que nunca vendeu a dignidade! O que não aconteceu com David Borges, e outros (o Fernando Correia está velho e senil da mesma forma que o Ribeiro Cristóvão que está xéxé) que venderam a alma ao diabo!
    Tão corrupto é o clube das alternadeiras e comilões de fruta e café com leite, como estes parasitas que usam essa corrupção em seu proveito tentando modelar ao seu jeito e de quem lhes paga a opinião de quem ouve!
    CORRUPTOS!

    ResponderEliminar
  9. realmente chega a ser triste...o fernando correia desde que foi pra tv anda com uma azia ao benfica...inesplicavel!!!o manel queiroz parece que está em todo lado ..é na antena1,ora na tvi...deve ter super-poderes!!!infelizmente a comunicação social atual é o espelho deste "pobre" país!!e quando digo pobre não o digo financeiramente...cada vez uso mais estes botoes nos meus aparelhos radiofonicos e televisivos...off no power e - volume ou menos assim a minha cultura geral não entra decadencia!!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.