quinta-feira, 13 de março de 2014

A Europa secundária

O Benfica joga hoje uma partida importante de uma competição este ano duplamente secundária: secundária porque é o é de facto em relação à Liga dos Campeões que, com a final este ano na Luz foi no início da época um objectivo (ou um sonho) e secundária porque tem que ser secundarizada face aquele que é neste momento o grande objectivo: recuperar o título de Campeão Nacional.

Não temos escrito muito e a própria blogosfera tem estado muito calma, o que é um bom sinal. É sinal de que os benfiquistas andam contentes com o rendimento da equipa e que se identificam com a forma como as coisas têm sido geridas.


Nomeadamente esta ideia de que a Liga Europa tem que estar subordinada ao campeonato, que tanto defendemos - e continuaremos a defender independentemente do resultado do jogo de hoje e da eliminatória - foi assumida pelo departamento de futebol do Benfica, nomeadamente por JJ que é quem decide quem joga.


Se as coisas por acaso correrem menos bem já sabemos que virão inúmeros comentadores, com o sportinguista Ribeiro Cristóvão à cabeça, o SPortonguista Freitas Lobo logo a seguir e os benfiquistas (?) David Borges, Joaquim Rita e Jorge Baptista atrás, lançando toda a espécie de críticas e invectivas a Jorge Jesus. Este último (Jorge Baptista) aliás acha que Jorge Jesus é um ignorante que só ganha porque tem os melhores jogadores e plantéis. 


Mas estes mesmos comentadores, se porventura apostassemos nos habituais titulares, passassemos a eliminatória e, com más arbitragens e a equipa desgastada, viessemos a perder o campeonato novamente no dragão, seriam os primeiros a culpar Jorge Jesus por ter mais olhos que barriga.


O nosso juízo tem pois que ser feito de acordo com prioridades estabelecidas e gestão da condição dos jogadores. Isso está a ser muito bem feito e deve continuar hoje, repito, independentemente do resultado.


Obviamente que desejo passar a eliminatória e se possível até ganhar já hoje e praticamente resolver a eliminatória. Mas desejo-o NÃO COMPROMETENDO OS JOGOS FUNDAMENTAIS QUE AÍ VÊM, designadamente as deslocações à Choupana e a Braga nas quais se o Benfica conseguir fazer 6 pontos (vencendo igualmente a jornada entre elas, na Luz contra a Académica) será seguramente campeão.

Entretanto o jogo de hoje será obviamente difícil pois o Tottenham tem bons jogadores e irá apostar tudo nesta competição, agora que as coisas no campeonato não lhe estão a correr bem. Este jogo aliás é quase de "vida ou morte" para o futuro do treinador e de alguns jogadores no clube. 

Ainda em relação à Liga Europa não posso deixar de referir que os profissionais do Porto, nomeadamente Quaresma e o treinador deveriam ter mais calma (em geral e especialmente no que concerne a esta eliminatória). O jogador do Porto, cuja qualidade indiscutível tem ajudado a sua equipa mas cujo temperamento o deixa ficar mal muitas vezes, disse que "quem vier cai" e que "em nossa casa mandamos nós", ao passo que o treinador disse que o Porto era "favorito à conquista da Liga Europa". Deveriam ter calma, sendo até um pouco ridículo Quaresma dizer que em casa "mandam" quando ainda não ganharam um jogo europeu em casa esta época. Quanto a Luis Castro, ou muito me engano ou esse "favoritismo" durará apenas até às 18.00h. Ou muito me engano ou o Nápoles (equipa fortíssima) não dará qualquer tipo de hipótese ao Porto nesta eliminatória. 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.