quinta-feira, 27 de março de 2014

A gestão da Taça e o factor Proença

Eu sou daqueles adeptos a quem custa muito ver o Benfica perder com o Porto. Mas mais ainda do que perder, custa-me ver o Benfica dominado e a espaços desnorteado, perante o gáudio dos adeptos de Contumil. Trata-se de algo que já aconteceu muitas vezes desde que Jesus está no Benfica, a começar no ano em que podíamos ter sido campeões naquele estádio e "conseguimos" perder 3-1 a jogar contra 10, à infame goleada da noite em que houve galinhas em campo e até ao que se aconteceu o ano passado. 

Face a este passado, custa-me entender alguma passividade ou indiferença de muitos adeptos perante o que aconteceu ontem, mas admito que se trata de uma questão de feitio e natureza. Admito mesmo que eles estejam certos e que eu esteja a ser demasiado emotivo. 

Por outro lado, também me custa ver por aí em muitos espaços benfiquistas (mais no Facebook do que nos blogs) a conversa de nós, os coitadinhos, mais uma vez fomos prejudicados pelo árbitro. Tenham dó e deixem de se expôr ao ridículo. Claro que houve algumas entradas excessivas, nomeadamente a de Fernando, mas também a de Maxi foi bastante dura. O futebol é um jogo de homens, que tem algumas entradas mais duras. Não foi de modo nenhum pela arbitragem que perdemos o jogo. É desprestigiante estar com essa conversa. Depois daquele jogo miserável exista decoro para não falar do árbitro. 

O que aconteceu foi o que já ontem antecipei e depois critiquei: uma gestão exagerada num jogo que era de exigência máxima e que foi entendido pelo nosso adversário como tal. Pelos vistos para muitos benfiquistas, o facto do campeonato ser a prioridade implica que se corra o risco tremendo que foi jogar daquela forma (o resultado é o melhor da noite de ontem), quase abrindo caminho para que o Porto conquiste mais um troféu nacional.

Eu vejo a luta Benfica-Porto como uma luta sem quartel pelo domínio do futebol português, na qual não se pode baixar a guarda um segundo e não se dão benesses ao adversário. Se na Taça da Liga eu aceitaria uma abordagem destas, já na Taça de Portugal considero-a completamente errada sob vários pontos de vista. Mas, volto a dizer, posso ser eu que estou errado.

Compreendo por outro lado, que o "factor Proença", ou seja a sua funesta nomeação para Braga, possa ter pesado pelo menos sobre o subconsciente de Jorge Jesus e do Benfica como um todo.  

Com Proença o Benfica não ganha há vários anos. Perder pontos agora seria obviamente muito preocupante, sobretudo tendo em atenção que na última jornada jogamos de novo no Porto (e o jogo de ontem certamente não contribuiu para afastar os "medos" do "papão", o que para mim era mais uma razão para fazer uma exibição autoritária ou, como JJ disse, "mostrarmos o nosso poder no dragão"). Afinal o que mostrámos foi outra coisa. 

Mas adiante. 

O único aspecto que queria ainda questionar é o seguinte: se a ordem era poupar para depois (presume-se) tentar resolver a eliminatória em Lisboa, porque não um esquema mais conservador como o já utilizado esta época nomeadamente na Grécia, ou seja, um 4-3-3 com Rodrigo na frente e André Gomes ou mesmo Enzo juntamente com Fedja e Amorim? 

É isso que eu não entendo. Cardozo, como todos sabemos, não tem as características tácticas do Lima: 
não recua, não defende, não pressiona. Se as bolas não lhe chegam à área (como era óbvio que não chegariam com este 11) ele estar em campo ou não é completamente igual. Jogámos portanto com 10. Disso não pode haver dúvidas. Custa-me que isto que me parece ser óbvio não tenha sido visto por JJ que tão bem tem estado no resto da época. 

Mas enfim, apontemos baterias para Braga. Uma vitória nesse campo, onde nos últimos anos se têm passado "coisas estranhas", deixará a conquista do campeonato mais próxima, ainda que não completamente segura. Vencendo em Braga ficam a faltar 8 pontos em 5 jogos. Aí já só mesmo uma catástrofe nos levaria o título.

Espero vencer em Braga e espero que, quando chegar o momento, possamos dar a volta a este resultado negativo no dragão. Se isso acontecer naturalmente que todos esqueceremos o mau jogo de ontem e os erros (que são humanos, como bem se sabe) nele cometidos. Não será porém nada fácil. 


2 comentários:

  1. o benfica este domingo festejará o titulo em braga! daqui a 2 semanas festejamos a passagem às meias finais da liga europa, e no dia 16 espetamos 2 ou 3 batatas no fcorruptosp! Jogamos com 6 suplentes ontem, repito 6 suplentes! se o porto jogasse na luz neste momento com 6 suplentes e o benfica com a equipa titular espetava prai 10! Mesmo com 6 suplentes jogamos com cardozo e maxi que quer dizer que jogamos 90m com menos 2! Perdemos apenas por 1-0 e poupamos 60% da equipa para o jogo de braga!

    ResponderEliminar
  2. Frank, troca feita! Adicionei te á minha lista de blogs.

    Força Benfica

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.