segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Recuperação e um cabaz

O Benfica venceu por 1-0 o Braga num jogo sem grande brilho. Não nos podemos esquecer porém de que, para além de não ter JJ no banco, o Benfica não pode contar com: Sálvio, Cardozo, Rúben Amorim e Maxi Pereira. Acrescentando a isto a paragem demasiado longa no campeonato, era evidente que este jogo seria difícil. Tendo o Benfica ganho, conseguiu-se o mais importante.
Sem Cardozo, a equipa não é a mesma, sobretudo quando Lima atravessa um período de má forma e falta de inspiração. Markovic é um jogador que tem talento mas precisa de muito trabalho a vários níveis, nomeadamente físico, táctico e mental. A ausência de Sálvio claro que se faz notar, sobretudo quando, como foi o caso, não temos um lateral explosivo e atacante como Maxi Pereira. Sílvio é um jogador que tem as rotinas de lateral mas que esteve bastante mal na minha opinião a atacar, sobretudo nos centros. Sem Sálvio nem Maxi, a equipa perde muita da sua dinâmica na asa direita.
Depois temos a questão do meio campo e da alteração que  Jesus estava a implementar na equipa, através da polivalência e qualidade de Rúben Amorim. Mais uma vez, a lesão veio na pior altura, quer para o jogador, quer para a equipa.
Foi testado Djuricic, que é um jogador diferente. Não desgostei, penso que mostrou algumas das qualidades que lhe são reconhecidas. Precisa porém de mais rotina e mais andamento para ser uma opção mais constante. André Gomes poderá ser também alternativa para já não falar de Bernardo Silva que me parece poder vir a ser um caso sério no futuro caso tenha cabeça. 
Gaitan esteve bem mas teve pouco apoio para criar jogo. Para além de Enzo, quase ninguém o acompanhava e aos poucos foi perdendo um pouco a sua dinâmica. Siqueira é um jogador interessante mas que parece um pouco preso, sem grande capacidade de criar as roturas e os desdobramentos que normalmente caracterizam o jogo do Benfica pelas alas. Talvez esteja a ver mal, mas não me importaria, sobretudo em jogos em casa, de ver Bruno Cortez a titular.
Finalmente Matic acabou por decidir, numa noite de pouca inspiração, com um Braga muito recuado, em que o Benfica não parecia ter grande imaginação para desbloquear o jogo. Valeu a raça e a determinação de um jogador que curiosamente até aí nem estava a jogar particularmente bem. Matic estava a falhar alguns passes e a não contribuir para que o jogo da equipa fluísse. No entanto acabou por compensar com esforço e suor, fazendo um grande e decisivo golo, ele que nem costuma ter capacidade concretizadora.
Quanto ao Braga, não fez nem grande nem pequeno jogo. Fez um jogo normal em que praticamente se remeteu à defesa e em que dois grandes remates de fora da área em jogadas individuais que resultaram em bolas na barra deram a ilusão de mais do que o que o Braga realmente fez. A equipa treinado por Jesualdo defendeu bem mas pouco mais do que isso. 
O Benfica foi a equipa que tentou sempre ganhar o jogo. Fomos felizes porque não criámos grande volume ofensivo mas ainda assim o resultado pareceu-me justo. Numa prova como o campeonato, é certamente desejável jogar bem mas o que é obrigatório mesmo é vencer. Em jogos como o de sábado, quando a inspiração é pouca é preciso recorrer à força e à determinação para alcançar a necessária vitória. Foi isso que a equipa fez e, face às múltiplas ausências, merece ser elogiada por isso.
O Benfica está a um ponto do Porto e em igualdade com o Sporting, estando o campeonato totalmente em aberto.


2. No futebol, tal como na vida, existem altos e baixos. É importante saber lidar com ambos os momentos. Sem soberba na hora da vitória nem depressões na derrota.

Villas-Boas há três anos atrás vencia o Benfica e embalava para uma "época de sonho" na sua "cadeira de sonho". Na altura falava de Jorge Jesus do alto da burra, como se, aos seus 30 e poucos anos, já tivesse descoberto algum segredo que o seu colega desconhecia por completo. Desmerecia e descartava o trabalho de Jesus, como se se tratasse de algo ultrapassado e como se ele estivesse num patamar muito superior. Ontem levou mais uma lição, mais um banho de humildade. Foram 6. A zero.

PS - o Paços de Ferreira venceu o Belenenses por 1-0 e saiu da zona de despromoção. Acho que não preciso de dizer mais nada.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.