quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cuidado com os caldinhos

Já há algum tempo que ando para escrever isto e determinados factos de que tive conhecimento nos últimos dias levam-me a fazê-lo agora.

Há uma (nova) orquestração em marcha para fazer Jorge Jesus sair do Benfica no fim da época.

É óbvio que o balanço do ano desportivo só pode ser feito no fim e que ainda não ganhámos nada (como tantas vezes aqui tenho repetido).

No entanto há que alertar os benfiquistas para que estas manobras começam a ter lugar nos bastidores.

Ainda na segunda-feira ouvia o comentador João Rosado na TSF (que sinceramente ainda não percebi se é mal intencionado ou simplesmente um completo tonto que não sabe o que diz) "explicar" que Jorge Jesus não tinha condições para continuar no Benfica quer ganhasse quer perdesse o campeonato...

Enfim, como é evidente, nem vale a pena perdeu um segundo a desmontar esta idiotice que se anula a si própria. Mas vale a pena referi-la na medida em que vem insidiosa (ou estupidamente) lançar novas sombras sobre a continuidade de JJ.

É evidente que Jorge Jesus comete erros e que não está acima da crítica. No fim da época passada, depois da derrota no Jamor, que para mim foi algo de incompreensível e inaceitável, fiz críticas muito duras a JJ. Como sempre defendi, o futebol mede-se em resultados.

Defendi na altura que JJ deveria sair porque não acreditei que tivesse condições para inverter o estado de depressão e a dinâmica de derrotas que se instalara. No entanto, JJ, felizmente, tem vindo esta época paulatinamente a desmentir essa aparente fatalidade e a dar a volta às coisas.

Estamos neste momento numa posição privilegiada para ser campeões. Se o conseguirmos (e este se é a pedra de toque deste raciocínio) teremos então que a isso aliar excelentes prestações a nível europeu (ao nível do melhor que o Benfica fez em décadas, com presenças consecutivas nas últimas fases das competições, incluindo uma final e grandes jogos e vitórias), tendo necessariamente que concluir que o balanço é largamente positivo.

Se o Benfica for campeão (deixando o Porto a uma larga distância), seria uma loucura completa deixar sair Jorge Jesus e mergulhar de cabeça no escuro, começando de novo do zero ou perto disso e abrindo portas a potenciais ciclos vencedores dos nossos adversários.

Seria uma perfeita loucura, uma inconsciência.

E não me venham com os argumentos dos plantéis. Se os plantéis têm sido bons, isso se deve também em parte ao treinador. Veja-se o Chelsea, vão-me dizer que o seu plantel é medíocre? Um plantel que pouco difere do que conquistou a Liga dos Campeões há dois anos e a Liga Europa o ano passado?! E a verdade é que este ano quase de certeza que não vai ganhar nada. Isto com aquele que muitos defendem ser o melhor treinador do mundo!
 
Se - repito, se - o Benfica for campeão este ano, seria uma inconsciência trocar de treinador. Os adeptos do Porto e do Sporting sonham porém que isso venha a acontecer e essa é uma das razões pelas quais começa a haver movimentações nesse sentido e alguns jornalistas vão deixando recados aqui e ali.

Mantenho que a indefinição à volta do futuro de JJ foi uma das razões pelas quais o fim da época passada correu tão mal. Não repitamos por favor o mesmo erro esta.

5 comentários:

  1. Caro amigo, o JJ tem contracto com o GLORIOSO por mais uma época.Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alexandre, não há dúvidas quanto a isso. O contrato feito no fim do ano passado foi de dois anos. No entanto isso não é, como se vê, impeditivo de todo o tipo de especulações. Aliás, muito se falou no fim da primeira época do JJ de uma tentativa do Porto para o levar e de uma alegada chantagem com o Benfica para lhe ser aumentado o salário. A história de JJ com o Porto, que no ano passado se falou ainda mais insistentemente a ponto de muitas pessoas garantirem que estava tudo acertado, começou logo ao fim do primeiro ano, altura em que também existia um contrato em vigor com o Benfica. Agora esta rábula do Pinto da Costa ir dar um abraço ao JJ é precisamente para que essa sombra, esse fantasma volte a pairar e para criar instabilidade e divisão no seio do Benfica.

      Eliminar
  2. de fato a cada grunho a comentar na midia q mais parecem eguas a zurrar no deserto

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo. Existe uma campanha bem orquestrada denegrindo a torto e a direto o Jorge Jesus tentando criar condições para não continuar no final da época. A SIC está à frente do pelotão com vários dos seus comentadores. Desde o David Borges que se diz Benfiquista, passando pelo Rui Santos e o velho Marreta que lhes faz companhia e que destina ódio contra o Benfica, sempre a recordar o que se passou no Jamor vai para um ano. Até o presidente dos corruptos está à espera da saída do Jesus. O Record junta-se à banda. Ou será ao bando?

    ResponderEliminar
  4. Então não é que os cabeçudos da Sic Notícias ontem começaram o programa de análise à Liga Europa às 21h50 e às 23h15 ainda não tinham dado o resumo do Benfica?! Transmitiram o jogo do Porto na Sic e na Sic Notícias deram primeiro o resumo do Dragão, para ver se conseguiam deixar os benfiquistas pendurados à espera de ver o Glorioso... Chico-espertice lamentável. Já para não falar dos (perdoem-me a expressão) intragáveis David Borges e R Cristóvão.

    Quanto ao JJ, parece que há quem o aconselhe a renovar. Sinceramente não vejo necessidade: deve é cumprir o contrato e, se for caso disso, renovar no final. Que sentido faz assinar um contrato de duas épocas se no final da primeira tem de renovar?

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.