terça-feira, 1 de abril de 2014

Sporttv - a manipulação continua

É inacreditável como a Sporttv pode ser tão parcial, tão manipuladora quer nos comentários, quer sobretudo na realização e escolha das imagens e planos.

No jogo de Braga bastou um jogador da equipa da casa cair ao lado de Luisão para que esse lance merecesse logo honras de meia dúzia de repetições seguidas. Mas ninguém conseguiu perceber o que aconteceu com Enzo Peres que apareceu caído no terreno e bastante queixoso vindo mesmo a ser substituído. Uma falta perfeitamente normal de Fedja também foi repetida várias vezes, pela simples razão de que o nosso jogador já tinha amarelo. As "mensagens" são claras e os "arranjinhos" ficam logo feitos para os "tribunais" d' "O Jogo" e provavelmente para a própria comissão de análise da arbitragem já saberem qual a matéria a avaliar. 


Sempre que há qualquer, mas mesmo qualquer lance na área do Benfica em que um jogador caia, as repetições são inúmeras e de todos os ângulos, até algum deles poder gerar a dúvida de que houve algo. Quando se trata de lances do Benfica, só mesmo quando o lance é descarado esta Sporttv, que de facto merece o nome de SPortoTV, se digna dar alguma repetição. 

No caso do seu clube as coisas obviamente invertem-se. É estranho como é que um jogador do Nacional aparece com a boca cheia de sangue num único plano que não merece repetição, nem se detectando quaisquer imagens nas quais possa estar a causa daquele "acidente".


Este canal de televisão é uma vergonha autêntica para o jornalismo. O seu papel não é informativo mas de apoio a um clube, o clube do Porto evidentemente, não hesitando um segundo em manipular as imagens de forma a mostrar as coisas sempre do ângulo mais favorável àquele e mais desfavorável ao Benfica (seu ódio mortal). Imaginem como estaríamos se não fosse a BenficaTV e compreendam por aqui qual a sua real importância.

Há muito que não tenho Sporttv em casa. Não poderia ter um canal anti-benfiquista.

Mas claro que a SportTV não é o único órgão de comunicação controlado por Joaquim Oliveira. O "Jornal de Notícias", a TSF e o "Diário de Notícias" também o são.

Daí a presença constante de outro portista fanático em todos estes órgãos dos mídia: Manuel Queirós. 

Mas este homem é um fenómeno pois consegue para além disso estar na Antena 1 (da RTP e potranto pública) e no "Mais futebol" (ou "mais Porto") / TVI, que pertencem a grupos concorrentes ao de Oliveira. É espantoso. 

Para Queirós, falando no Domingo n TVI, a arbitragem de Proença em Braga "protegeu os maiores". Já a sua crónica de hoje no "DN" (como vos digo, o homem está em todo o lado) é dedicada a defender Quaresma (e a sua ida à seleção) e a criticar as arbitragens, nomeadamente  a de Capela na Madeira, por estarem a prejudicar o Porto. É espantoso que Queirós consegue ainda ir buscar de novo a história do "critério largo" (alusão à arbitragem de Capela no Benfica-Sporting do ano passado) mas não conseguiu ver neste jogo as situações em que o árbitro beneficia o Porto, nomeadamente um penalty inexistente e a não expulsão de Quaresma.

Que este homem seja um ferrenho adepto portista que procura em todas as ocasiões defender o seu clube, é algo de normal, de legítimo. O que não é normal, nem legítimo, nem aceitável, é que este homem apareça em tudo o que é lado a falar como se fosse um comentador isento, quando não o é de todo, não se detectando nestes programas nenhum comentador de cor benfiquista para fazer o contraditório. É que este homem, para além de escrever e comentar na TVI, comenta jogos em directo, nomeadamente para as rádios. É sua a célebre frase, perante uma agressão de James Rodrigues, de que "um vermelho só pode ser dado por algo muito grave".

Sobre este assunto já escrevi aliás no passado pois recorrentemente somos confrontados com "atentados" à verdade. Para quem os quiser consultar, aqui ficam os links para esses textos.

http://justicabenfiquista.blogspot.pt/2013/12/adeptos-do-porto-atacam-de-novo.html
http://justicabenfiquista.blogspot.pt/2013/10/as-transmissoes-pateticas-da-tvi.html

Uma última nota: Dias Ferreira, sempre foi um adepto sportinguista submisso ao Porto. Durante anos andou constantemente a branquear tudo o que o Porto fazia. Toda a sua bílis e o seu fel eram sempre destinados ao Benfica. A acção do seu actual presidente (e a linha agora adoptada pela generalidade dos sportinguista)  - assumindo que o Porto é o responsável e o beneficiário pela batota que há anos se instaurou no futebol português - desmente completamente, desautoriza e até condena a actuação de Dias Ferreira durante vários anos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.