segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mourinho em queda, City com título à vista

O Chelsea voltou a perder pontos e está definitivamente arredado da luta pelo título.

Este final de época está a ser penoso para Mourinho. 

No início da mesma, considerei que dificilmente o treinador português voltaria a repetir o sucesso do passado no clube londrino. Durante a época admiti que poderia ter que rever essa previsão, dados alguns sucessos pontuais que o Chelsea teve, mas agora que tudo está terminado para os blues, o balanço é francamente negativo. O Chelsea não ganhou nada. Pior ainda, o ambiente agora pelos vistos já é mau, com Mourinho a criticar em público os seus jogadores, nomeadamente um dos que mais lhe deu - Hazard - implicitamente culpando-o pelo desaire frente ao Atlético de Madrid. 

Quanto a esse jogo, não foi muito diferente do Liverpool-Chelsea, que possivelmente deu o título ao City. Também aí a equipa que menos "obrigação" tinha de atacar e vencer o jogo acabou precisamente por o conseguir jogando em contra-ataque e explorando o erro do adversário. O Atlético fez ao Chelsea o que o Chelsea normalmente faz aos adversários: fechar-se muito bem atrás, não dar espaços, não deixar jogar e depois sair em contra-ataques rápidos. Estou obviamente a simplificar muito algo que tem muito mais nuances tácticas, mas em linhas muito gerais é isso. 

O problema é que este Chelsea quando tem que assumir o jogo, quando encontra pela frente uma equipa que usa os seus próprios métodos e joga na expectativa, vê-se muitas vezes em apuros. Foi isso que Hazard quis dizer quando falou em o Chelsea "não estar vocacionado para jogar futebol". É por esta frase ser tão certeira e incisiva que Mourinho ficou tão irritado.

Este ano o Chelsea venceu todos os "grandes", duas vezes o City e duas vezes o Liverpool e goleou o Arsenal mas depois perdeu e empatou jogos com os últimos classificados. Porquê? Porque estando a sua matriz definida para defender e explorar o erro e o espaço nas costas dos adversários, quando se vê obrigado a jogar em organização, com os defesas contrários posicionados de frente para a bola tem muitas dificuldades. Falta imaginação. E é indiscutível que isso tem tudo a ver com o esquema de Mourinho e a sua concepção de futebol. Que poderá estar em queda. Mourinho teve um último ano muito mau em Madrid (não só pelos resultados - zero títulos - mas também pelo ambiente que criou à sua volta, incompatibilizando-se inclusivamente com Pepe e Ronaldo) e este ano de regresso ao Chelsea não foi bom. Nada bom mesmo. O Chelsea dos anos anteriores, os tais que Mourinho desvaloriza, conquistara consecutivamente a Liga dos Campeões e a Liga Europa. 

Descontado o Chelsea, há neste momentos duas equipas com possibilidades de serem campeãs: o City e o Liverpool. Há duas partidas para disputar e as equipas estão em igualdade pontual. No entanto o City lidera o campeonato pois no critério de desempate (diferença de golos) leva mais 9 do que o Liverpool. Em dois jogos essa diferença é irrecuperável. Se o City vencer os seus dois jogos - e são ambos em casa, contra Aston Villa (quarta-feira) e West Ham (Domingo) será campeão. 

O Liverpool teve tudo na mão. A possibilidade de ser feliz décadas depois conquistando um título que andou tão longe nos últimos anos. No entanto o referido jogo em que Mourinho conseguiu anular o ataque dos reds e um erro dramático de Gerard, tudo mudou. Agora o Liverpool tem que esperar por um deslize do City, que está muito mais forte nesta ponta final com o regresso de Aguerro e Touré. O Liverpool joga hoje a penúltima jornada, não podendo mesmo perder mais pontos sob pena de hipotecar já qualquer esperança (Crystal Palace-Liverpool, BenficaTV 20.00h). 

2 comentários:

  1. Eu acho que o Mourinho já era. O que eu vejo nos últimos anos de Mourinho é muita agressividade com os jogadores e pouco futebol. Pode ser que ainda me surpreenda, mas não me parece...

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que Mourinho endoideceu em Madrid, perdeu o equilíbrio emocional e tornou-se insuportável para os clubes, jogadores e adeptos... é verdade que ainda o adoram em Londres, mas mais uma temporada com este pobre futebol e começam os assobios.
    No entanto, não podemos esquecer que Mourinho atacou esta época sem um atacante de referência, Torres, Eto'o e Demba Ba não corresponderam ás expectativas e deixaram Mourinho descalço... enfim, o treinador português não conseguiu passar a mensagem de guerreiros para os jogadores e não vai ser fácil dar a volta aos vícios dos novos jogadores do Chelsea, ricos e mimados com os recentes títulos internacionais que Mourinho teve o erro de desvalorizar... o que eu sei é que este ano não consegui ver um jogo do Chelsea até ao fim, um futebol pobre, sem interesse e surpreendentemente fraco.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.