segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Gravíssimo

Aquilo que se passou ontem no Estádio da Luz é de uma gravidade extrema e talvez só mesmo por milagre se tenha evitado a tragédia.

É verdade que estivemos perante condições climáticas extremas mas não é de todo aceitável que um Estádio com 10 anos se comece a desfazer perante o olhar incrédulo dos adeptos a ponto de caírem gigantescas placas de alumínio. Poderia ter acontecido uma tragédia.

Eu encontrava-me debaixo da cobertura que foi afectada e a situação foi assustadora. Primeiro existia uma coluna de som literalmente pendurada pelos cabos. Depois a cobertura da pala como que se rasgou, em dois momentos diferentes e espaçados no tempo alguns minutos, com um ruído fortíssimo.

A dada altura apercebemos-nos de que seguranças (pensámos), caminhavam pelas estruturas da pala, procurando resolver a situação da coluna de som e inspeccionando, de forma sumária, o que se passava com a cobertura.

Enquanto toda a gente no Estádio percebia que algo não estava bem e os espectadores debaixo daquela pala percebiam que a estrutura estava comprometida, alguém continuava a colocar música aos altos berros. O estádio a desfazer-se e um ruído ensurdecedor de Eminem. Foi um cenário surreal.

De imediato percebi que estávamos em perigo e muito rapidamente disse a quem me acompanhava que devíamos sair dali. Esperámos mais uns minutos já junto ao acesso à bancada e também daí rapidamente passámos ao interior do estádio, junto aos bares. Foi aí que tivemos a confirmação de que o jogo tinha sido cancelado (algo que considerávamos inevitável).

O que se passou, a parte da música (já de si normalmente muito desagradável e nas circunstâncias particulares de ontem intolerável) incluída, é gravíssimo, tanto mais que não foi a primeira vez que aconteceu.

Como se pode justificar que um Estádio tão recente (e que tanto custou) não ofereça condições de segurança para os espectadores? Claramente aquela cobertura foi muito mal feita e a construtora que a realizou tem que assumir as devidas responsabilidades.

Tenho as maiores dúvidas que a situação se possa resolver em apenas um dia. 

12 comentários:

  1. ventos de 100 kms/hora diz-te alguma coisa? eventualmente não... mas deves ser engenheiro civil

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leste o que está escrito? O que está no início do 2º parágrafo?

      Eliminar
    2. Sem ser engenheiro civil, posso garantir que neste inverno já houve mais que uma vez ventos superiores a 100 km e desde a inauguração do estádio, dezenas de vezes.

      Eliminar
  2. Será que o pessoal não vive neste mundo?

    Etihad Stadium de 2000
    http://www.flickr.com/photos/docklander/4420959365/

    St Helens' new Langtree Park stadium de 2009
    http://www.theguardian.com/sport/2012/jan/03/st-helens-langtree-park-storms

    KV Mechelen soccer stadium
    http://beforeitsnews.com/environment/2014/01/belgium-storm-causes-havoc-at-the-kv-mechelen-soccer-stadium-damage-estimated-over-500000-euros-2489322.html

    Arizona Cardinals Football Stadium storm damage July 29,2010
    http://www.youtube.com/watch?v=Wquwrl4JDNs

    e podia dar continuar a dar exemplos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma razão para informarem atempadamente o que estava a acontecer. Foi pura sorte não ter acontecido uma tragédia

      Eliminar
    2. para mim q estive lá tb acho que demoraram demasiado tempo. mas demoraram porque provavelmente as pessoas como o Frank que estavam lá acharam que os avisos vermelhos da protecção civil não devem ser levados em conta porque ventos de 100km ou mais não podem segundo ele afectar um estádio moderno

      Eliminar
  3. Uma estrutura como um estádio ultra-moderno tem mais do que obrigação de resistir a intempéries. Caso contrário coloca em causa a segurança dos espectadores. Isto é que não me parece muito difícil de perceber, não sendo preciso ser engenheiro civil para o perceber. Aliás o Mário Dias, "padrinho" do projecto já veio dizer que se isto aconteceu é porque não tem havido manutenção.
    Sinceramente não percebo qual é o vosso ponto: será o estádio apenas para quando está bom tempo? Ou será normal caírem placas de metal no meio das bancadas (para já nem falar da situação da coluna de som)?
    Lá porque aconteceu noutros estádios devemos estar contentes?
    Quem não vive neste mundo é quem acha normal uma evacuar um estádio com 60.000 pessoas.

