terça-feira, 15 de abril de 2014

Benfica-Porto: antevisão

Seria um grande erro - no qual estou certo que treinador e jogadores não incorrerão - subestimar o Porto.
O Benfica tem que entrar em campo sabendo que não é o favorito, que está em desvantagem e que só poderá ganhar se fizer de facto um grande jogo. 

A eliminação do Porto em Sevilha pode levar alguns (mais desatentos) a pensar que o Benfica não terá muitas dificuldades em passar à final, mas isso é um erro primário, por várias razões.

Em primeiro lugar porque a equipa do Porto que entrará em campo na Luz terá pouco a ver com a que esteve em Sevilha. 


Esta equipa do Porto (que, recorde-se eliminou o Nápoles, algo que eu considerei altamente improvável) tem qualidade e isso viu-se no jogo da 1ª mão em que durante toda a primeira parte o Benfica foi manietado. A sua qualidade e intensidade de jogo assentam em Fernando, Quaresma e Jackson (e Varela, quando está inspirado). Ora dois deles não jogaram em Sevilha. Sem Fernando o Porto perde a sua principal força do meio campo e muita consistência defensiva e sem Jackson o Porto perde muito da sua agressividade atacante. 

Na Luz não apenas jogarão todos, como inclusivamente foram "poupados" no jogo do campeonato para estarem frescos nesta partida. 

Atendendo a que no Benfica, pelo contrário, há vários indisponíveis e que o resultado da 1ª mão é negativo, considerando ainda que o Benfica sabe que tem outros compromissos importantes pela frente, ao passo que o Porto tem neste jogo a "salvação" da sua época (como assumiu inclusivamente o seu presidente), teremos que ser humildes, muito concentrados e querer mais do que o adversário para poder passar à final. Para isso o apoio do público poderá ser muito importante.


Uma entrada em jogo displicente, complacente ou sobranceira pode pelo contrário equivaler a quase "entregar" a eliminatória ainda na primeira parte. 

Dito isto, penso que desta vez não haverá "poupanças". Ou seja, que jogarão aqueles que estão em melhor forma e dão mais garantias, nomeadamente Siqueira, Enzo, Gaitan, Rodrigo e Lima. A questão de Maxi poderá ser mais discutível, considerando o desgaste que o jogador possa ou não apresentar, ao passo que entre Sálvio e Markovic sinceramente não sei qual deles pode dar mais à equipa, uma vez que estamos perante dois grandes jogadores, de características diferentes e a viver momentos da carreira distintos. No resto não há muitas dúvidas: Garay será titular e Luisão e Fedja também no caso de estarem totalmente recuperados e da sua utilização não acarretar riscos. Se houver riscos então não devem jogar pois uma final da Taça não justifica hipotecar a sua utilização em meias finais da Liga Europa e na própria final da Taça (caso possamos passar) e isto para já nem falar da Taça da Liga (obviamente de muito menor importância).

Dito isto, claro que Jorge Jesus até poderá surpreender e jogar com Cardozo. E quem sabe se essa hipotética opção não se poderá revelar muito acertada com Cardozo a "aparecer" e resolver a eliminatória. Apenas digo que eu escolheria os que refiro no anterior parágrafo, mas não estou seguro (ao contrário do que aconteceu no jogo da 1ª mão em que a aposta no paraguaio me pareceu errada a priori) de que outras opções sejam menos acertadas. 

Menos compreensível seria para mim a utilização de Sulejmani (que não está num bom momento e tem mostrado pouco nos últimos jogos), ou mesmo de André Gomes (a não ser que por necessidade) ou Ivan Cavaleiro. Este jogo é já, como JJ de resto referiu, decisivo e até (admitamo-lo) de grau de exigência muito maior do que a própria final, seja o Braga ou o Rio Ave o outro finalista. Por outro lado, o campeonato está neste momento quase resolvido, sendo o próximo adversário o lanterna vermelha, pelo que qualquer solução que pudesse ser equacionada para jogar contra o Porto (numa perspectiva de "poupança") seria por maioria de razão válida para enfrentar o Olhanense em casa. Em suma, este jogo é, neste momento, o mais importante da época. Não serve para salvar ou perder a época mas pode servir para alcançar um título muito importante no panorama do futebol português.

