segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Se o ridículo matasse...



Se o ridículo matasse o Sporting já não existia. E isso seria uma pena porque deixaríamos de ter motivos para nos rir como mais uma vez tivemos no passado sábado. Com certeza absoluta!

Antes de chegar a sábado porém há que rebobinar um pouco este melodrama.

O Sporting tem vindo a jogar bem, a  mostrar qualidade, dinâmica e querer. Isso é relativamente consensual e parece-me realmente um facto. Depois da época passada catastrófica, o Sporting está a encetar uma recuperação notável. E bem vinda, porque um campeonato a 3 é mais emocionante que um com apenas dois candidatos ao título.

No entanto, há também que referir que, durante estas jornadas, várias arbitragens foram na  "onda" e que o Sporting beneficiou quase sempre de decisões favoráveis nos lances mais duvidosos. Exemplo flagrante foi o jogo com o Benfica: o Sporting marcou o seu golo em  fora de jogo e teve ainda um penalty claro contra si perdoado. Mas para além desse jogo, o Sporting beneficiou de outras decisões em vários jogos, tendo Montero já marcado alguns golos em posição duvidosa ou irregular. 

O caso mais caricato passou-se porém apenas há uma semana: com cerca de 30 minutos de jogo e o resultado em 0-0, é marcado penalty num lance em que: 1) não há falta, 2) o contacto que existe (carga de ombro) é fora da área, 3) o jogador do Sporting atira-se (ou cai) para o chão fora das linhas de jogo, fora do campo.

Na segunda-feira, nos habituais programas de rescaldo futebolístico, ouço o inimputável Eduardo Barroso dizer coisas que entram certamente para o anedotário nacional. Por exemplo (mas não apenas) que o árbitro tinha marcado penalty... para prejudicar o Sporting!!!!!! Que o árbitro queria vexar o Sporting! O comentador da TVI seguiu depois para o "outro" penalty, sobre Montero, que seria "o mais flagrante de toda a Liga até ao momento"!! Um lance igual a tantos outros em que de facto se admitia que fosse marcado penalty, embora o jogador tenha rematado na mesma. Penalties daqueles tinha o Benfica da época passada aos 2 e 3 por jogo sem que nunca nenhum fosse marcado... Mas, de acordo com o isento Barroso, não apenas deveria ter sido penalty, um "penalty escandaloso", como o jogador do Belenenses teria que ter sido expulso! Veja-se bem, expulso por colocar a mão nas costas do avançado do Sporting! Isto numa jogada que, embora pudesse e devesse, não me custa admiti-lo, ter sido penalty, não deixa de ser um lance perfeitamente normal dentro da área.

A conclusão: o Sporting tinha sido prejudicado nesse jogo! Coisa espantosa. Marcando golo num penalty inexistente fora do terreno de jogo, golo esse que desbloqueou o jogo, o Sporting fora porém prejudicado por não ter sido marcado um outro que já não teve influência nenhuma sobre o desfecho do mesmo. Estranha - e bem facciosa - esta lógica sportinguista.

Esta ladainha foi repetida por vários sportinguistas: aquele (fora do campo) não foi mas foi um outro que até deveria dado cartão vermelho. E fica a coisa assim resolvida e ainda se ficam a sentir prejudicados. 

Isto mostra bem o que é o Sporting: por muito mal que esteja, basta-lhe ganhar dois ou três jogos para logo vir ao de cima a arrogância, a falta de educação, a pesporrência. Um clube que quando é beneficiado não vê aí nada de anormal mas que à primeira vez em que acha que é prejudicado (e não é preciso muito para isso) arma uma escandaleira. 

Outra coisa que não tem sido muito referida é a agressividade, muitas vezes excessiva, de alguns jogadores do Sporting, com destaque especial para Rojo e Adrien Silva. Este último usa e abusa das entradas perigosas (tendo por exemplo já lesionado Rúben Amorim) e à margem das leis. Se fosse jogador do Benfica acabava expulso em várias ocasiões, assim passa incólume. 

Pois bem, estes jogadores que jogam agressivo e nos limites (ou para lá) do que a lei permite, ficam muito chocados quando alguém lhes faz o mesmo, como foi o caso do Nacional no sábado. 

E o Sporting assemelha-se àqueles miúdos que gostam de dar umas palmadas aos outros na escola mas que ficam muito admirados quando algum lhe devolve a cortesia.

A cena de Bruno Carvalho no sábado é do mais ridículo que se tem visto ultimamente mas vem bem na linha daquilo a que o Sporting nos habituou. Um lance em que há uma falta descarada de Montero e que portanto tem que ser interrompido de imediato é transformado pelos sportinguistas num roubo escandaloso que, dir-se-ia pela reacção, praticamente acabou com a existência do seu clube. 

Bruno de Carvalho superou-se na tonteria e no dislate. Felizmente para ele o ridículo não mata.

2 comentários:

  1. ainda verás caro Frank benfiquistas a dizerem que presidente, presidente é o Bruno de Carvalho e que o Benfica bem que precisava de um presidente assim!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.