    Claro que acontecem situações imprevistas. Tanto que acontecem que aconteceu mesmo. Agora sugerir que isso é normal porque houve ventos de 100 km por hora é não pensar no que se escreve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a partir de 118 km/h é considerado força de furacão, mas claro que 100 n é nada de mais lol

      Eliminar
  4. Quer dizer, se por acaso a coluna tivesse caído (e não faltou muito), se caísse sobre as bancadas um peso de alguns 20 kg de uma altura enorme e matasse alguém, devíamos achar isso perfeitamente normal porque estava vento. Esse raciocínio de facto é espantoso. Fico absolutamente esmagado com a força do argumento.

    Das duas uma: ou o estádio é seguro e não caiem coisas da cobertura, ou o estádio não suporta intempéries e nesse caso o jogo deveria ter sido cancelado em virtude dos avisos da protecção civil.

    O que não pode ser é as pessoas serem evacuadas sob a pena de haver feridos ou mesmo mortes. Havia muitas crianças no estádio, mas se calhar elas é que estavam mal. Pelos vistos sim, pelo menos para quem faz esse tipo de comentários.

    ResponderEliminar
  5. "Como se pode justificar que um Estádio tão recente (e que tanto custou) não ofereça condições de segurança para os espectadores?"

    A questão leva-nos há mais de 10 anos atrás.

    Simplesmente o estádio foi projectado e construído à pressa para aproveitar o financiamento estatal para os estádios do Euro2004.

    Sem haver incompetência do construtor, a pressa, originou "defeitos de construção" do estádio.

    Quem não se lembra do "local" para anões no estádio onde as pessoas que levantam-se para festejar batiam com as cabeças na estrutura metálica.

    A pressa também originou outra coisa que a mim seria evidente na altura: que os custos de manutenção do estádio seriam elevados. Ora, dizer isto na altura é simplesmente abafado pela "grandiosidade" e orgulho pela obra feita, assim como uma contratação de um craque ou pseudo-craque abafa os maus resultados.

    E parafraseando o Godinho Lopes, a Benfica não tem dinheiro para mandar cantar um cego, ou seja, a manutenção que se faz no estádio não é completa nem fiável, simplesmente porque não há dinheiro e sem dinheiro a Martifer não faz a manutenção a um nível mais profundo ou mesmo estrutural.

    Já não é a primeira vez que acontece isto num jogo. Agora pergunto eu, será que nos dias em que não há jogos que é a grande maioria dos dias do estádio nunca aconteceu esta palhaçada ou é mesmo tudo coincidência e só aconteceu nas duas vezes em que sabemos.

    Sabemos que a direcção da Benfica não é grande coisa, mas todos estarão calados desde os simples sócios até aos responsáveis de institutos estatais que deveriam fiscalizar se o estádio tem condições de segurança para receber o público. Muitos ainda se lembram do caso da pala do antigo estádio de Alvalade onde se interditou a bancada onde havia a pala.

    O "deixa andar" na Benfica está a levar ao colapso financeiro, desportivo e provavelmente ao colapso da segurança das pessoas no estádio.

    Quem serão os pais responsáveis que levarão os filhos ao estádio?

    ResponderEliminar
  6. ... " Havia muitas crianças no estádio, mas se calhar elas é que estavam mal." ...

    Elas não tem culpa de terem progenitores irresponsáveis...

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.