Por outro lado, olhando para o adversário, é fácil perceber que o jogo do Porto passará em larga medida por Fernando e Quaresma e que estes jogadores serão peças centrais do mesmo e dos equilíbrios defensivos e ofensivos do Porto. Pressionando-os, forçando o seu erro, estaremos melhor no jogo, poderemos ser mais dominadores. Em relação a Fernando, há que recordar que este jogador costuma ter entradas violentas e nomeadamente pisar os adversários, especialmente quando defronta o Benfica. Esses pisões, evidentemente merecedores de (pelo menos) cartão amarelo, têm passado impunes e inclusivamente no último jogo resultaram num golo do Porto. Neste aspecto teremos que estar atentos e ser pressionantes, quer os jogadores, quer o público, exigindo que o árbitro não faça vista grossa a tais situações.

Quanto a Quaresma, há que ter cuidado para que não receba a bola à vontade, com espaço para embalar, pois com a sua qualidade técnica, torna-se depois difícil desarmá-lo. Maxi terá que estar especialmente instruído para evitar entradas à queima, bem como entradas à margem das leis que possam ser punidas com cartões. 

Se o Benfica conseguir ser pressionante, se conseguir ocupar os espaços como fez em vários jogos esta época, se conseguir jogar em antecipação, poderá ter uma boa chance de dar a volta à eliminatória. Teremos que acreditar, estar concentrados e aproveitar as oportunidades de golo que surgirem. Temos qualidade e jogamos em casa mas isso só não chega. Para passar teremos que ser muito melhores do que o adversário.


3 comentários:

  1. O benfica se jogar sem oblak, luisão, fejsa, amorim e silvio que ainda esta lesionado, não acredito que possamos eliminar 1 porto que se encontra em vantagem e que irá jogar tudo neste encontro!
    Artur treme por todos os lados...
    Maxi é o bobo da corte nestes jogos ainda por cima com quaresma pela frente!
    A.Almeida apenas com enzo no meio campo, ficamos com este setor muito fraco comparado com fernando, herrera e carlos eduardo!
    Jardel é o que dá melhor conta do recado!
    No ataque somos fortes, mas com tantas baixas no meio campo e defesa a meu ver não há milagres, esta equipa da para ganhar ao olhanense e arouca agora ao porto? não acredito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver. Estas coisas (expectativa, favoritismo) às vezes funcionam ao contrário. Vamos ver,
      Agora não concordo nada com o que é dito sobre o Maxi e o Artur.
      O Maxi precisa de ter cuidado, evidentemente, mas não é bobo da corte de ninguém. Só assim de repente lembro-me de um golaço marcado pelo Maxi contra o Milan, lembro-me do cruzamento para o golo do Gaitan contra o Sporting, lembro-me do penalty sofrido contra o Rio Ave. O Maxi é um jogador com uma raça enorme, que nunca vira a cara à luta e que não tem medo, quer jogue na Luz quer no dragão. É um jogador essencial, que dá uma dinâmica enorme ao nosso corredor direito. É um dos jogadores essenciais da selecção uruguaia que está no top 5 do mundo. Não sei porquê (provavelmente por se deixarem influenciar pelos Cristovãos, Davids Borges e cia lda) é um dos jogadores mais injustiçados pelos adeptos do Benfica.
      Em relação ao Artur é um facto que o ano passado não esteve bem em momentos decisivos. No entanto este ano acho que tem defendido bem e por exemplo em Alkmaar fez uma grande exibição. Penso que os adeptos precisam de lhe dar confiança e não estar a dizer que o homem vai fraquejar, até porque neste momento o Oblak não é opção. Eu sinceramente tenho toda a confiança no Artur neste momento.

      Em relação ao combate no meio campo, concordo com essa análise. Penso que teremos que fazer aí alguma coisa. Mas também é verdade que o Gaitan e o Markovic (sobretudo o primeiro) têm derivado para o meio nos últimos jogos. Agora claro que a presença do Fedja seria muito importante para este jogo.
      Sejamos porém optimistas!

      Eliminar
  2. Em relação ao Maxi, não esquecer a bola que ele tira em cima da linha contra o Arouca quando o golo parecia inevitável. Espectacular!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.