segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Conseguirão os jogadores do Benfica ser campeões?

Que as coisas não começaram bem é algo que já sabemos e que só pode ter surpreendido quem anda mesmo muito desatento.
Alertei para que assim ia ser - e não precisei de recorrer a nenhuns dotes de adivinhação para o conseguir.
Como em tempos escrevi, o desastre anunciava-se, era tudo muito previsível.
Cumpridas 7 jornadas, o Benfica está a 5 pontos do Porto e a 3 do Sporting.
Olhando para as últimas épocas (nas quais nem avanços de 4 e 5 pontos à entrada para a segunda volta foram suficientes para sermos campeões) somos levados a crer que o campeonato está perdido.
Mas será mesmo assim?

Creio que o Benfica tem ainda possibilidades de vencer. Embora algo remotas, elas alicerçam-se no seguinte: a meu ver, o Benfica é o clube português que tem o melhor plantel e o maior número de soluções. E por vezes é o melhor plantel - aquele que tem mais qualidade - que acaba por vencer. Tal acontece quando os jogadores, apesar de toda essa qualidade, se vêm numa posição desfavorável e se sentem feridos no seu orgulho. Nessas ocasiões existem momentos em que se dá um "click", como se costuma dizer, momentos-chave nos quais os jogadores chamam a si a responsabilidade pelos destinos da equipa, sendo capazes de se unir e levar o clube à vitória.

Em relação ao ano passado, o Porto perdeu Moutinho. É verdade que contratou outros jogadores, mas nenhum com a mesma categoria. A dinâmica do meio campo do Porto e o equilíbrio da equipa não são os mesmos. Para o ataque, o Porto contratou vários jogadores, alguns interessantes, mas nenhum fora de série. A equipa mantém por isso sensivelmente a mesma qualidade, destacando-se obviamente Jackson. Para  seu substituto contratou Ghilas. Os jogos já disputados permitem-nos afirmar que o Porto não está mais forte, provavelmente está mesmo mais fraco e menos seguro no seu jogo do que no ano passado.

Este ano temos aparentemente o Sporting de volta ao quadro de candidatos. São boas notícias em termos de competitividade. Não me parecendo este Sporting ainda capaz de ser um candidato credível até ao fim, dará certamente problemas aos outros e será um factor de incerteza no campeonato que não permitirá ao Porto "concentrar-se" exclusivamente no Benfica. Um Sporting com voz própria não deixará além disso certamente de denunciar benefícios claros de arbitragem ao Porto, sobretudo nos jogos entre ambos, o que é bom para o Benfica que no passado recente tem estado sozinho nessa denúncia.

Estas circunstâncias criam uma janela de oportunidade. Regressando ao ponto de partida, considero que o Benfica tem um plantel bem mais forte do que no ano passado. Existem alternativas credíveis e Luisão e Garay, a Matic e Enzo e variadíssimas opções para o ataque que inclusivamente permitem adoptar diferentes "desenhos tácticos". Existe muita qualidade do meio campo para a frente e vários jogadores com classe suficiente para resolverem os jogos.

O Benfica está obviamente mais fraco do que no ano passado no que diz respeito à liderança, cada vez mais desgastada, quer de LFV quer de JJ. Daí os jogadores estarem de certa forma entregues a si próprios só eles de facto podendo conseguir dar a volta à situação. A qualidade existe e é até superior à da época passada, em que se esteve perto de ganhar. 

Tudo depende pois da capacidade destes jogadores em se unirem e remarem para o mesmo lado. Veremos se o querem fazer e se têm capacidade mental para o conseguir. Uma coisa é absolutamente certa: só vencendo o Porto para o campeonato (talvez mesmo nos dois jogos) isso será possível. Menos de 4 pontos nos jogos de confronto directo equivalem a perder de novo o campeonato. A isso terão que acrescer 6 pontos contra o Braga e 3 contra o Sporting na Luz (já empatámos em Alvalade). Tudo o que fique aquém disto será provavelmente insuficiente para ser campeão.

Benfica-Braga (10ª jornada, 24/11)
Benfica-Porto (15ª jornada, 12/1/2014)
Benfica-Sporting (18ª jornada, 9/2)
Braga-Benfica (25ª jornada, 30/3)
Porto-Benfica (30ª jornada, 11/5)

Impossível? Certamente que não, apesar nunca ter sido alcançado nestes 4 anos. A palavra está do lado dos jogadores.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.