segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

As maiores transferências do Benfica

De acordo com um levantamento feito pelo semanário "Sol", Jorge Jesus é o treinador que mais receitas com transferências gerou a um clube português.

Ao todo, o Benfica terá realizado em vendas cerca de 251 milhões de euros desde que JJ é treinador.

As principais transferências foram as seguintes:

Witsel 40 milhões - Zénite São Petersburgo
Javi Garcia 20 milhões - Manchester City
Matic 25 milhões - Chelsea
Ramirez 11 milhões (por 50% do passe que era o que o Benfica detinha na altura) - Chelsea
David Luiz 25 milhões (+ Matic, na altura avaliado em 5 milhões) - Chelsea
Fábio Coentrão 30 milhões - Real Madrid
Di Maria 33 milhões - Real Madrid
Bruno César 5,5 milhões - Al Ali
Melgarejo 5 milhões - Kuban Krasnodar

Só aqui estão 194,5 milhões, faltando depois um conjunto de outras vendas menores (e por ano há literalmente dezenas de transferências, a maioria das quais nem chegam a ser referidas pelos media).

São números que não podem ser ignorados e que demonstram, em primeiro lugar, que o Benfica tem bons olheiros e, em segundo, que Jorge Jesus tem sido capaz de valorizar jogadores. David Luiz, Javi Garcia e Coentrão não tinham, nem pouco mais ou menos, estatuto internacional quando chegaram ao clube e chegaram ao topo do futebol mundial. Di Maria, Matic, Witsel e Ramirez pelo contrário já vinham referenciados, mas atingiram no Benfica um patamar superior. 

Já agora e para complementar esta informação refira-se que antes destas, as maiores transferências do Benfica tinham sido as de:

Simão 18 milhões (Atlético de Madrid) em 2007
Manuel Fernandes 18 milhões (Valência) em 2007
Nuno Gomes 17 milhões (Fiorentina) em 2000
Tiago 12 milhões Chelsea em 2004.

Falta agora ao Benfica, para além evidentemente de títulos, começar a aproveitar os frutos do trabalho da formação, com uma aposta mais consistente nos valores portugueses, a começar por André Gomes que me parece que agora que Matic saiu deverá começar a ter mais oportunidades para jogar.


7 comentários:

  1. Sim o Jesus consegue tudo menos títulos.

    ResponderEliminar
  2. Não temos títulos, vendemos milhões e o passivo? Sobe, sobe, balão sobe!!!

    ResponderEliminar
  3. Mas o Benfica tornou-se no "Benfica" porquê?? Por vender? Ou por ganhar títulos? Ou vamos deixar de ter orgulho em ser o clube c/ mais títulos, para ser o club que mais vende??

    ResponderEliminar
  4. Refira-se que este post é sobre um assunto específico e procura ser tão factual quanto possível com a informação disponível. Sobre o passivo sinceramente não posso fazer comentários porque não tenho dados para fazer uma análise séria das coisas. O passivo tem que ser visto paralelamente aos activos, que neste momento incluem um centro de formação, um Estádio bastante moderno, alguns jogadores com mercado e uma televisão. Mas como digo isso já são outras contas que não me interessam muito neste contexto pois a intenção do artigo não é polémica mas sim informativa.

    ResponderEliminar
  5. Poisé Frank,mas esta escumalha,acha k consegue fazer omoletas sem ovos,os porcos juntam-se nestes momentos de azia,e os benfiquistOs ladram mesmo em 1º lugar...

    ResponderEliminar
  6. ganharam tantos milhoes e o passivo continua aumentar ,PORKE???

    ResponderEliminar
  7. A lista é engraçada mas só serve de indicação.

    O que interessa nestes negócios são os proveitos liquidos e esses são muito diferentes dos valores globais.

    Quem não sabe que o Porto quando compra sai na imprensa o valor sem comissões e quando vende sai o valor com comissões? E portanto quando dizem que compram por 10M e vendem por 20M quer dizer que não tiveram quase lucro liquido nenhum.

    Já o Benfica não recorre tanto a estas artimanhas porque se quisesse mascarar a venda do Matic de certeza que podiam o fazer dizendo que tinha sido vendido por 40M. Era só incluir as comissões e receber parcelas por 6 ou 8 anos.

    Os 25M (que mesmo assim acho pouco) são melhor negocio que se calhar a venda do Di Maria por 35M.

    PS: o Lisandro do Porto foi vendido no inicio da época 2009/10 e o Lyon ainda não tinha pago tudo no exercicio transacto.... ou seja foi pago ao longo de 5 anos!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.