terça-feira, 6 de maio de 2014

A convocatória da selecção

As certezas (excluindo obviamente a possibilidade de lesões)

Rui Patrício GR
João Pereira DD
Pepe DC
Bruno Alves DC
Fábio Coentrão DE
Meireles MC
Moutinho MC
Miguel Veloso MD/MC
Cristiano Ronaldo A/E
Beto GR

quase certos

William Carvalho MD
Varela E
Nani E
Postiga A
Hugo Almeida A

(15 ficam 8 vagas)

prováveis

Neto DC
Rúben Amorim MC/DD
Ricardo Costa DC/DE
André Almeida DD/DE/MC

O quadro de jogadores acima totaliza 19, ficando 4 vagas. Considerando que uma delas é para um guarda-redes - Eduardo ou Anthony Lopes - apenas três são para jogadores de campo.

Em termos de posições, o quadro seria o seguinte:

3 GR, 2 DD (defesa direito), 1 DE, 4 DC, 5 Médios (2 defensivos, MD, e três centro, MC), 3 avançados (A) e 2 extremos (E). Em termos de sectores, teríamos 3 GR, 7 defesas, 5 médios e 5 avançados. Considerando que Portugal joga em 4-3-3, deveríamos ter 8-6-6 em termos de convocados.

possíveis

Rolando
Antunes
André Gomes
Adrien
André Martins
Carlos Mané
Vieirinha
Rafa
Custódio
Josué
Quaresma
Ivan Cavaleiro
Éder
Bebé
Danny

Deste lote sairão provavelmente os 3 que faltam, possivelmente mais um defesa, um médio e um avançado. No entanto, a questão da polivalência de jogadores como Ricardo Costa, André Almeida, Rúben Amorim e mesmo de Miguel Veloso, pode levar a que Paulo Bento opte por outra configuração, levando por exemplo 7 defesas, 6 médios e 7 avançados.

Caso Paulo Bento opte pela solução mais convencional, a opção do 8º defesa deverá recair sobre Rolando ou Antunes (Miguel Lopes está lesionado, tal como Sílvio, o qual faria porém certamente parte da lista como indiscutível). Rolando não tem sido chamado mas tem estado a subir de forma e até pode jogar também na lateral direita. Antunes seria uma alternativa mais limitada apenas para o lugar de Coentrão, que no actual quadro de convocados não tem nenhum substituto de raiz, apenas os "adaptados" André Almeida, Ricardo Costa ou até Miguel Veloso. Por outro lado Coentrão em circunstâncias normais não precisa de substituto.

Quanto ao 6º médio, Adrien seria uma escolha natural. O jogador fez uma boa época, bastante aguerrido, bastante dinâmico. Mas por alguma razão não estou em crer que Bento o vá chamar. Poderão tratar-se de questões disciplinares, de temperamento ou de estilo de jogo. Uma coisa eu tenho a certeza, o jogador que melhor aqui caberia e que poderia dar algo de diferente à selecção em termos de médios é André Gomes e tenho alguma esperança que possa ser chamado.

Finalmente o 6º avançado deverá ser um destes: Quaresma, Éder, Bebé ou Danny. Este último parece-me pouco provável, para não dizer, excluído pois tem estado afastado da selecção e sinceramente não me parece adiantar muito. É um jogador mediano e parecido com outros que temos, melhores. Quaresma é obviamente a maior incógnita para este sector. Em termos de qualidade futebolística, Quaresma seria um indiscutível, inclusivamente um titular. No entanto o rendimento deste jogador é muito perturbado pelo seu temperamento e pela sua instabilidade emocional. Muitas pessoas se questionam se é bom ou mau para o Porto tê-lo na equipa - e eu não sei qual a resposta. Quaresma na selecção seria pois algo de muito arriscado para o grupo e para a estabilidade da equipa e daí me parecer que Paulo Bento optará por não o levar. Se fosse eu a escolher iria Bebé, pois tem muita capacidade física e pode jogar a extremo e a ponta de lança. Creio porém que Bento optará por Éder.

Veremos.

4 comentários:

  1. Patrício, Beto, Sá.
    João Pereira, Coentrao, Andre Almeida.
    Pepe, Neto, Alves, Ilori.
    William, Veloso, Amorim, Moutinho, Tiago, Danny.
    Ronaldo, Nani, Varela, Mané
    Postiga, Eder, N Oliveira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Tiago não vai de certeza (o selecionador já o disse) e o Nélson Oliveira também não acredito. Eu esqueci-me de um entre as possibilidades que é o Daniel Carriço que tem sido titular no Sevilha e está a fazer uma boa época. O Ilori não conheço, quer dizer sei quem é mas não acompanho as suas exibições.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Em termos desportivos seria o jogador que mais sentido faria convocar, especialmente depois do Liedson ter chegado à seleção nacional (como foi tal possível é algo que espanta)... No entanto eu sou contra convocar-se jogadores naturalizados. Opunha-me totalmente à ideia do Fernando representar a seleção, achei, como disse, absurdo o Liedson ter ido à seleção e pela mesma ordem de razões acho que o Lima não deve fazer parte dos convocados. Quanto ao Pepe e ao próprio Deco, apesar de tudo acho que são situações um pouco diferentes. O Deco porque fez a maioria da sua carreira em Portugal, para onde veio aliás muito novo, penso que inclusivamente menor. Ele viveu portanto em Portugal a maioria da sua vida adulta até ao momento em que foi convocado. O Pepe também cá chegou muito novo (17 ou 18 anos) e fez toda a sua carreira de sénior em Portugal. Sempre abraçou a nacionalidade Portuguesa, inclusivamente cantando o hino e sentindo as vitórias.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.