quinta-feira, 8 de maio de 2014

Inglaterra - City (quase) campeão

No início da época, previ que Mourinho não teria um bom ano e que o City tinha as maiores probabilidades de ser campeão. 
Acabou por ser esse o desfecho da Liga Inglesa (e da época de Mourinho), mas muita coisa aconteceu entretanto, nomeadamente o campeonato realizado - e agora perdido- pelo Liverpool.
Para esta equipa histórica, o desfecho da Liga é bastante cruel.
O Liverpool fez um excelente campeonato, com um futebol atacante, atractivo, espectacular, venceu o City a poucas jornadas do fim e assumiu a liderança isolada da Premier League e acaba por perder o campeonato mesmo na recta final, em virtude de uma derrota em casa com o Chelsea na antepenúltima jornada e de um empate com o Crystal Palace na penúltima. Nesse jogo, os reds venciam por 3-0 aos 79 minutos!!
Claro que matematicamente o Liverpool ainda pode ser campeão, precisando de ganhar na última jornada e esperar por uma derrota do City. Mas quem acredita que o Manchester City perderá em casa na última jornada frente ao West Ham quando um empate lhe dá matematicamente o título? Penso que quase ninguém. Se dúvidas houvesse sobre a capacidade do City para abordar estes últimos jogos depois das escorregadelas do Liverpool elas ficaram ontem dissipadas com a goleada (4-0) a um Villa que tentou apenas e só defender.

O Liverpool esteve este ano perto, muito perto mesmo. Jogadores como Sturridge, Sterling, Coutinho e Suarez deram espectáculo, marcaram golos de todas as formas e feitios... Gerrard e Lucas fizeram uma grande época.
É por isso muito cruel, e os reds têm a minha simpatia, perder mesmo no fim, quando o prémio parecia à vista. 
O "culpado" acabou por ser Mourinho, que venceu em Sttanford Bridge. O Chelsea fez um bom jogo (é verdade que acabou a defender muito mas a isso foi obrigado), foi relativamente dominador na primeira parte mas a derrota é um resultado pesado e algo injusto. Sobretudo Gerrard não merecia acabar a época (e talvez a carreira, pelo menos ao nível a que este ano esteve) desta forma. Para quem não viu o jogo, o médio do Liverpool, no centro do terreno e sem nenhum companheiro nas suas costas, domina mal uma bola que vem da lateral, imediatamente escorrega e Demba Ba, embalado de trás, fica com uma "autoestrada" completamente aberta para a grande área do Liverpool e não perdoa. Foi uma imagem que ainda por cima foi ridicularizada pelos rivais dos reds. Gerrard não o merecia porque fez uma excelente época. O mesmo se pode dizer de Suarez, eleito o melhor jogador da época, além de ser o melhor marcador da Premier League.
A confirmar-se o desfecho previsível, o City acabará por ser um campeão justo (soube aproveitar as "deixas" dos seus principais rivais), que alicerça o seu sucesso num conjunto de jogadores fortíssimos, num treinador competente e num tremendo desempenho caseiro (apenas um empate e uma derrota, esta contra o Chelsea).
O Arsenal voltou a desiludir, apesar de até ter começado bem e ter andado na liderança muitas jornadas. O seu desempenho nos jogos "grandes" foi porém absolutamente desastroso e as responsabilidades terão que ser assacadas a Wenger nesse aspecto. Houve a meu ver alguns erros por parte do treinador não apenas na preparação desses jogos mas na insistência, com poucos resultados, na opção por Giroud em detrimento de Podolky, quando deveria ter havido mais rotatividade. Claro que as lesões que assolaram o plantel constantemente, desde Walcott a Ozil (sem ele a equipa foi-se abaixo) a Wilshere, foram muito prejudiciais às ambições arsenalistas.
Finalmente o United foi uma tremenda desilusão, embora pela minha parte nunca me tenha parecido que Moyes tivesse suficiente "arcaboiço" para levar aquele barco a bom porto. Seria sempre muito difícil suceder a Ferguson mas Moyes "exagerou".
O "chosen One" e o "happy One" não fizeram jus aos seus epítetos. Feliz poderá estar no Domingo Pellegrini, que Mourinho atacou e menorizou de forma gratuita e injustificada. Como se vê.



1 comentário:

  1. prefiro o city 4 a zero ao dragao do ke o chelsea 2 a 1 ao benfica

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.